Vanessa Tuleski
Por Vanessa TuleskiLeia em 3 min.20/10/2017 Atualizado em 26/06/2018

Lua nova de Outubro tem forças renovadoras e de transformações

Período de 19/10 a 18/11 terá foco em relacionamentos, limpezas, viradas e novidades

Lua nova de Outubro tem forças renovadoras e de transformações

O dia 19 de outubro de 2017, às 17h11 do horário de verão de Brasília, é o ponto de partida para uma Lua Nova que ocorre no signo de Libra. Ela gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias. Conhecê-las nos ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês e, assim, a lidar com elas da melhor forma. E o Mapa de 19/10 tende a trazer novidades e mexidas, internas e/ou externas.

Mês traz sensibilidade aflorada e vulnerabilidade

O Ascendente é Peixes, o que significa sensibilidade, intuição, permeabilidade, ajudar outras pessoas (ou se permitir ser ajudado). Peixes é também o signo do cardume, então tem um lado gregário. Por isto, com ele no Ascendente, teremos mais forte a sensação de fazermos parte de uma grande rede! O lado negativo pode ser a hipersensibilidade, com inclinação a se deixar contaminar/influenciar pelo ambiente e/ou se sentir vítima.

+ Saiba mais sobre o seu Ascendente

Eventualmente, pode ser que estejamos com menos livre-arbítrio para interferir em algo, tendo de aprender a navegar no fluxo dos acontecimentos. Às vezes, Peixes em destaque também guarda ou encobre segredos e talvez você se sinta inclinado a proceder assim, até mesmo para o resguardo da sua privacidade (um tema forte desta lunação, com Casa 8 cheia).

Um ponto importante é que o asteroide Quíron está na linha do Ascendente. Este controverso ponto astrológico (por não ser aceito por todos os astrólogos) está associado a feridas, que poderão aparecer mais (o Ascendente confere visibilidade aos planetas). Mas pode existir o lado positivo de expor mais a vulnerabilidade. Quíron no Ascendente tende a motivar a busca por terapias e cura, em um período que poderá ter um viés bastante terapêutico, como veremos a seguir.

Disposição para parcerias e relações em alta

A lunação de Libra tem um tema evidente, associado a este signo: relacionamentos! Intercâmbios, amor e vida social estarão muito mais presentes neste mês do que no anterior (lunação de Virgem), ainda mais porque o regente de Libra, Vênus, estará no próprio signo.

+ Vênus em Libra: destaque para o amor

Hora de lidar com mudanças e novidades surpreendentes

O Sol e a Lua estarão entrando na Casa 8, que também terá Mercúrio e Júpiter. Então, vamos viver os assuntos desta Casa! E do que ela trata?

  1. Sexo, intimidade e paixão, com potencial de encontros surpreendentes, mas também rupturas.
  2. Finanças em proeminência, trazendo a possibilidade de entrarem créditos (ex.: herança, resgates financeiros, partilhas) para algumas pessoas, enquanto outras estarão gerenciando dívidas e despesas.
  3. Perdas e transformações, como um luto recente, um luto mal curado, ou, ainda, mudanças grandes de vida (como uma gravidez), ou, então, ebulição interior, querer transformar algo.
  4. Terapias, ocultismo, investigação, mergulho!
  5. Cirurgias. Mais pessoas poderão passar por intervenções programadas ou emergenciais.

O Sol e a Lua estarão opostos a Urano. Isto indica viradas à vista, tanto por perdas súbitas, bem como mudanças, novidades, mexidas. Período interessante para insights, enxergando mais além, daí o viés terapêutico que este Mapa tem, já que crises e feridas poderão estar mais expostas.

Período interessante para insights, enxergando mais além, daí o viés terapêutico que este Mapa tem, já que crises e feridas poderão estar mais expostas.

Por outro lado, também poderá haver mais compreensão e aprendizado a respeito delas, além de uma possível e valiosa ajuda do outro, na forma de um amigo, terapeuta, astrólogo ou parceiro, já que seremos muito beneficiados pelo intercâmbio com outro, com Casas 7 e 8 em realce. Mas será preciso ser forte para lidar com boas – mas curativas – cutucadas na ferida, uma especialidade deste signo!

Saturno na Casa 9 trará interesse em estudar e se aprofundar mais nos assuntos, reforçado pela intensa curiosidade de Mercúrio/Júpiter em Escorpião! Neste mês, talvez se fale mais de assuntos escorpianos, como morte, sexualidade, questões complexas, difíceis, mas também grandes ideias e soluções (Júpiter).

+ Vídeo: transforme o caos em mudanças positivas

Contexto coletivo e político em intensidade e/ou limpeza

A crise continuará forte no contexto coletivo, com Plutão na Casa 10, com desemprego. Muitas limpezas. Há ainda chance de mudanças e capítulos surpreendentes surgirem, por conta da oposição do Sol com Urano, que também torna este mês propenso a acidentes coletivos em meios de transporte.

E o tema dos impostos, ligados a Casa 8, poderá vir bastante à tona, bem como as reformas. O governo terá aliados (Vênus na Casa 7), mas também oponentes que tentarão colocar obstáculos (Marte quadrado com Saturno).

Fora do Brasil, há risco de surpresas e confrontos, mas por sorte Vênus traz inteligência diplomática e/ou a chance de colocar panos quentes antes que situações piorem. Mas infelizmente atos terroristas poderão continuar.

Lunação de outubro favorecerá novidades e mudanças

Na síntese, o que esta lunação vai pedir? Saber lidar com a sensibilidade (Ascendente em Peixes), mas também com a verdade (Casa 8), sem medo de fazer um mergulho no que for preciso, pois sua compreensão sobre questões internas, seja sozinho ou com a ajuda do outro, poderá ser profunda, inspiradora e ampla (Mercúrio/Júpiter em Escorpião)! Será preciso ter habilidade em se relacionar (Libra enfatizado), buscando uma interação prazerosa junto ao outro (Vênus na Casa 7), respeitando as diferenças e o espaço dele (Sol/Urano), tentando não impor ideias, a fim de evitar embates desnecessários (Marte/Saturno). O mês será ótimo para limpezas, transformações, viradas e novidades (Sol/Lua na Casa 8 oposto a Urano).

Por isto, se quer cortar ou mudar algo na sua vida ou deixar para trás, a chave para isto estará bem ao alcance das suas mãos! Exercite a fé na vida e no Universo (Peixes no Ascendente), apesar de crises (Casa 8) ou coisas que tenha de resolver (Marte/Saturno), ou exatamente por causa delas.

+ Crenças nocivas limitam sua capacidade de realização

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.