Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Lua nova de maio propicia prazer na troca em grupo e agita âmbito coletivo

Período de 26/04 a 25/05 mescla busca por estímulo com esforço de construção

 

O dia 26 de abril de 2017, às 9h16 do horário de Brasília, é o ponto de partida para a Lua Nova que ocorre no signo de Touro. Ela gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias. Conhecê-las nos ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês e a lidar com elas da melhor forma.

Sob o signo da versatilidade

Gêmeos no Ascendente do Mapa de Lunação de maio despertará curiosidade, desejo de trocar, conversar, socializar, conhecer coisas novas e aprender! Favorecerá atividades, como ir a uma exposição, lançamento de um livro ou outro evento, podendo promover mais deslocamentos e viagens, além de inspirar múltiplos interesses e facetas. Versatilidade, leveza, inteligência e humor ficarão mais aparentes neste mês.

Contudo, Gêmeos também poderá acarretar um pouco mais de dispersão, indecisão, inquietação, distração e discussões, nem sempre produtivas. Ensejará um mês com notícias, polêmicas, debates... A cada semana uma novidade diferente no âmbito coletivo, seja boa ou má."Ensejará um mês com notícias, polêmicas, debates... A cada semana uma novidade diferente no âmbito coletivo, seja boa ou má."

Afinal, esse é um signo de movimento, com necessidade de estímulo, que ficará mais acentuada neste mês - bem como uma língua mais afiada (regente de Gêmeos em Áries, em aspecto com Urano e Plutão), para o bem ou para o mal!

Inteligência ou discussão?

Mercúrio é o regente do multitarefas Gêmeos e, neste mês, o planeta estará no direto Áries, na Casa 11 (dos grupos e projetos), fazendo aspectos com Urano, Plutão e Saturno. O que podemos esperar de positivo e negativo desta configuração?

De negativo, tende a haver mais propensão a surpresas e imprevistos no dia a dia, com fatores que poderão causar estresse e irritação. Dessa forma, o posicionamento poderá tender a discussões e será preciso esforço para ver se por trás delas não está simplesmente um lado belicoso e competitivo da pessoa, que quer aparecer."o posicionamento poderá tender a discussões e será preciso esforço para ver se por trás delas não está simplesmente um lado belicoso e competitivo da pessoa, que quer aparecer."

O comportamento ferino e sem tato precisará ser vigiado, para tentar medir as palavras e saber como responder de maneira pontual e apropriada. Mercúrio em trígono com Saturno poderá segurar um pouco a forte impulsividade da conjunção Mercúrio/Urano para quem escolher guiar-se por um lado mais político e com visão de longo prazo (com perguntas como: "esta discussão, com esta pessoa, realmente vale a pena?").

Mas Mercúrio/Urano/Plutão têm também facetas positivas, como a de nos fazer olhar mais fundo (Plutão) para questões, conseguindo, eventualmente, enxergar novos ângulos (Urano), que poderão ser libertadores! A combinação é dada a insigths, os quais poderão provir de encontros em grupos e/ou com amigos, em um mês muito propício para o surgimento de novas ideias e caminhos! Então, haverá algo de criativo no ar a chance de rever pontos de vista cristalizados e, no contato de Mercúrio com Saturno, tentar amadurecer assuntos dentro de nós.

Como Mercúrio e Urano estão na Casa 11 (do coletivo), o mês promete ser quente neste âmbito, com muitas polêmicas e debates, inclusive nas redes sociais, justamente quando se discutirão duas importantes reformas no Brasil: a trabalhista e a previdenciária.

Olhos para o coletivo e grupos

A Casa 11 é a mais destacada desta Lunação que avançará em maio, abrigando Mercúrio, Urano e também o Sol e a Lua. Isto significa que o âmbito coletivo será, particularmente, importante neste mês: a conexão com o grupo e a necessidade de nos unirmos para modificarmos o que não concordamos ou de estarmos com quem tem afinidade conosco!"o âmbito coletivo será, particularmente, importante neste mês: a conexão com o grupo e a necessidade de nos unirmos para modificarmos o que não concordamos ou de estarmos com quem tem afinidade conosco!"

Essa é também a Casa dos amigos, que poderão nos vitalizar (Sol) e nutrir (Lua) de uma forma especial. Rege também o futuro, e estaremos muito focados nisso. Como a lunação será taurina, seria interessante termos paciência (Touro) para construir (Touro) o que desejamos para o futuro (Casa 11). Outra possibilidade seria procurar ter maior clareza (Sol) para vislumbrarmos questões financeiras (Touro) de longo prazo (Casa 11). O período favorece dar início a coisas que irão repercutir mais adiante, como um projeto ou até uma viagem.

Importância dos afetos

Em uma lunação agitada, em razão de uma combinação de Gêmeos/Áries, o signo de Touro fará um contraponto, realçando a dimensão do afeto e de tentar curtir um pouco o que faz parte da nossa vida. Touro também fala em continuidade, manutenção. Dessa forma, o plano mental poderá estar inquieto (Mercúrio/Urano), mas uma parte de nós também tentará levar em conta o bom senso, já que, sendo um signo do elemento Terra, Touro considera os fatores concretos e materiais de qualquer questão. A Terra, elemento ao qual Touro pertence, quer ter os pés no chão. Então, por mais novidades que tenhamos, tentaremos não perder de vista questões práticas.

Além disso, como esse é um signo afetivo, cuidar dos nossos vínculos será necessário e recompensador. Não é à toa que maio é o "mês da mães" e o "mês das noivas", iluminando o âmbito da nossa vida relacionado ao carinho, que produz alicerces e apoio para nós. Assim, conseguiremos dar um jeito de arrumar um tempo na correria e na agitação para o que e quem amamos.

Amor em maio: construção

Se, em abril, o amor esteve sujeito a profundas revisões, pois Vênus estava retrógrado no mapa de lunação, em maio, a tendência será, para quem passou pelos desafios, a manutenção das relações e ainda um possível período de ajustes. Saturno ocupa a Casa 7, pedindo estabilidade nos acordos e parcerias, e ainda faz contato com Vênus, uma combinação que fala em trabalhar pelos e nos relacionamentos, pois as relações se constroem no dia a dia.

Existe, contudo, um outro lado de Vênus/Saturno que pode provocar um pouco de restrição e/ou conservadorismo na vida social. Um ascendente sociável e uma Casa 11 cheia indicam que vamos querer encontrar pessoas, mas vai ser preciso administrar o tempo (Saturno) para abrir este espaço."Um ascendente sociável e uma Casa 11 cheia indicam que vamos querer encontrar pessoas, mas vai ser preciso administrar o tempo (Saturno) para abrir este espaço."

Diferente de uma Vênus em Áries que, em abril, nos deixou menos tolerantes (o que pode ter o seu lado positivo, pois promove mudanças nas relações), Vênus em Peixes é mais flexível. Contudo, sem exagero, pois, no contato com Saturno na Casa 7, nos faz cobrar do outro e/ou sermos cobrados. Compromisso e comprometimento serão essenciais. A combinação também nos alerta a ter cuidado e tato, pois o Mapa poderá inclinar ao contrário, ou seja, criando situações que poderão ser complicadas na vida social e/ou relações.

Indo a fundo nas questões

Abril foi um mês de limpezas, com Plutão na Casa 1. Em maio, elas continuarão a acontecer, porém mais nos bastidores, com Plutão na Casa 8, trazendo questionamentos e reflexões. Ainda pensaremos no que precisa ser finalizado e/ou resolvido com urgência, tendo em vista uma ideia importante do que desejamos para o nosso futuro (Casa 11 cheia).

Questões que poderão pegar, nesse mês, envolvem autoestima, fianças, sensações de inadequação ou dificuldades no amor (Vênus/Saturno)."Questões que poderão pegar, nesse mês, envolvem autoestima, fianças, sensações de inadequação ou dificuldades no amor (Vênus/Saturno)."

E Plutão na Casa 8 irá nos empurrar (às vezes por meio de crise), para lidarmos melhor com estes temas.

Inquietação nos bastidores

O inquieto Marte em Gêmeos ocupará a Casa 12, talvez, trazendo muitas atividades de bastidores, coisas para preparar, fazer e/ou uma inquietação interna. Isto, às vezes, nos levará a ver uma série ou ler um livro até de madrugada ou, ainda, ficar conversando por aplicativo até altas horas. Será importante usar esta ebulição mental de Marte em Gêmeos a nosso favor, e não apenas para agitação interna, podendo ser utilizada para escrever um projeto, esboçar uma ideia ou, ainda, buscar terapia, que é um das possibilidades da Casa 12.

Marte estará em sintonia com Júpiter na Casa 4, que simbolizará o lazer dentro da nossa casa e o desejo de estar com pessoas com quem temos um elo de intimidade. Júpiter na Casa 4, bem utilizado, poderá levar a expandir nossas relações familiares e/ou melhorar nossa casa e ambiente íntimo!

Importância da fé

Netuno ocupa a Casa 9, indicando a importância da fé neste mês. De nos inspirarmos e acreditarmos, para podermos ir além! Esta é também a Casa dos processos judiciais e estudos superiores e, no sentido prático do planeta, as coisas poderão estar um pouco mais lentas e/ou enroladas neste âmbito, o que, em alguns momentos, poderá se estender ao âmbito profissional. Então, talvez, nem sempre seremos precisos, poderemos atrasar um pouco ou lidar com fatores de atraso externos a nós.

Peixes ocupa a Casa 10, indicando que ora as coisas irão fluir profissionalmente, ora terão um passo próprio. O lado positivo é que o mês não tende a ser pesado para assuntos profissionais, como seria no caso de um período coletivo de demissões. Contudo, mesmo assim, uma atmosfera de dúvida e insegurança poderá pairar.

Pequenas vitórias em objetivos

Vênus na Casa 10 propiciará vitórias ou novidades positivas em relação a algum objetivo que temos, além de realçar a importância dos contatos e relações no âmbito profissional. Poderá fazer também com que os relacionamentos ganhem destaque neste mês, como celebração de casamentos ou fechamento de acordos e/ou parcerias.

Contudo, o contato deste planeta com Saturno também cobra responsabilidade no trato com o outro para que os benefícios sejam sentidos. Também é possível que haja necessidade de pontuar questões e/ou traçar limites (Saturno na Casa 7). Se plugarmos em Touro, poderemos fazer isto com a devida calma e cautela. Mas, se atuarmos com Mercúrio/Urano, haverá o risco de sermos impulsivos, o que poderá acarretar problemas. Por isso, fique ligado para usar o melhor atributo deste aspecto, a agilidade mental e a criatividade!

Para continuar refletindo sobre o tema

No vídeo abaixo, Vanessa Tuleski, astróloga e autora do artigo, fala mais sobre a lunação de maio. Confira!

+ previsões para 2017

2017 surge com novas possibilidades de ganhos

depois da crise

Previsões para os signos em 2017
2017: o ano da fortuna

2017: o ano-semente

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS