Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Lua Nova de agosto: hora de investir em si mesmo

Período de 23/07 a 21/08 é rico em ideias, mas pedirá ajustes nas relações

 
Imagem: Aziz Acharki (@acharki95), via Unsplash

O dia 23 de julho de 2017, às 06h45 do horário de Brasília, é o ponto de partida para uma Lua Nova que ocorre no signo de Leão. Ela gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias. Conhecê-las nos ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês e, assim, a lidar com elas da melhor forma! A lunação que ocorre em 23/07 tem muitas coisas positivas e especiais, mas, claro, também desafios!

Tempo de investir e acreditar em si mesmo

Signo de Leão: a melhor autoestima do zodíaco

Leão reina absoluto neste Mapa (bem do jeito que ele gosta, aliás!), sendo o signo onde estão Sol, Lua, Marte e Ascendente! O recado disso é bem claro: cuide de você, de chances e oportunidades para si mesmo! É tempo de estar no centro do seu mundo! O quinto signo destaca lazer, diversão, esportes, vaidade, criatividade e arte. Ele também pede para aparecer e brilhar!

Assim, temos um mês muito interessante para lançamentos em que se pretenda ter um forte impacto e uma marca individual, o que pode ajudar em um novo empreendimento ou etapa da vida. Porém, antes de ficar 100% animado, conheça, logo a seguir, fatores que também representarão desafios, ligados ao posicionamento de Vênus, ok?

Mas, de qualquer forma, brilho, vitalidade e energia serão muito evidentes em um período que favorece cuidar do corpo, da saúde e praticar esportes, com o energético Marte conjunto ao vaidoso Ascendente em Leão. E o melhor de Leão pode ser aprender a se amar e valorizar mais. Quem andou se doando muito também se sentirá mais liberado para cuidar de si mesmo, ser "egoísta" de forma saudável e se dedicar a seus projetos pessoais!

Efeito sombra: comportamentos egocêntricos e "sem noção"

Porém, cabe o alerta de que quando um signo está enfatizado, pode emergir a sombra dele, no caso, o excesso do que seriam características leoninas, como egocentrismo, autoritarismo, egoísmo, aumentando a quantidade de comportamentos "sem noção", por não pensar no outro, querer mandar, bem como fantasias de se achar melhor do que é. Mais pessoas poderão agir como a "prima dona", expressão que significa alguém que acha que tem direito a privilégios e tratamento especial, o que não condiz com a realidade.

Marte, que de um lado aumenta a energia física e a disposição, também pode fazer o mesmo com a irritabilidade, no estilo "bateu, levou". Estaremos em um mês mais orgulhoso, em que poderá ser mais difícil contemporizar, perdoar, relevar, com as pessoas brigando mais por suas posições."Estaremos em um mês mais orgulhoso, em que poderá ser mais difícil contemporizar, perdoar, relevar, com as pessoas brigando mais por suas posições."

Do lado positivo, contudo, quem vem há muito tempo em um processo de baixa autoestima e anulação terá um excelente impulso para acordar, mudar de atitude e começar a descobrir melhor o que quer e seus potenciais! Terapias e coisas que faça para si mesmo estarão muito favorecidas em agosto, um mês com energia para começos, com toda a ênfase na Casa 1, ligada a isto!

Cuidado com paranoias e exigências excessivas

A grande contradição desta lunação será um Mapa ansioso por destaque, brilho, por causa da ênfase em Leão, mas com Vênus em oposição estreita com Saturno, que é um aspecto bem crítico. Isto poderá indicar chance de se viver o dilema do amor-próprio versus espírito crítico; querer decolar, mas ainda ter algumas inseguranças.

Vênus oposto a Saturno coloca questões como: será que sou capaz de confiar que sou bom o suficiente? Se a insegurança inspirá-lo a se desenvolver e se aprimorar, ótimo, pois aí o aspecto será bem utilizado! Desde que uma hora o exagerado senso crítico da oposição possa ser amenizado.

O contato também pode provocar paranoias negativas em relação à aparência (Vênus rege estética) ou a algum aspecto de si mesmo, gerando momentos de baixa autoestima. O sentimento de inferioridade poderá fazer muitas pessoas agirem de forma compensatória. Como aquelas que colocam em risco a saúde com cirurgias estéticas duvidosas. De forma menos perigosa, mas, no fundo, análoga, há quem encha as redes sociais de fotos de felicidade, quando, no fundo, as coisas podem estar indo muito mal na vida privada, tentando, com isto, maquiar os problemas ao invés de tentar resolvê-los.

+ Defesas emocionais geram situações que você mais teme

Lançamentos em alta, mas público exigente

Uma outra questão a ser levada em conta é que temos uma lunação espetacular para qualquer tipo de projeção e lançamento, com o brilhante Sol bem no Ascendente do Mapa, junto com o gás e a força de Marte em Leão, mas vai se lidar também com um público bem exigente (Vênus/Saturno). Por isto, só quem estiver bem preparado e/ou estruturado irá prosperar, e, mesmo assim, precisará investir tempo e esforço (Saturno). Quem, porém, já vier fazendo um grande esforço, como um atleta bem preparado, terá grandes chances de projeção e reconhecimento do seu trabalho.

Dinheiro: tendência a se pensar bem nos gastos

Desbloqueie sua dificuldade em ganhar dinheiro e ser próspero

Desbloqueie sua dificuldade em ganhar dinheiro e ser próspero
Problema acontece quando você tenta se proteger de possíveis ameaças

Do ponto de vista financeiro, também temos um mês de rigor com as contas. As pessoas não deixarão de curtir e se divertir (Leão), mas possivelmente irão procurar alternativas gratuitas ou mais baratas, porque o planeta do dinheiro (Vênus) estará oposto a Saturno, o que faz com que se pense muito antes de fazer qualquer investimento, seja por racionalidade ou porque o dinheiro vem estando mais apertado mesmo, o que vem acontecendo coletivamente desde meados de 2016. Contudo, investimentos que forem feitos serão fruto de uma decisão consciente de que é o melhor e que podem trazer resultados positivos para o futuro.

Vaidade só vai funcionar com segurança

O mês estará bem vaidoso, pois Leão é assim, mas serão privilegiados os procedimentos estéticos reconhecidos e feito por pessoas gabaritadas, já que é o sério e exigente Saturno que estará oposto a Vênus, o planeta da estética. Quem não observar isto correrá o risco de se arrepender depois por causa de uma lipoaspiração mal feita ou de um preenchimento que não ficará bom, por exemplo. Saturno/Vênus também pede realismo: não adianta investir em uma lipoaspiração se há uma forte tendência à compulsão alimentar, correndo o risco posteriormente de perder todo o dinheiro e os esforço investidos.

+ Cirurgia plástica e autoestima

Amor em agosto pedirá amadurecimento

Embora o Ascendente em Leão seja caloroso e ame o amor, pode ter também um lado briguento e voluntarioso, ainda mais com Marte conjunto a Lua e ao Sol. Contudo, para além destas características, a oposição Vênus/Saturno irá requerer maturidade nas relações, e isto significa saber lidar com os limites da realidade, como administrar filhos, falta de grana, problemas para serem resolvidos e restrições.

Vênus/Saturno também fala de um mês com motivação para consertar o que não vai bem. Exemplo: talvez você queira cobrar da pessoa parceira que ela ajude mais em casa ou com os filhos (ou ela vai cobrar de você), ou, ainda, que atente mais para a comunicação. Comunicação, aliás, será algo relevante, porque o planeta do amor está em Gêmeos. Assim, é de se perguntar como você fala e o que fala, como anda o diálogo real no relacionamento afetivo.

A oposição de Vênus com Saturno também diz respeito a estruturar o tempo (Saturno) para o lazer e o amor (Casa 5). Casais que têm deixado de lado a vida afetiva e sexual por causa dos filhos e trabalho terão um chamado para, conscientemente, trabalharem nisso, já que Leão em destaque pede mais espaço para a vida pessoal e o amor - e muitas vezes é preciso se reorganizar para isto! A vida precisará ter brilho, uma das prerrogativas leoninas! Mais alegria e diversão e, com isto, fazer o melhor possível com o que se tem.

Pode ser um bom mês, também, para checar o que não vai bem para você, já que Leão coloca o foco no "eu". Desde que seja para você se melhorar."Pode ser um bom mês, também, para checar o que não vai bem para você, já que Leão coloca o foco no "eu". Desde que seja para você se melhorar."

Por exemplo, com Vênus/Saturno é comum problemas de libido se evidenciarem ou aparecerem. A pergunta é: por que isto está acontecendo? O que em mim (Leão) precisa ser resgatado e renovado (Sol/Lua/Marte na Casa 1)? O que se apagou que precisa voltar a se acender (Leão)?

Com a oposição Vênus/Saturno, relações que já vêm "travadas", como, por exemplo, alguém esperando que um(a) ex dê uma chance, tenderão a permanecer assim. Aí virá o Leão no Ascendente pedindo para gostar mais de si mesmo, mesmo que seja para ficar só!

Sobre o amor, portanto, em resumo, será preciso levá-lo a sério para quem está em um relacionamento. Não é tempo de ser negligente com seu par e com esta dimensão da sua vida. Hora de tentar aparar as arestas e melhorar!

Filhos: cobranças e voto de confiança

Saturno está na Casa dos filhos. Isto significa cobrar mais deles. Para que estudem, cumpram seus deveres, etc. Por outro lado, eles também poderão solicitar um voto de confiança dos pais se estiverem desempenhando bem a sua parte, pedindo algo que considerem ter mérito para receber, como permissão para fazer uma viagem, passeio ou compra. Talvez, também, filhos adolescentes surpreendam apresentando o(a) primeiro(a) namorado(a), já que o compromissado Saturno está na Casa que os rege e em aspecto com Vênus, o planeta do amor!

+ Como lidar com a chegada na adolescência

Criatividade e novas ideias: mês ótimo para olhar a vida de outra forma

O criativo Urano estará em trígono com Mercúrio na Casa 1 do Mapa, falando em um mês em que fará parte dos nossos pensamentos (Mercúrio) buscar novos caminhos, que poderão ter a ver com viagens e estudos, em conformidade com a Casa 9, onde Urano está. Estamos em um mês excelente para assimilar novas visões de mundo! Além disso, a vontade de progredir (Casa 9) será muito grande. O interessante é que Mercúrio e Urano fecham um grande triângulo com Saturno, planeta do que é viável. Ou seja, planos e novas ideias poderão ser inovadores (Urano), mas possíveis (Saturno), ainda que neste momento possa se ter de lidar com restrições financeiras e/ou maior lentidão ou exigência por parte do público (Vênus/Saturno). Mas haverá grandes doses de criatividade e vontade de ser feliz (Leão no Ascendente).

Relações em agosto: da expansão mental às pequenas diferenças

Há uma contradição, pois o signo do lazer ocupa o Ascendente do Mapa de lunação. Contudo, Vênus oposto a Saturno por vezes pode indicar algumas restrições ao lazer por motivos de compromisso, trabalho, falta de grana. Não vai ser um mês tão fácil de encontrar pessoas, será preciso ser feito um esforço (Saturno) para abrir este espaço."Não vai ser um mês tão fácil de encontrar pessoas, será preciso ser feito um esforço (Saturno) para abrir este espaço."

Por outro lado, quando conseguir, marcar um bate-papo com um(a) amigo(a) poderá um efeito expansivo de abrir a cabeça, com Júpiter, planeta da expansão, na Casa 3, do plano mental. Mas também é possível que a oposição Vênus/Saturno se manifeste como alguma "saia justa" ou chance de desentendimento em alguma relação. A cabeça, contudo, neste mês estará a mil. A ênfase em Fogo do Mapa mostra idealismo e Júpiter e Urano no eixo das Casas 3 e 9 indica muita inspiração e insights para o plano mental.

Mudanças no trabalho

Touro na Casa 10 fala da manutenção de posições profissionais, como é da natureza deste signo. Contudo, não vai ser exatamente fácil para algumas pessoas, pois Plutão na Casa 6 pode indicar mexidas em empregos. A recém-aprovada Reforma do Trabalho deve fazer com que haja muitas mudanças (Plutão) no âmbito do trabalho (Casa 6). Plutão neste setor também pode trazer algumas crises em relação a trabalho e/ou relacionamento com colegas. As relações poderão ficar mais críticas neste mês, conforme já foi dito sobre Vênus, com mais necessidade de se impor e colocar, devido à combinação Sol/Lua/Marte no Ascendente em Leão. Teremos de atentar para a nossa comunicação, para não soarmos como "donos da verdade", que seria o lado negativo de Júpiter na Casa 3 em quadratura com Plutão na Casa do cotidiano, além do próprio Leão destacado.

+ Aromaterapia no local de trabalho

Resumo do mês: trabalhar a autoconfiança na insegurança

A lunação de agosto, em suma, fala em avançar, confiar em si, embora com alguns obstáculos no caminho. Contudo, o grande bônus dela é que você terá mais clareza sobre o que realmente quer e quem é! É o mês do individual, pessoal e criativo.

Para continuar refletindo sobre o tema

No vídeo abaixo, Vanessa Tuleski, astróloga e autora do artigo, fala mais sobre a lunação de agosto. Confira!

+ SOBRE ASTROLOGIA

Lua no Mapa Astral: o que nutre sua alma?

Signos astrológicos: quais são suas

qualidades e desafios?
Na Astrologia Lilith revela seus desejos ocultos

Astrologia: quais profissões são indicadas

para você?

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS