Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Lua nova de 17/01 a 15/02 traz contatos estimulantes com o outro

Um dos focos do período também estará ligado a casa e vida particular

 
Imagem: Duong Huu (@huuduong), via Unsplash

O dia 17 de janeiro de 2018, às 00h17, do horário de verão de Brasília, é o ponto de partida para uma Lua Nova que ocorre em Capricórnio. Ela gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias. Conhecê-las nos ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês para você e pessoas próximas. e, assim, lidar melhor com elas.

Ascendente em Libra traz foco em relacionamentos

Com Libra no Ascendente, o outro estará em destaque. Ficaremos mais propensos a escutar. O outro, por sua vez, poderá nos trazer um ponto de vista não pensado e, talvez, esclarecedor. Ou, pelo contrário, aumentará a indecisão, algo que também é típico deste signo.

Ascendente em Libra: alma diplomática e carismática

Ascendente em Libra: alma diplomática e carismática
Pessoas com este posicionamento são boas anfitriãs e gostam de se relacionar

Libra rege parcerias, relacionamentos e sociedades, indicando um período de 30 dias em que o tema será central. Seja como objeto de reflexão e mudanças internas ou para iniciar, modificar e terminar relações. Também colocará em pauta temas como harmonia, beleza, estética, nos motivando a enfeitar a casa, comprar algo bonito, reformular um blog ou cuidar do visual. Sendo igualmente um signo de público, favorece iniciativas para fidelizar, agradar e manter clientes. Vênus, está no exigente Capricórnio, e na Casa 4, chamada "casa da casa".

Libra também nos levará a tentar atuar com a razão e ponderação antes de tomar decisões.

Lua nova na Casa 4

Com a Lua Nova na Casa 4 do Mapa de Lunação, boa parte do nosso foco estará no lar, na vida interior, na família, nas raízes, nas pessoas próximas, bem como processos de finalização. Assim, ficar em casa, curtir o próprio espaço e aumentar a intimidade com quem já se gosta serão reflexos deste posicionamento. Em boa parte da Lua Nova, que vai acontecer também no fim do Carnaval, estaremos mais caseiros, embora não totalmente fechados a, de vez, em quando, sair e se abrir para o novo.

Para algumas pessoas, contudo, poderá haver crises, perdas ou transformações (processos associados a Plutão) em relação a pessoas próximas, família ou no que tange a temas como casa e lar, como terminar um relacionamento bem como resolver pendências emocionais ou práticas de uma relação concluída ou a um falecimento recente.

+ Plutão: em qual área da vida você tem medo de mudar?

Como a Lua Nova ocorre em Capricórnio, signo sério que pensa a longo prazo, teremos também potencial de legalizações de situações (de um imóvel, empresa, união). E um tom de seriedade para avaliarmos se as bases da nossa vida estão sólidas ou se há questões a se melhorar."E um tom de seriedade para avaliarmos se as bases da nossa vida estão sólidas ou se há questões a se melhorar."

A Casa 4 em destaque indica que estamos em um bom momento para olharmos para nossas questões interiores com maior maturidade (um atributo de Capricórnio), talvez com ajuda profissional. Há sentimentos e situações íntimas que se tem de melhor compreendidos? Mágoas a serem dissolvidas ou deixadas para trás? Voltar-se para dentro, e até mesmo olhar para o passado e padrões familiares (tema da Casa 4), será altamente propício e produtivo.

+ Emoções que você alimenta são as que mais crescem

Divisão entre diferentes perfis

Outro ponto importante é que os signos de Libra, Capricórnio e Áries estarão muito evidenciados neste Mapa de Lunação, e possuem tensões, como se cada um puxasse para um lado diferente. Libra para as parcerias, Capricórnio para as tradições (em particular, para a família) e Áries para a individualidade. Poderemos sentir a divisão dentro de nós neste mês."Libra para as parcerias, Capricórnio para as tradições (em particular, para a família) e Áries para a individualidade. Poderemos sentir a divisão dentro de nós neste mês."

Com Libra, haverá uma tendência a se ponderar a respeito do que tem um peso na nossa história, como sugere Capricórnio, versus novos caminhos e impulsos de Áries. Com a Casa 4 cheia, alguns ficarão entre a família ou um relacionamento estabelecido e o convite para novas relações ou simplesmente liberdade, como prevê Urano na Casa 7.

Quando a lunação ocorrer, o Sol e Vênus já terão formado quadratura exata com Urano entre os dias 13 e 14 de janeiro. Por isso, este será um mês em que muitos vão cogitar separações, rupturas ou novos acordos. Este aspecto também pode aparecer com um desinteresse passageiro em alguma relação.

Mesmo com um forte impulso, para algumas pessoas, para realizar estas separações, será preciso enfrentar a divisão interna ou mesmo complexidade de uma situação, o que poderá fazer com que o anseio por liberdade possa se chocar com medos, tradições, simbolizados pela ênfase em Capricórnio, em um grande cabo de guerra interior.

No entanto, alguns relacionamentos poderão simplesmente "estourar" durante o espaço de um mês que dura a Lunação, chegando a um ponto de desabafo, mudança ou até mesmo ruptura.

+ É mesmo hora de discuir a relação?

Um outro fator é que Urano na Casa 7 pedirá mais independência e liberdade para se levar as relações, mas também precisaremos ter compromissos e seriedade com familiares e amigos próximos. Um bom exemplo dessa dualidade seria o de uma mãe recém-divorciada que quer e precisa passar seu tempo com seu filho, mas que também sente que precisa começar a abrir espaço para se relacionar e sair para conhecer novas pessoas.

O outro virá para surpreender ou chacoalhar

Na Casa das relações, Urano poderá se manifestar de muitas formas. Uma delas é que o outro venha a ter um papel estimulante e de trazer coisas novas, mas que também possa chacoalhar ou questionar. Sempre onde Urano está, este planeta pede criatividade. Casais terão que buscar inovar neste período. Quem está sem um par também poderá viver contatos estimulantes e instigantes, embora Urano não facilite estabelecer algo, ainda que o Ascendente em Libra e planetas em Capricórnio venham a trazer anseio por isto.

Do desejo de guardar ao impulso e despesas inesperadas

Vênus em Capricórnio sugere o desejo de ser mais previdente com bolso. Porém, este planeta na Casa 4 poderá estimular mais gastos com casa e família, até mesmo com a ideia de embelezamento do lar. Além disso, a quadratura de Vênus com Urano tenderá a facilitar furar o planejamento, seja pelo surgimento de uma compra imprevista ou porque faremos compras por impulso.

Marte e Júpiter na Casa 2, do dinheiro, reforçam esta última tendência, e também trazem desejo de adquirir coisas que possam aumentar a autonomia (como um carro para quem não tem) e trazer melhoras (um novo eletrodoméstico que vai turbinar a cozinha). Contudo, ambos têm uma característica proativa e positiva também para ganhar dinheiro, indicando muita iniciativa e possíveis bons resultados para autônomos, vendedores e empresários.

Também é possível que surjam ajudas ou disponibilização de crédito, aumentando o poder de compra e/ou de investimento em novos projetos. Entretanto, Marte e Júpiter em um setor financeiro também poderão incentivar aumento de gastos e potencial de endividamento. Uma das possibilidades é que isto ocorra por causa de uma viagem, regidas por Júpiter.

+ Florais para despertar vontade de agir e ter prosperidade

Seriedade para estudos

No setor do plano mental, Casa 3, há Saturno, além de Mercúrio já no final da Casa, e ambos em Capricórnio. Isto significa uma maneira de pensar séria, prática, concreta, voltada para carreira e objetivos."Isto significa uma maneira de pensar séria, prática, concreta, voltada para carreira e objetivos."

No excesso, às vezes até pessimista ou preocupada. Também poderemos ter "puxões de orelha" de alguém que venha ajudar a colocar nossos pés no chão (Saturno), seja um amigo ou terapeuta.

Do lado positivo, estaremos mais cuidadosos com documentos, trabalhos e em avaliar questões, com o estilo capricorniano de buscar por garantias e segurança. Estudos e trabalhos também poderão cobrar mais do nosso empenho e atenção com a leitura de relatórios ou a lapidação da comunicação.

+ Como aumentar sua produtividade no trabalho?

Dia a dia: busca por um pouco de relaxamento

Netuno ocupa a Casa 6 do mapa, relacionado à saúde e cotidiano. No primeiro tópico, poderá favorecer as terapias alternativas, e ressaltar a importância de dormir e descansar bem. Lembrando que ênfase em Capricórnio no Mapa irá nos direcionar para sermos mais regulares e disciplinados de um modo geral, o que é positivo.

O dia a dia também pedirá um pouco de sonho e relaxamento, como idas ao teatro, cinema ou um gostoso bate-papo. Que, em alguns momentos, poderão ter um viés mais sério, com Mercúrio em Capricórnio. Ou ainda, fazer um belo jantar a dois, aproveitando a inclinação mais caseira de uma Casa 4 cheia.

+ SOBRE ASTROLOGIA

Posição de Júpiter no Mapa Astral revela caminho

para realizações

Urano em Touro: fim da estabilidade e mudanças

financeiras
2018: ano de recompensas para quem souber

planejar e persistir

Astrologia revela o que lhe satisfaz nas relações

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS