Carregando pagina

Casa > Decoração

Localização da casa prolonga qualidade de vida

Dicas de Feng Shui sugerem qual a melhor direção para um imóvel

 
Imagem: Bigstockphoto

Os lugares que vivemos são reflexos de nossas percepções e sentimentos, que comandam grande parte do funcionamento da nossa estrutura física e emocional. Por este motivo, é possível afirmar que nossas casas ajudam a prolongar nosso bem-viver.

Neste sentido, a ação do Feng Shui nos ambientes pode proporcionar aos moradores de determinado local um espaço mais saudável, que contribui para seu bem-estar e saúde.

De uma maneira prática, veja abaixo algumas indicações que ajudam você a escolher a melhor localização para sua casa.

Direção da casa: a primeira escolha

Para quem está procurando um imóvel

Para quem está procurando um imóvel

Uma das primeiras coisas que devemos observar ao escolher um lugar para morar é, sem dúvida, a direção que a casa foi construída. Isto significa o seguinte: quanto mais condições de ter claridade, calor e energia solar entrando no ambiente, melhor será o resultado dos fatores físicos refletindo nos moradores. Afinal, a luz traz estímulo de vida, enquanto o calor oferece conforto e sensação de bem-estar. A energia que resulta destes dois fatores é a de saúde para quem habita o espaço.

Caso esteja procurando uma casa para morar, o ideal é que a direção norte consiga chegar até o imóvel, dando ao ambiente a maior quantidade de luz solar ao longo do dia. É possível reconhecer a face norte de um ambiente da seguinte forma: quando a luz do sol entra neste espaço pela manhã e permanece até o entardecer. Claro que sempre é melhor você confirmar a direção com uma bússola, mas esta orientação simples já ajuda a identificar este lado.

Para quem já habita em um local

Para quem já habita em um local

Se você já reside num local e quer averiguar essas condições, basta usar um dos recursos mais simples de localização: observar o caminho do sol refletindo em sua casa ao longo do dia. Atente para os lados que não recebem luz e calor do sol. A probabilidade de haver umidade nas paredes destas áreas será maior, por isso estes locais devem conter a menor quantidade possível de móveis altos e largos. Além disso, mantenha sempre a ventilação nestas partes. Se houver janelas e portas próximas, por exemplo, deixe-as o máximo de tempo abertas e a circulação de ar sempre ativa. Outra orientação é dar mais claridade a estes espaços, usando móveis, paredes e decoração em geral com cores bem claras, assim como a iluminação escolhida.

+ Ambientes mal iluminados adoecem sua casa

Por último, escolha o lado do imóvel que mais recebe a luz do sol para colocar sua cama, ou defina que esse canto da casa será o que haverá uma maior permanência de pessoas. Para isso, coloque o sofá da sala nesta área ou a cadeira de trabalho, se for um escritório. Estes posicionamentos garantem um melhor aproveitamento da energia solar, que favorecerá os moradores do local.

O que evitar?

Torres de alta tensão por perto

Torres de alta tensão por perto

As linhas de eletricidade são muito nocivas à saúde, pois sempre é possível que perca parte de sua produção original no transporte, ou seja, enquanto vai de uma torre de alta tensão à outra, principalmente com o aquecimento e a falta de manutenção dos cabos.

Por este motivo, evite morar em locais próximos às redes de distribuição elétrica, já que há possibilidade do campo eletromagnético interagir com os seres vivos que se encontram em seu raio de ação próximo. As patologias são das mais diversas, que podem ir de dores de cabeça constantes à degeneração do metabolismo.

A vida moderna exige cada vez mais atenção em nosso modo de viver, com as novas tecnologias, máquinas e aparelhos cada vez mais sofisticados em toda nossa vida. Sendo assim, não evite apenas morar em uma casa próxima a uma torre de alta tensão, evite também o uso excessivo de tecnologias, como celular e computador, dentro do seu lar, que muitas vezes vivem "grudados" em nosso corpo, como extensão de nossa fala e visão.

Ocorre que, hoje em dia, muitos condomínios são construídos próximos a essa antenas e torres desapropriadas para termos por perto. Uma das saídas para amenizar essa situação é colocar muitas plantas perto da janela ou mesmo no quintal, se for uma casa, pois elas têm o poder de deixar o ar próximo mais apropriado e com a capacidade até de filtrar energias nocivas que rodeiam o local, amenizando a agressividade nas pessoas.

Cemitérios e igrejas próximos

Cemitérios e igrejas próximos

Casas e imóveis próximos de cemitérios ou igrejas tendem a ser influenciados energética e emocionalmente. Claro que nem todas as pessoas sentirão as manifestações citadas abaixo, já que cada ser humano é único, mas há um fator global indiscutível que alcança e mobiliza a energia do entorno desses locais.

E o motivo é simples: quem está em um cemitério ou igreja possivelmente se encontra triste, cansado ou abatido. E esses sentimentos permeiam não apenas a pessoa que os sente, como também o ar que rodeia o local, ou seja, a energia do "Qi". Isso pode alcançar as proximidades, dando a sensação - para que estiver próximo deles ou for energeticamente mais sensível - de uma energia mais "pesada", como popularmente é falado. Naturalmente este tipo de influência não é interessante para quem mora num local onde constantemente há essas ocorrências.

+ Qi: a energia vital da sua casa

Porém, se a sua casa ou ambiente que frequenta estiver próximo a um cemitério ou igreja, uma forma de manter a energia Qi mais harmonizada é utilizar plantas, flores de cores exuberantes e alegres, ou imagens e artes na decoração com temas felizes e que transmitam boas mensagens. Tudo isso ajudará os moradores a viverem com mais alegria suas emoções.

Por meio desses desafios contemporâneos o Feng Shui mostra como você pode conseguir uma melhor qualidade de vida, física e emocional, cuidando tanto de sua casa externa - que é o local onde mora - quanto da casa interna, na qual habita sua alma. Mas esse é assunto para o próximo artigo.

+ para sua casa

Descubra os 3 móveis mais importantes

no Feng Shui

Teste: o que seu quarto diz sobre você?
Feng Shui para ambientes pequenos

Salas decoradas com Feng Shui

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Adriana Di Lima

Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos. Saiba mais »

contato: adrianadilima@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS