Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Livre-se da tensão com Yoga

Aprenda posturas para reduzir dores na cabeça, pescoço e ombros

 

No dia-a-dia nos deparamos com muitas situações desconfortantes que nos afetam fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Conciliar trabalho,casa e família exige uma energia que afeta o nossso corpo, que se mostra cansado, e deixa nossa mente cada vez mais agitada.

A prática de Yoga é uma ótima alternativa. Mas como não é sempre que temos disponibilidade para uma hora de prática, vale a pena aprender algumas posturas que ajudam a aliviar tensões na cabeça, pescoço e ombros. Confira a seguir dicas de posturas que podem ser feitas em casa ou até mesmo no ambiente de trabalho.

Primeiro procure se sentar numa posição confortável, usando uma almofada embaixo dos glúteos ou sentado em uma cadeira com os pés tocando o chão. O importante neste momento é você levar a atenção para o seu corpo, sua mente e sua respiração.

 

As mãos unidas em frente ao coração ajudam a levar a atenção pro seu interior e despertar a força do amor e o equilibrio.Faça três respirações conscientes e depois permita-se observar-se, mantendo a coluna alinhada.

 

Depois de tomar mais consciência do seu estado de espírito, leve suas mãos ao chão e vá soltando a cabeça levemente à frente. Em seguida, vá soltando as costas.

 

Se você conseguir,leve seus cotovelos ao chão e deixe o pescoço solto, permitindo que a ação da gravidade aja naturalmente, puxando todo o peso da cabeça e do pescoço. Respire profundamente e deixe soltar e relaxar toda a região do pescoço e cabeça. Faça de três a oito respirações. E volte desenrolando a coluna. A cabeça deve ser a última a voltar.

 

Com o dorso dos pés no chão e joelhos afastados encontre seu eixo, alinhando sua coluna e observando a respiração. Leve as mãos à frente e coloque uma sobre a outra como mostra a foto acima.

Leve o centro da testa sobre a mão e descanse a cabeça. Esse exercício, além de acalmar a mente, é indicado para aumentar a concentração.

 

Caso sinta algum desconforto para fazer esta posição, pode escolher fazer com os joelhos unidos ou ainda usando um apoio entre as pernas.

Para finalizar, solte a testa no chão e jogue os braços para frente com os joelhos unidos.

 

Para voltar vá desenrolando a coluna, lembrando que a cabeça sempre é a última a voltar. Una as mãos em frente ao peito como um ato de reverência a este momento. Observe o efeito e volte às suas atividades com mais calma, leveza e concentração.

Fotos: Fabiana Marzan

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Thaise Titon

Psicóloga, com especialização em Psicologia Corporal – Análise Bioenergética e em Biopsicologia. Atua como professora de Yoga no Rio de Janeiro. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS