Carregando
PUBLICIDADE

Futuro > Metas

Já definiu suas próximas metas?

Entenda como estabelecer metas de curto, médio e longo prazo

Por: Claudio Domingos

 

Todo fim de ano é a mesma coisa. As pessoas fazem suas resoluções de ano novo, definem o que querem fazer e o que querem deixar para trás. Muitos querem conseguir um novo emprego, encontrar um novo amor, comprar a casa ou o carro dos seus sonhos, parar de fumar, perder peso e muito mais. Infelizmente, a maioria dessas resoluções desaparece nos primeiros meses do ano novo, assim como se dissipam a fumaça dos fogos e a espuma do champagne usados na comemoração.

Ninguém precisa ser especialista em Programação Neurolinguística (PNL) para saber algumas regras básicas da vida. Quem não sabe aonde quer ir, não vai a lugar algum. A maioria das pessoas acorda, vai ao trabalho, volta para casa e vai dormir sem parar para pensar e planejar suas vidas. Depois fica desapontada quando não consegue realizar os seus sonhos. As pessoas ficam reclamando da vida, achando que tudo está difícil. E não poderia ser diferente. Para ter sucesso na vida, a primeira coisa a fazer é ter metas bem definidas. Se você não sabe o que quer, como vai saber se conseguiu?

Defina suas metas e comece a trabalhar em direção daquilo que você quer. Estabeleça metas de curto,médio e longo prazos. A meta representa o que você quer. Avalie sua situação atual na vida, o que está acontecendo com você e pergunte-se: onde eu quero chegar? O que eu quero alcançar na vida? O que quero conseguir? Você precisa saber onde está e onde quer chegar. O seu estado atual e o seu estado desejado.

O seu estado atual é onde você está. O que você tem. Os seus recursos atuais devem ser ajustados, em direção dos recursos de que você precisará para alcançar a sua meta.

Depois de decidir o que quer atingir, alcançar ou realizar, pergunte-se se o que você quer é possível de realizar. Se a sua meta está no tamanho proporcional à sua realidade. Metas que sejam alcançáveis, que dependam de você. Uma conhecida diretora de um grande hospital do Rio de janeiro contou-me a experiência de um rapaz cuja meta era ganhar mais dinheiro do que o pai que já tinha ultrapassado um patamar inatingível para a maioria das pessoas. Esse jovem nem trabalha, logo não poderá alcançar essa meta com facilidade.

Depende de você

Pergunte-se também o quanto a meta depende exclusivamente de você. Quando a meta depender de outras pessoas, trace um plano de ação que torne a ajuda das pessoas um benefício para elas. Metas que dependem de outras pessoas, podem ser ou não realizadas. As pessoas podem ou não está em condições de oferecer os recursos de que você precisa, podem querer ou não querer contribuir e podem ou não concordar em cooperar. Quanto mais sua meta depender exclusivamente de suas capacidades, maiores as chances de realização.

Estando claro que é possível, pergunte-se em quanto tempo é possível alcançar a meta estabelecida. Estabeleça metas para três meses, um ano, dois anos, cinco anos e dez anos.

As metas de três meses são aquelas fáceis de conseguir, para as quais você já possui a maior parte dos recursos. São aquelas pelas quais você já trabalhou muito, já percorreu mais da metade do caminho. Preferencialmente são suas antigas metas quem sabe até de dez anos. Algumas vezes uma meta de curtíssimo prazo aparece em seu caminho. São situações emergenciais que ás vezes precisamos contornar, como a pintura da nossa casa.

Digamos que você traçou uma meta de cinco anos: comprar um carro que hoje custa sessenta mil reais. O tempo passou e você entrou nos três meses finais. Você já conseguiu quarenta mil reais, e sabe que nesse período de três meses, você não poderá receber esses vinte mil reais que estão faltando. O que fazer? Você continua trabalhando para que nesses três meses que faltam você consiga os cinco mil reais que estão faltando? No final do prazo você poderá fazer duas coisas: financiar o restante do dinheiro que não conseguiu juntar, ou comprar um carro um pouco mais barato. Mas afirme para você mesmo que está comprando aquele carro como uma mercadoria de troca para o carro dos seus sonhos, e determine em quanto tempo você vai trocá-lo pelo carro dos seus sonhos. Mas em qualquer caso, lembre-se de ficar feliz e agradecer às pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a realização do seu sonho, até mesmo o vendedor. Agradeça sinceramente. A gratidão é uma energia que atrai coisas boas para quem a expressa"A gratidão é uma energia que atrai coisas boas para quem a expressa" .

Metas de Longo Prazo

Estabeleça algumas metas de longo prazo para a sua vida. Não fique preocupado se são grandes demais. Deixe que elas venham à sua cabeça. Apenas trabalhe no presente, no dia-a-dia. Trabalhe e acredite.

Estabeleça metas para o amor, relacionamento, amizade, família, lazer, diversão, viagens. Metas financeiras, a compra de carro, da casa própria. Metas profissionais, Iniciar uma nova empresa, fazer um pós-doutorado. Metas para a saúde. Acordar cedo todos os dias, exercitar-se. Metas de contribuição espiritual, abrir uma instituição para amparo aos idosos, um orfanato, uma fundação para crianças com necessidades especiais. Lembre-se que a caminhada de dez quilômetros começa com o primeiro passo dado na direção certa.

Da mesma maneira, você precisa iniciar de alguma forma. Tudo depende da sua maneira de encarar as coisas. Recentemente ouvi o depoimento de um nadador que estava determinado a atravessar as águas geladas do Canal da Mancha. Ele já havia feito várias tentativas frustradas. Todas as vezes ele chegava até a metade da travessia. Nesse ponto ele fitava a distância à frente e dizia "oh meu Deus, ainda falta outra metade!". Esse modo de pensar o fazia desistir. Contratou um especialista em motivação que o orientou no sentido de dizer "já atravessei metade, agora só falta a outra metade". Essa simples mudança no modo de pensar foi suficiente para o nosso recordista conseguir ultrapassar aquele limite até então intransponível para ele.

Ao pensar nas suas metas, pense no que é realmente importante para você. O que você quer conseguir no período de dez, quinze, vinte anos. O que você quer ver ao olhar para trás, quando você estiver, com 80, 90 anos? Imagine-se com 90 anos de idade e veja, sinta ouça internamente o que você realizouEstabeleça essas metas, deixe-as no fundo da sua mente, alimentando o seu sonho, a sua fantasia. Permita-se sonhar.

Organize suas metas por área de atuação. Tenha metas em relação ao amor, amizade, o que eu quero alcançar no aspecto amoroso, sentimental? Quero casar, ter filhos, passar tempo com os amigos?

O que eu desejo em relação ao lazer, diversão? Desejo viajar? Que tipos de viagens desejo realizar? Aonde desejo me hospedar? Quanto custa uma viagem desse tipo? Se custar muito caro, devo coloca-la como uma meta de médio a longo prazo. Se já disponho dos recursos financeiros, posso começar a fazer todos os planejamentos para a realização imediata, colocando-a como meta de curto prazo, dependendo da minha prioridade mais imediata.

  • Meta financeira: o que eu desejo em relação ao aspecto financeiro. O que eu quero realizar. O que quero comprar? De quanto precisarei para fazer aquela viagem dos meus sonhos?

  • Metas profissionais: o que desejo alcançar na minha carreira até 2020.? Desejo fazer um MBA, um mestrado, doutorado? Não se preocupe com a sequência de realizações. O importante é que você tenha metas. Não se preocupe. Apenas se ocupe.

Ocupe o seu pensamento com o que deseja realizar, não com o que quer evitar."Ocupe o seu pensamento com o que deseja realizar, não com o que quer evitar." Por exemplo. Não quero mais ser pobre, não quero mais sofrer. Não quero mais morar nessa casa. Pense: quero morar em um lindo condomínio. Quero morar em uma bela casa, grande, bonita, confortável, iluminada, ampla, arejada, com jardim, biblioteca para os meus livros, onde eu possa receber os meus amigos. Pense nesses termos. Não pense no que você quer evitar. Pense naquilo quer deseja realizar.

Mas não fique parado esperando as coisas caírem do céu. Como disse John Lennon, "a vida é o que acontece enquanto estamos ocupados fazendo planos". Ao estabelecer as suas metas comece a trabalhar imediatamente para fazer acontecer. Convença-se de que sua meta é importante. Se não conseguir convencer a si mesmo não conseguirá convencer aos outros. Trabalhe com afinco e determinação e não pare enquanto não chegar lá.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Claudio Domingos

Trainer internacional e consultor de empresas com mais de vinte e cinco anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e formação de líderes em grandes organizações. Especialista em aprendizagem acelerativa. Saiba mais »

contato: claudiodomingos@conexaorh.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS