Carregando pagina

Futuro > Previsões e Tendências

Impactos políticos de Saturno em Escorpião

Conheça com o que os governantes eleitos terão de lidar em 2013/14

 

Saturno, para a Astrologia, representa as figuras de autoridade, chefes e governantes. O signo em que está transitando tende a inspirar suas atuações e também mostrar que tipos de situações poderão enfrentar.

Ao transitar por Libra, em 2010/2012, foi exigido diversas vezes dos governantes habilidades de diplomacia e negociação. A Justiça, tema ligado a este signo, também ficou em destaque. No Brasil, o julgamento do Mensalão pelo STF começou com Saturno transitando por Libra.

Abaixo, você conhecerá que possíveis efeitos que o trânsito de Saturno em Escorpião poderá ter sobre figuras de autoridade e governantes e também as temáticas que este posicionamento irá trazer para a sociedade nos próximos dois anos.

GOVERNANTES COM MUITO PARA FAZER

A primeira coisa que temos de saber sobre Escorpião é que este signo pode ir a extremos, tanto podendo ser curador quanto destrutivo, determinado ou obsessivo. Também é capaz de lidar com situações difíceis, seja para tentar revertê-las ou então criá-las. Desta forma, mexer em vespeiro ou tirar a sujeira debaixo do tapete podem ser iniciativas ligadas a este signo.

Como Escorpião tende a trazer desafios, enquanto Saturno transitar neste signo, líderes poderão enfrentar vários períodos difíceis, em menor ou maior grau, tais como violência urbana, atos de rebeldia, orçamentos deficitários, perdas por eventos da natureza, etc. "Como Escorpião tende a trazer desafios, enquanto Saturno transitar neste signo, líderes poderão enfrentar vários períodos difíceis, em menor ou maior grau, tais como violência urbana, atos de rebeldia, orçamentos deficitários, perdas por eventos da natureza, etc. "

Assim, governantes terão muito o que fazer com Saturno em Escorpião.

No uso positivo deste posicionamento, muitos atuarão como reconstrutores, recuperadores e terão pulso firme e visão estratégica para resolver os problemas que se apresentarem. Um bom exemplo de uma ação escorpiana seria algo como o Programa Tolerância Zero, que melhorou a segurança da Nova Iorque em meados dos anos 90 e também a imagem da cidade. Bons governantes também poderão recuperar áreas degradadas ou criar programas para resgate de crianças e jovens cooptados pelo crime ou prostituição ou outros tipos de programas.

Saturno em Escorpião também está associado a todo tipo de limpeza e a se colocar o dedo na ferida. Isto nem sempre é fácil, pois pode-se esbarrar em resistência e também correr o risco de se mexer em inapropriadamente em questões complexas e problemáticas, com chance de piorá-las. Assim, idealmente, líderes dispostos a isto deveriam ter um bom plano (representado por Saturno), capaz de prever consequências e empreender ações coordenadas.

No uso negativo, poderemos ter mais líderes radicais, extremistas e abusivos no poder. Também será um período em que as ofensas não ficarão baratas, gerando muita tensão, com brigas provavelmente longas. Por isto, no âmbito pessoal, inclusive, acautele-se para não entrar em disputa com pessoas com poder e potencial para se tornarem inimigos persistentes.

Uma outra manifestação negativa é a possibilidade de uma aliança mais estreita de líderes e governantes com o poder econômico, seja o oficial ou o extraoficial. Mas também poderão ser eleitos mais candidatos que utilizem este viés financeiro ligado a Escorpião na forma de conhecimento em economia e sendo bons gestores de recursos.

Um bom exemplo do que seria a sinergia dos dois planetas seria a criação de programas semelhantes ao que Zilda Arns implementou na Pastoral da Criança, que salvou milhares de crianças da desidratação, desnutrição e morte com medidas simples, como o soro caseiro e a misturinha (feita com casca de ovo e outros ingredientes), ensinando as comunidades a usar melhor os poucos recursos de que dispunham. Pode ser que venhamos a ter governantes que venham a instituir ou dar suporte a programas deste tipo. Mas também poderemos ter governantes que usem o pior desta combinação, demonstrando insensibilidade e autoritarismo. Ou, eventualmente, se mostrando efetivos em determinados assuntos e teimosos e turrões em outros.

Fazer muito com pouco também pode ser possível com Saturno em Escorpião e Plutão em Capricórnio. Estes dois planetas ficarão um no signo regido pelo outro: Saturno é o regente de Capricórnio e Plutão, o de Escorpião. Esta troca em Astrologia gera uma forte associação entre os dois planetas e os dois signos. No caso, a praticidade e economia de Capricórnio somada a estratégia e capacidade de ação de Escorpião. Se for bem utilizada, esta combinação poderá permitir atuações efetivas em áreas emergenciais e carentes.

OS TEMAS QUENTES PARA A SOCIEDADE NOS PRÓXIMOS DOIS ANOS

Sempre que Saturno transita por um signo, os temas ligados a ele ganham grande destaque e relevância social. Veja alguns que poderão ser objeto de maior atenção da sociedade e de intervenção dos governos:

  • Finanças(com um largo espectro de intervenção, desde políticas financeiras, indexadores, moedas, até outras questões ligadas a finanças)
  • Impostos
  • Previdências
  • Área médica, seja com novas regulamentações, punições mais severas, ou tratando de temas como transplantes, doação de órgãos, eutanásia, reprodução, pesquisas de novas drogas e cirurgias, etc
  • Empresas seguradoras, auditoras e bancos
  • Políticas de segurança pública
  • Políticas ambientais
  • Petróleo e mineração
  • Situações emergenciais e de falência. Hora de colocar fim ou resolver o que não está funcionando
  • Sexualidade e seus desdobramentos, como prostituição na juventude, abortos, doenças sexualmente transmissíveis, abusos, tráfico de mulheres, etc
  • Legislação ligada espólios, heranças e questões referentes à morte
  • Pesquisas científicas e também descoberta, estudo e recuperação de tesouros, documentos, etc.

Saturno tem por ação organizar e estruturar. A criação de novos mecanismos legais é algo típico deste planeta. Com Saturno em Libra, signo que trata de uniões e casamentos, foram oficializadas no Brasil as uniões entre homossexuais. A sociedade e os governos estarão, portanto, de olho nos temas ligados a Escorpião.

Por exemplo, no que tange à segurança pública, é possível que nos próximos dois anos a questão da carreira dos policiais civis e militares entre em pauta, com a análise e busca de algumas soluções de alguns fatores que contribuem para problemas e desafios nestas profissões, tais como falta de estrutura, defasagem de salários, estímulos indiretos ou diretos à corrupção, etc.

Para continuar refletindo sobre o tema

Saiba o que Saturno em Escorpião trará para o amor.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vanessa Tuleski

Mora no RJ e estuda astrologia desde 1989. Autora do livro Signos astrológicos - as doze etapas para a auto-realização, vendido através do site www.vanessatuleski.com.br. Ministrou cursos no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS