Pesquisar
Loading...

Troque a dor pelo equilíbrio nos momentos de crise

Veja quatro ferramentas que ajudam a ter mais coragem, persistência, atenção e aceitação

Atualizado em

Sair da zona de conforto e começar a mudar as situações que incomodam não são tarefas fáceis, mas também não precisam ser dolorosas nem gerar momentos de crise.

Com uma boa dose de coragem, persistência, atenção e aceitação, é possível reprogramar pensamentos, palavras e atitudes em prol de uma vida mais harmônica.

Para ajudar você nessa missão, listamos algumas ferramentas simples como a escrita, a meditação com cristais, a visualização com cores e o uso de afirmações positivas.

A adoção desses novos hábitos no cotidiano consegue desconstruir medos, inseguranças e repetição de eventos desagradáveis.

Com paciência e disciplina, veja como buscar as transformações que precisa e aprenda a ter mais força para lidar com alguns momentos de crise.

Confira algumas dicas práticas para não se deixar levar pela dor e direcionar seu cotidiano para um caminho mais equilibrado.

Escreva um diário

Pouca gente sabe, mas o hábito de escrever um diário – muitas vezes cultivado durante a adolescência – pode ser uma maneira eficaz de entrar em contato com as emoções e se conhecer melhor.

Psicólogos afirmam que colocar os sentimentos no papel também contribui para superar momentos difíceis, resolver desentendimentos com pessoas queridas e, principalmente, entrar em contato com a dor.

A partir do momento que a pessoa registra angústias, fatos, pensamentos e sofrimentos por meio da escrita, ela acaba buscando palavras que deem significado ao momento que vive.

Isso ajuda a reestruturar algum acontecimento e entender quais sentimentos estavam envolvidos na ocasião.

Saber descrever essas situações pode ajudar a superar desafios e a encontrar uma importante via para o crescimento pessoal.

Se você ainda não sabe como começar a escrever um diário, basta ter em mente que, mais do que contar uma história, é importante colocar no papel os aprendizados que determinada situação trouxe.

No começo, pode ser que sinta dificuldade de expressar adequadamente os sentimentos e os fatos guardados na memória.

No entanto, a prática permite que gradualmente trechos desconexos ganhem significado e as palavras sinalizem importantes caminhos a serem seguidos.

Uma boa dica é começar a escrever sobre as experiências que tiveram relevância emocional e lições consistentes.

Depois disso você poderá descobrir que caneta e papel representam a forma mais simples de entrar em contato com você mesmo.

As palavras têm poder

Mais do que querer algo, é importante saber como desejá-lo. O que você pensa, sente, escreve ou verbaliza pode participar diretamente na conquista de seus desejos.

Por esse motivo, ter em mente o que realmente quer atrair é o primeiro passo para mudar sua maneira de agir diante dos acontecimentos e finalmente alcançar metas e objetivos.

Como as palavras revelam nossas intenções com o mundo, vale ter atenção na hora de proferi-las.

Mandar e-mails para amigos reclamando da vida ou viver afirmando que sua vida amorosa é um fracasso, por exemplo, é uma forma de engrandecer ainda mais o quadro negativo ou de fracasso.

Ao mesmo tempo, dizer que você nunca passará por dificuldades na vida também é uma maneira de mostrar resistência em sair da zona de conforto e lidar com situações fora de controle.

Para encontrar o meio termo e fazer valer seus desejos, é interessante manter uma postura positiva diante de determinado acontecimento, eliminando qualquer medo ou insegurança que possa minar sua autoconfiança.

Em vez de odiar seu emprego e achar que nunca conseguirá algo melhor, mentalize que boas oportunidades surgem na sua vida o tempo todo. Basta ter atenção redobrada à sua postura mental.

Mesmo em situações difíceis, a dica é não fugir dos desafios, lutando por mudanças positivas no cotidiano.

Com convicção de que é possível organizar e reerguer a própria vida, escolha as palavras, frases ou expressões que poderão mudar sua forma de enxergar o mundo e sempre obter o melhor dele.

Reeducar os pensamentos e, principalmente, os próprios desejos é a chave para ter uma vida mais plena, alegre e realizada.

Cristal branco para clarear o futuro

Você acha que sua vida precisa de mudanças, mas tem dificuldades de planejar o futuro? Se a resposta foi sim, o cristal branco pode ajudar a clarear momentos de indecisão e lhe ajudar a fazer melhores escolhas para o amanhã.

Esse tipo de pedra ajuda a buscar equilíbrio energético e emocional de forma eficaz, pois tem a capacidade de sugar e transmitir energias por meio de frequências.

O cristal de quartzo branco é o mais comum e pode ser encontrado com facilidade em lojas de produtos de decoração e acessórios ou em casas de produtos naturais. A base dessa pedra é opaca e conforme você segue em direção ao ápice, ela fica clara e transparente.

Essa característica simboliza nossa própria vida, que em alguns momentos fica nebulosa e, conforme atingimos a maturidade, conseguimos ter mais clareza a respeito dos problemas ou das situações que nos incomodam.

Para sentir os poderes dos cristais, confira abaixo como fazer uma mentalização com a ajuda da pedra.

  1. Escolha um local confortável e comece olhando atentamente para o cristal escolhido, observando todos os seus detalhes. Deixe os pensamentos fluírem e concentre-se na sua respiração.
  2. Quando estiver relaxado, feche os olhos e veja a pedra em pensamento. Conte até sete e vá aumentando o tamanho do cristal na sua mente, até ele atingir a altura de uma montanha. Depois disso, vá para a superfície da pedra e percorra-a em toda sua extensão.
  3. Depois de explorar o cristal, conte de forma decrescente, de 7 a 1. Dessa vez, imagine a pedra diminuindo até o tamanho normal. Abra os olhos quando se sentir preparado.
  4. Experimente escrever o que sentiu, ouviu ou viu durante a prática. Essa tática ajudará a aprimorar futuras visualizações, além de ajudar a encontrar mais equilíbrio pessoal.

Visualize uma vida melhor

Você sabia que as cores podem equilibrar e harmonizar corpo, mente e emoções? Cada cor tem uma função terapêutica específica e atua em um órgão do corpo humano.

Ao serem acionadas pela mente, as cores impactam fortemente na vida de cada um, restabelecendo ou energizando tudo que está bloqueado ou em desequilíbrio no corpo, como os sentimentos, por exemplo.

Para trazer boas vibrações para sua vida, é possível trabalhar com as cores na meditação, visualizando feixes de luz entrando em seu corpo.

Aprenda abaixo como fazer:

Para equilibrar as energias e ter mais ânimo

  • A cor verde traz equilíbrio e saúde, enquanto a violeta ajuda a energizar e fortelecer o corpo.
  • Faça um exercício de visualização, imaginando essas cores, uma de cada vez, entrando pelo topo da cabeça e descendo para todas as partes do corpo.
  • Se o seu objetivo é ter mais ânimo, repita o mesmo exercício, mas com a cor laranja ou vermelho.

Reduzir a ansiedade

  • Feche os olhos e imagine a cor azul como um feixe de luz entrando no topo da sua cabeça e descendo lentamente até os seus pés.
  • Depois disso, será possível sentir o coração mais desacelerado e uma sensação de mais calma e tranqüilidade.

Transformar sentimentos negativos

  • Feche os olhos e inspire, visualizando o ar como uma luz líquida que entra em seu corpo.
  • Sinta como se essa luz enchesse você de vitalidade e purificasse as emoções.
  • Depois expire visualizando uma fumaça escura, eliminando todo o cansaço, angústia e negatividade.
  • Quando se sentir revigorado, abra os olhos lentamente.
  • Ao terminar a prática, afirme para si mesmo que é nesse sentimento de paz e tranquilidade que você escolhe viver o seu dia a dia.
Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim