Carregando pagina

Família > Filhos

Homeopatia como aliada às mães

Descubra as vantagens do tratamento homeopático para bebês e crianças

 

A Homeopatia é uma especialidade médica muito apropriada para o tratamento de crianças, mesmo as recém-nascidas. Não à toa, muitos pediatras tornam-se homeopatas. Foi o que eu mesmo fiz! O tratamento homeopático age de forma muito rápida, restabelecendo a saúde da criança de forma segura, em poucos dias ou mesmo horas.

As doenças mais comuns da infância são geralmente agudas, ou seja, têm um ciclo de evolução muito rápido, como as infecções de garganta ou ouvido, as pneumonias e as doenças exantemáticas (aquelas que enchem a pele de "pipoquinhas", como a rubéola e diversas outras causadas geralmente por vírus). Nestes casos, a Homeopatia costuma ser eficaz.

As doenças alérgicas também são frequentes em crianças, como a asma (que muitos chamam de bronquite), a rinite, a urticária (que muitos outros chamam de intoxicação) e a dermatite atópica. Essas doenças costumam ocorrer em períodos mais ou menos longos, às vezes por meses, sem sintomas e geralmente interrompidas por crises. A Homeopatia tanto se mostra eficaz para tratar as crises, quanto para preveni-las.

No caso das crises, o paciente rapidamente sai delas com o tratamento homeopático. Porém, mais importante ainda é o tratamento entre as crises, para que elas se espacem até que desapareçam de vez. Este tratamento preventivo demora de 2 a 3 anos, em média, e o paciente geralmente se livra do incômodo. Na pior das hipóteses, há um aumento no intervalo entre as crises, ocorrendo cerca de uma a cada dois anos. Na maioria dos casos, a criança tratada com homeopatia raramente necessita de remédios alopáticos, passando anos sem tomar antibióticos ou corticóides.

Medicamentos homeopáticos são seguros

As apresentações dos remédios homeopáticos em glóbulos e tabletes são muito apreciadas pelas crianças, pelo sabor adocicado. No caso de bebês, os tabletes dissolvem mais rapidamente em contato com a saliva, evitando que a criança engasgue. Os medicamentos homeopáticos líquidos também podem ser usados, geralmente diluídos em água.

Tudo isto mostra como a Homeopatia é uma especialidade ideal para o tratamento de crianças doentes, e como qualquer criança pode ser tratada por ela. Há um algo mais que amplia essa importância: a segurança no seu uso. Os remédios homeopáticos são preparados seguindo um processo farmacêutico, em que são progressivamente diluídos e agitados, para extrair deles suas propriedades medicinais.

Este processo reduz significativamente os efeitos colaterais de cada substância usada para a produção dos medicamentos. E este é um fator muito importante quando lidamos com crianças, cujo corpo ainda está em formação e pode ser alterado de forma prejudicial por substâncias químicas. Mas lembre-se sempre que isto é um algo a mais, que não teria o menor valor se não houvesse a eficácia do tratamento homeopático diante das doenças que afligem as nossas crianças.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Marcelo Guerra

Médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura. Ministra oficinas e palestras em todo o Brasil e atende em consultório no RJ. Saiba mais »

contato: marceloguerra@terapiabiografica.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS