Carregando
PUBLICIDADE

Saúde > Prevenção e Cuidados

História e origem da Homeopatia

Especialidade médica pode oferecer cura eficaz e segura

Por: Marcelo Guerra

 

A Homeopatia é uma especialidade médica que foi criada no final do século XVIII, por um médico alemão, chamado Samuel Hahnemann, que viveu mais de 88 anos - o que era extremamente raro nessa época. Ele nasceu em 1755 e faleceu em 1843, tendo passado a maior parte deste tempo na Alemanha, que não era um país unificado, mas um amontoado de cidades-estados que frequentemente enfrentavam-se em disputas de poder, e que depois foram todas dominadas por Napoleão e seu exército.

Nos últimos anos de sua vida, o especialista desfrutou da fama e expandiu o nome da Homeopatia em Paris, à época a cidade mais importante culturalmente no mundo, o farol para onde todas as mentes em busca de conhecimento e novidades voltavam-se avidamente. Uma época em que a medicina que era praticada habitualmente nos hospitais e consultórios, mais matava do que curava, sendo a maior parte dos tratamentos extremamente agressivos.

Homeopatia: a arte de curar

Homeopatia é uma palavra que significa "a cura pelos semelhantes". Estudando sobre a farmacologia da quinina, Samuel Hahnemann desconfiou da explicação dada pelo autor para a ação do medicamento sobre a malária. Essa doença apresenta episódios de febre que são intercalados com períodos em que o paciente parece estar muito bem. Samuel começou a tomar a quinina e apresentou os sintomas da malária. Pediu que alguns amigos também tomassem e eles também apresentaram esses sintomas. Ele concluiu que aquela substância que é capaz de causar determinados sintomas numa pessoa saudável, é capaz de curar uma pessoa doente que apresente esses mesmos sintomas.

Este é o princípio da semelhança ou similitude, que é a base da Homeopatia. Assim, as substâncias são experimentadas por pessoas saudáveis, que registram todas as alterações que sentiram, tanto físicas quanto emocionais. Depois de compilados, esses dados oferecem uma ideia do que esta substância é capaz de curar em pessoas doentes. Este é um processo realizado até hoje, e novos medicamentos homeopáticos são ainda descobertos, seguindo os passos deixados por Hahnemann.

A Homeopatia é capaz de tratar qualquer doença curável ou reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais, como a quimioterapia e a radioterapia, aplicadas no caso do câncer. É um tratamento que pode ser adotado por pessoas de qualquer idade, sendo ideal para bebês, grávidas e idosos, pela baixíssima ocorrência de efeitos adversos.

Esta é a história de um homem que criou uma ciência de curar eficaz, rápida e segura, partindo unicamente de fatos, os quais ele observava atentamente para só depois deles extrair hipóteses e teorias. É a história de um homem obstinado, quase arrogante, que não se curvou ao senso comum nem para evitar sua fome e a de sua numerosa família. Um homem que defendeu arduamente o ideal de curar sem prejudicar, contra uma classe médica irada que não podia aceitar que este médico de origem humilde fosse ensinar-lhes uma nova arte e ciência de curar. Um homem que até seus últimos dias cuidou de aprimorar seu legado maior à humanidade, a Homeopatia.

Hoje a Homeopatia sobrevive e expande-se pelo mundo todo, mas nada disso teria ocorrido se seu visionário fundador tivesse sido mais complacente com seus pares da época. O ódio que os seus opositores lhe nutriram abertamente em vida, hoje foi amplamente sobrepujado pelo amor e gratidão de milhões de médicos homeopatas e pacientes beneficiados pela Homeopatia.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Marcelo Guerra

Médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura. Ministra oficinas e palestras em todo o Brasil e atende em consultório no RJ. Saiba mais »

contato: marceloguerra@terapiabiografica.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS