Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Garanta uma pele saudável no verão

Previna o surgimento de doenças cutâneas por meio de cuidados simples

 

Que no verão a pele merece cuidados especiais você já deve saber. No entanto, não é só com a exposição ao sol que as pessoas devem se preocupar. Nessa época é comum o aparecimento de alergias; dermatites de contato, que é uma hipersensibilidade a produtos de limpeza ou bijuterias; e infecções fúngicas, como a caspa. Nos dias quentes ocorre um aumento da umidade da pele, que favorece o crescimento de fungos e facilita o surgimento destes problemas.

Os fãs de praia ou piscina precisam dar atenção especial à pele dos pés e às unhas. No verão, quando estas áreas estão machucadas, há uma maior facilidade de serem infectadas por fungos. Outra dica importante para evitar doenças nessa época do ano é secar bem a virilha, as nádegas e o espaço entre os dedos. A ideia é impedir a proliferação de bactérias nessas regiões, que ocorre pelo excesso de umidade. Quem não quer abrir mão de frequentar as areias deve ficar atento à qualidade das praias. Cães e gatos podem contaminar, por meio da urina, a pele humana. Por esse motivo, é importante deixar os animais de estimação em casa.

A pele possui algumas camadas de proteção, que funcionam como uma muralha de um castelo, protegida por soldados. Esses guardiões representam nosso sistema imune. Sendo assim, os problemas costumam aparecer quando ocorre a quebra da proteção natural da pele, que é especialmente protegida pela gordura cutânea. O aumento da umidade da pele ou o contato com substâncias cáusticas, como detergentes, são os principais agentes responsáveis pela destruição da defesa do organismo.

Por meio de cuidados simples, é possível prevenir doenças e manter a pele sempre saudável e bonita no verão. A prevenção básica contra os problemas cutâneos pode ser feita em três etapas: limpeza correta, hidratação e proteção. Independentemente do tipo de pele, se oleosa, mista, seca ou normal, é importante lavar o rosto duas vezes ao dia, usar sabonete líquido na hora do banho, aplicar protetor solar diariamente nas áreas mais expostas ao sol, não espremer espinhas e sempre retirar a maquiagem antes de dormir.

Não esqueça da hidratação

A hidratação é fundamental para garantir a integridade da pele. A ideia é investir na lubrificação do corpo, com produtos de qualidade e que contenham ureia, ácido lático, lactato amônia, entre outros. Por último, devemos ajudar nosso sistema imunológico a manter a pele sempre saudável. Nesse sentido, ingerir bastante líquido e manter uma alimentação com menos gordura e açúcar permite que o organismo fique mais protegido contra doenças e infecções nos dias quentes.

Além disso, o consumo de frutas e verduras da época é uma opção barata para manter o corpo e a pele hidratados e ricos em nutrientes. Os fumantes devem redobrar os cuidados, já que a nicotina presente no cigarro acelera o processo de envelhecimento e deixa a pele com uma cor levemente acinzentada.

Vale lembrar que a pele, por ser um órgão externo, é capaz de mostrar o ritmo do nosso cotidiano, além da qualidade dos ambientes aos quais estamos expostos. Sol em excesso; vento; bebida alcoólica; noites mal dormidas; ar condicionado e espaços sem a presença da luz solar, como os shoppings, podem causar ressecamento crônico da pele e levar a um aparecimento precoce de rugas. Para ficar livre dos efeitos maléficos, invista nos cuidados e curta o restante do verão com um visual muito mais bonito.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS