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Garanta o sucesso do seu negócio

Tenha metas profissionais definidas e se esforce para superá-las

 

Sempre recebo e-mails de pessoas pedindo dicas sobre o que fazer para garantir o sucesso de um negócio. Esse artigo é uma pequena contribuição tanto para quem quer iniciar como para quem já está à frente de um negócio.

Defina o seu core business

Tenha bem clara a sua área de atuação. Uma empresa existe para vender produtos e serviços. Quanto maior o seu leque de atuação menor a probabilidade de oferecer produtos e serviços de qualidade que

atendam plenamente as necessidades dos clientes a preços competitivos.

Quanto maior o leque de opções maior a carga de trabalho, e maiores serão as dificuldades de controle, maiores as necessidades de espaço, de pessoas e de emprego de capital.

Elabore e propague a Visão, Missão e Valores da sua empresa

A visão mostra onde você quer chegar, o que vai estar acontecendo daqui a trinta anos com uma pequena empresa que está acabando de nascer. A missão é a proposta essencial, a razão da existência, aquilo que a empresa nasceu para fazer. Os valores são os pilares de sustentação, os princípios orientadores pelos quais todos que venham a integrar a empresa precisarão se guiar.

Elabore o seu plano de negócios

Defina bem os critérios sobre produtos e serviços, o investimento necessário, os clientes potenciais, estudo da concorrência, dos fornecedores, previsão das dificuldades que a empresa poderá enfrentar e os planos de ação e de contingência para superar essas dificuldades. Faça pesquisa de mercado sobre o local, sobre a aceitação dos seus

produtos. Seja paciente nesta fase. Não se precipite.

Não abra um negócio para ganhar dinheiro

Esse é um erro fatal. Muitas pessoas caem na armadilha de abrir um negócio porque "está dando dinheiro", porque um amigo iniciou um empreendimento, porque todo mundo está fazendo. Não se abre um negócio para ganhar dinheiro, mas porque você tem um produto ou serviço diferenciado, para o qual você tem vocação e está capacitado. A ideia por trás de um negócio é atuar numa área em que você é bom, algo que lhe dá prazer, algo que você pagaria para fazer. Dinheiro não é meta, dinheiro é consequência de metas atingidas.

Seja rápido nas suas decisões

Uma vez tomada a decisão, parta para a ação e arque com as consequências. Saiba correr riscos calculados. Não existe garantia que determinado produto vai vender, que os clientes vão se interessar e comprar o que você vier a oferecer. Portanto tenha sempre uma margem para perdas e faça o que tiver que fazer. Se não tentar, nunca saberá se dará certo.

Contrate as pessoas certas

Tenha um plano para atrair e reter os melhores profissionais para o seu negócio. Seja você o maior vendedor das suas ideias. Empreendedores como Eike Batista, Samuel Klein, Silvio Santos, Roberto Marinho, Ricardo Nunes (da Ricardo Eletro), sempre se destacaram por serem excelentes vendedores das suas ideias.

Não seja precipitado

Não demita uma pessoa por causa de fofocas, ou mesmo por pequenas falhas comprovadas que podem ser corrigidas e melhoradas.Implemente um programa de treinamento e desenvolvimento permanente dentro da sua empresa. Um dos motivos porque as pessoas gostam de trabalhar é a oportunidade de aprender e crescer. O ser humano precisa do novo e gosta da sensação de superar desafios. Essa ação vai evitar a rotatividade. Toda vez que você demite uma pessoa, ela é a única beneficiada. A empresa contrata, treina, desenvolve e ainda paga por isso. Demitir uma pessoa sem lhe oferecer a oportunidade de melhorar as suas competências técnicas e comportamentais é um risco que nenhuma empresa deveria correr. Cada pessoa nova contratada vai precisar começar a aprender do zero. Cada pessoa demitida é um gasto. Cada pessoa que cresce e é promovida é um investimento com altos retornos para a organização.

Desenvolva um plano de carreira

Tenha bem claro o caminho a percorrer e o que o profissional precisa fazer para ganhar uma promoção. O ser humano nasceu para crescer e prosperar. A pior coisa que pode acontecer na vida do profissional é a sensação de estagnação. Quando contratar um novo profissional tenha bem claro o caminho que ele pode percorrer, até onde ele pode chegar, quais são as chances de encarreiramento e promoção. Isso gera uma expectativa positiva e motivação.

Coloque as cartas na mesa

Defina, divulgue e debata as regras do que pode e não pode ser feito. Uma vez claras as regras fica fácil para as pessoas fazerem o que deve ser feito. Não se pode cobrar aquilo que não foi determinado. Acredite em você, nas suas ideias, nos valores, na missão que estabeleceu. Acredite no seu potencial e no potencial da sua empresa. Tenha metas definidas e se esforce para superá-las.

Crie e incentive um ambiente favorável

Invista na qualidade do relacionamento voltado para os resultados. Treine seus lideres e gestores em como tratar os colaboradores com o devido respeito e atenção. Se as regras estiverem claras, não há risco de confundir o pessoal com o profissional.

Não é gritando que você vai conseguir mais atenção

Invista em qualidade de vida. Crie um ambiente confortável, devidamente

iluminado. Incentive o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Proporcione um encontros, trocas de ideias, passeios e outras opções de

lazer que ajudem a recuperar as energias e aliviar a tensão do dia-a-dia.

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SOBRE O AUTOR

Claudio Domingos

Trainer internacional e consultor de empresas com mais de vinte e cinco anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e formação de líderes em grandes organizações. Especialista em aprendizagem acelerativa. Saiba mais »

contato: claudiodomingos@conexaorh.com.br
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