Cris Ventura
Por Cris VenturaLeia em 2 min.21/11/2016 

Feng Shui para escadas

Veja tipos inadequados para o lar e aprenda a harmonizá-los

Feng Shui para escadas

As escadas são elementos de circulação entre ambientes. Além da finalidade prática de ligar os diferentes pavimentos de um imóvel, no Feng Shui do Chapéu Negro elas possuem uma simbologia energética de conduzir e conectar o chi (energia vital) de um andar para o outro. Portanto, merece cuidados desde sua elaboração até a manutenção. Vale lembrar que a escada também lembra um caminho. E como todo caminho, deve ser segura, iluminada e articulada com conexões positivas.

Por isso, as escadas devem transmitir segurança e estabilidade, com degraus não muito altos (17cm de altura é o mais indicado), uma iluminação de boa qualidade, alguns quadros ao longo das paredes, curvas sinuosas e livre de obstáculos em toda a sua extensão – para uma boa circulação de pessoas e de energias.

Confira abaixo dicas de Feng Shui para alguns tipos de escadas e suas localizações.

Escadas diante da porta de entrada

Não é aconselhável ter uma escada bem em frente à porta de entrada. A energia vital (chi) da casa pode enfraquecer e a privacidade dos moradores pode ficar muito exposta. Se sua escada for desse tipo, reverta essa tendência colocando um cristal multifacetado no teto, entre a escada e a porta, além de plantas altas em vaso com terra (pode ser a ráfia ou a árvore da felicidade) ao lado da entrada e embaixo da escada.

Escadas no centro da casa

O centro de um imóvel simboliza força, estabilidade e equilíbrio. E a escada facilita a movimentação entre os andares, deixando a energia instável, por conta dessa circulação. Por esse motivo, não é indicado ter escadas no centro da casa. Se a sua estiver localizada neste loca, a dica é decorar a área com objetos relacionados ao elemento Terra, como vasos ou itens de cerâmica, plantas naturais em vasos com terra ou um jardim de inverno, cor amarela, ou objetos grandes e pesados, para criar estabilidade na região.

Escadas em caracol /espirais

O formato tortuoso e seus degraus vazados ou pequenos criam insegurança e, por conta dessas características, essas escadas não são boas condutoras de energia. Esse tipo é o menos aconselhado pelo Feng Shui. Se a sua escada for assim, recomenda-se fechar os espaços entre os degraus, colocar um cristal multifacetado e instalar uma iluminação forte bem no eixo central da escada. Embaixo da escada, coloque plantas naturais e um foco de luz de baixo para cima, para equilibrar a energia.

Escadas estreitas

Esse tipo de escada transmite uma sensação de caminho difícil, inseguro e sem visão. Nesse caso, o ideal é decorar as paredes com espelhos, a pintura deve ser bem clara e a iluminação de ótima qualidade para criar a sensação de amplitude na escada.

Escadas vazadas

Escadas vazadas desequilibram e quebram a energia da casa. A solução é fechar os degraus e decorá-los com itens de cor amarela. Outra opção é colocar plantas naturais embaixo da escada, para harmonizar e estabilizar a energia.

 

Escadas longas

Esse tipo de escada pode causar sensações de desânimo e dificuldade. A indicação é decorar as paredes laterais com quadros, pôsteres, fotos, adesivos ou gravuras alegres e inspiradores. Coloque também no final da escada um espelho, para facilitar a condução do chi (energia vital).

Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.