Feng Shui chinês, dinheiro e prosperidade

Aprenda a direcionar energias dos Cinco Elementos para melhorar resultados financeiros

Feng Shui chinês, dinheiro e prosperidade

É possível usar o Feng Shui para trabalhar algo bem específico na nossa vida que é a prosperidade financeira — mais objetivamente o dinheiro. Para isso, precisamos utilizar os “Cinco movimentos do Qi”, popularmente conhecidos como os “Cinco Elementos”. Essa abordagem será feita pela análise dos cinco elementos trabalhados na técnica do Feng Shui Chinês. Eles são primordiais e podem envolver qualquer tema escolhido para analisarmos.

Feng Shui para vida financeira envolve conceitos espirituais

Toda vez que direcionamos o Feng Shui Chinês para a conquista de algum objetivo pessoal, seja material ou espiritual, é interessante trabalhar esses dois universos para que atuem em conjunto. A análise a seguir também envolve a percepção espiritual, que abre novas possibilidades e novas maneiras de construir pontes entre os mundos material e  espiritual, que complementam nossa vida.

Quais são os Cinco Elementos?

Em primeiro lugar, precisamos conhecer os Cinco Elementos, saber o que significam e como constroem a nossa realidade e a nossa percepção. Os sábios chineses mencionam que toda a criação do mundo tem a participação desses Cinco Elementos ou Cinco Movimentos do Qi — energia vital que circunda todo o universo. Esses elementos trazem em si uma qualidade de energia chamada Yang e outra Yin, que são atributos energéticos. A energia Yang significa expansividade e criação, a Yin define uma energia introspectiva e de manutenção. Ou seja, a Yang cria e a Yin mantém.

“A energia Yang significa expansividade e criação, a Yin define uma energia introspectiva e de manutenção.Ou seja, a Yang cria e a Yin mantém.”

Elemento Madeira – Empreender e investir com cuidado e delicadeza

Em sua energia Yang, representada por uma grande árvore frondosa, o Elemento Madeira traz movimento de crescimento e expansão. Enquanto sua energia Yin, representada por uma pequena flor, traz a delicadeza e a beleza. Na vida prática, isto significa que usando um movimento de crescimento e expansão, é favorável empreender e investir em novas ações como a própria energia da Madeira Yang, enquanto sua energia Yin traz o movimento favorável para empreender com cuidado e delicadeza, sem muita ousadia.

Elemento Fogo – Empreender e expandir com alegria e usando a intuição

A energia Yang do Elemento Fogo, representada por uma grande fogueira, traz o impulso, a claridade e a transparência empregando ativamente em nosso movimento. Já o Fogo Yin — representado por uma pequena vela, traz a intuição e a reflexão sobre o que vamos atuar e sugestiona meditação. Na prática, significa usar a energia do Fogo Yang para empreender e expandir investimentos com impulso e alegria para essa conquista, e usar a energia do Fogo Yin para empreender usando intuição e reflexão interna.

Elemento Terra – Empreender em aplicações sólidas que tragam segurança

Representada por uma grande colina, a energia Yang do Elemento Terra oferece confiança e segurança garantidas em qualquer movimento. Enquanto sua energia Yin — representada por um vale, é responsável pela manutenção e responsabilidade dos seus valores já adquiridos. Usar a energia tanto da Terra Yin  quanto da Terra Yang em investimentos significa empreender em aplicações monetárias sólidas e não voláteis como a bolsa de valores, por exemplo, e que lhe tragam segurança financeira.

Elemento Metal – Investir com disciplina e foco

A energia Yang do Elemento Metal é representada pela imagem da espada e traz a força do comando e do direcionamento para tudo que almejamos. Para investimentos significa aplicar com objetivo delimitado, disciplina e foco. Já para energia do Metal Yin — representa por um espelho, traz a estratégia de movimentos organizados, assim seus investimentos devem ser direcionados.

Elemento Água – A energia de compartilhar com organização e autonomia

Na energia do Elemento Água, em sua forma Yang — representada por uma grande cachoeira, temos o movimento de comunicação e do compartilhar energia que leva e traz. Para os investimentos e chances de prosperidade significa que devem ser aplicados em algo que pode ser compartilhado, que alcance um grande número de pessoas. A energia Yin da Água vai direcionar ao seu universo e à comunicação interna. Aplicado aos investimentos e à prosperidade pode requerer o movimento que se refere à sua organização e comunicação consigo mesmo para um movimento mais autônomo.

Com tudo isso, é possível relacionar o tema do dinheiro com o diálogo e os conceitos do Feng Shui Chinês. Através desses Cinco Elementos apresentados, nossa atuação na vida financeira e material se torna mais eficiente. Saber que todos nós podemos trabalhar essas energias é um ótimo caminho para exercitar a dinâmica da saúde financeira que o dinheiro engloba.

Direcionando a energia dos Cinco Elementos na prática

  • Energia da Madeira – Expansão e criatividade: para exercitar a lembrança dessa ação e aproveitar a energia da Madeira é sempre muito útil ter por perto plantas e vasos com flores em nossa casa ou ambiente de trabalho.
  • Energia do Fogo – clareza e transparência nos seus empreendimentos: para aproveitar a energia do Fogo é favorável alcançar o olhar no nosso espaço do cotidiano e buscar algo relacionado ao calor do fogo. Pode ser um objeto de decoração com formato de pirâmide ou as velas decorativas que enfeitam o ambiente.
  • Energia da Terra – conservação e manutenção do dinheiro: para exercitar esse elemento, cristais e vasos de cerâmica são muito eficientes.
  • Energia do Metal – foco e a organização da vida financeira: usar bolas de metal como decoração ou ainda algum objeto de arte como bronze e cobre podem fornecer essa dinâmica que remete à disciplina, ordem e direcionamento, com a rigidez composta do material do objeto.
  • Energia da Água – o movimento do dinheiro através da comunicação: uma pequena fonte, um aquário ou um prisma de água pendurado na sua janela para trazer a memória dessa fluidez e transparência que a energia da Água nos oferece.

Essa análise é bastante rica e pode ser ampliada com o reconhecimento dos seus próprios movimentos ao lidar com o tema.

A energia que cada pessoa pode aplicar com base nesse conhecimento é altamente particular e individual, pois não há como determinar seu modo de ação como algo comum. Cada um traz seu roteiro interno, sua bagagem de mundo que direciona seu modo de ação, tornando cada indivíduo único, mesmo que traga as mesmas bases como a referência dos Cinco Elementos que sugerimos usar para exercitar e direcionar as energias para a prosperidade financeira.

Compreender a união do material e espiritual

Como sempre, o ponto de partida é o autoconhecimento e saber como você costuma agir nos processos materiais, reconhecendo que há envolvimento de uma percepção sensível. A compreensão da união do material e espiritual se relaciona e contribui para aprender e expandir o uso que fazemos do dinheiro na nossa vida, dando maior capacidade de trabalharmos tanto esse tema como qualquer outro que requer atenção.

Adriana Di Lima

Adriana Di Lima

Professora e Consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, agrega a Medicina e a Sabedoria Oriental Chinesa em atendimentos.