Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Família mais unida no fim de ano

Óleos essenciais estimulam o clima de reconciliação e alegria em casa

 

A Aromaterapia pode ajudar você a ter um fim de ano mais feliz. Ao fazer uso de determinados óleos essenciais no seu ambiente familiar, é possível amenizar conflitos, curar mágoas, praticar o perdão, unir os familiares ou deixar suas festas animadas e muito alegres.

Confira abaixo algumas dicas simples para colocar em prática no seu lar - antes, durante ou depois do natal e ano novo - e fazer com que suas festas sejam marcadas por reconciliações, renovações de esperança e fé. Compartilhe com sua família e amigos a alegria, o bom humor e as boas vibrações.

Aceite as perdas e jogue fora as mágoas

Geralmente as festas de fim de ano ajudam a aproximar as pessoas. Mas muita gente não gosta dessas celebrações e preferia que esse dia simplesmente fosse como outro qualquer. Algumas vezes isso pode estar relacionado à perda de alguém querido, como pai, mãe, avó, avô, filhos, amigos ou uma pessoa especial.

Nesses casos, é importante começar a trabalhar o desapego, para que a dor da perda seja amenizada. O óleo essencial de Cipreste é considerado aquele amigo das horas difíceis, ajuda no entendimento das perdas emocionais, trazendo paz interior, e nos deixando mais tranquilos e serenos. A sensação, ao fazer uso do óleo, é que ele traz a palavra certa na hora certa.

Além disso, ajuda a soltar antigas mágoas. É ideal para amenizar ressentimentos de pais e filhos, gerados por brigas e discussões que não levaram a nada. O cheiro de Cipreste é característico da floresta, da mata, e traz frescor.

Como usar: o óleo essencial de Cipreste pode ser utilizado no aromatizador pessoal. Pingue diariamente 2 gotinhas do óleo em um algodão e coloque dentro do aromatizador. Se preferir, use o Cipreste no difusor elétrico. Basta misturar 5 gotas do óleo em um pouco de água e colocar o difusor na tomada.

O óleo essencial de Cedro também trabalha a dor das perdas, faz com que acreditemos em nós mesmos e desperta nossas qualidades mais positivas, trazendo conforto. Ainda traz força e coragem, acalma estados de angústia e dá estabilidade e firmeza interior - assim como o tronco da árvore de cedro.

Como usar: misture em 60g de creme (base neutra, não pode ter óleos minerais na composição) e 5 gotas do óleo essencial de Cedro. Utilize a mistura todas as noites nas solas dos pés.

Deixe suas festas mais animadas

Para deixar o ambiente muito alegre, animado e divertido, experimente usar um óleo mais cítrico, como o de Mandarina, que traz a alegria da criança e acalma. E as festas de fim de ano devem ser leves e felizes, como a inocência da criança. A Mandarina lembra o cheiro da mexerica. Só de senti-lo, o humor fica melhor.

A Bergamota também pode devolver a alegria, e eliminar estados depressivos e de angústia. O óleo de Tangerina representa o pensamento positivo, e é outro que consegue deixar o ambiente leve e agradável.

Como usar: você pode usar os óleos cítricos nos difusores elétricos ou pessoais. No aromatizador pessoal, pingue diariamente 2 gotas do óleo. No caso do difusor, use 5 gotas com um pouco de água. Mas cuidado com a manipulação dos óleos cítricos, pois eles são fotossensíveis e podem manchar a pele. Então lave sempre as mãos após o uso.

Desenvolva a arte do perdão

E não poderia faltar o óleo essencial de Rosas, que representa o perdão, o autoperdão e o amor incondicional. Além disso, ainda trabalha mágoas, medos e emoções desequilibradas, resgatando a autoestima e a confiança.

Como usar: você pode fazer um óleo pós-banho. Em um recipiente, misture em 60 ml de óleo vegetal de semente de uva ou amêndoas e 12 gotas do óleo essencial de rosas. Agora basta passar a mistura no corpo depois do banho.

Todos os benefícios em um só

Agora que já conhece as propriedades dos óleos, que tal fazer um spray ambiental, usando todos para a noite de Natal e Ano Novo? Misture em um becker ou recipiente 50 ml de álcool de cereais, 10 ml de água mineral e pingue 25 gotas de óleos essenciais cítricos, como o de Tangerina, Mandarina ou Bergamota. Depois pingue 10 gotas do óleo essencial de Cedro ou Cipreste e 4 gotas do óleo essencial de Rosas. Mexa bem e coloque em um spray pet com borrifador.

Em caso de dúvidas na utilização dos óleos essenciais, consulte sempre um aromaterapeuta.

Desejo a todos um Feliz Natal repleto de alegrias, amor, paz e harmonia!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS