Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Entenda o Coaching Familiar

Técnica ajuda no desenvolvimento de relações familiares harmoniosas

Por: Thiago C. Borges*

 

Como a minha realidade familiar pode influenciar direta e indiretamente a minha vida? Ao longo da vida presenciamos discussões ou disputas entre os nossos pais, conflitos entre nossos parentes por motivos tolos e toda sorte de situações para as quais não temos preparo para interpretar corretamente.

É muito frequente que no ambiente familiar nos ensinem a omitir, a esconder e abafar a verdade. Raramente somos ensinados na infância a sentir, a perceber quem somos e a falar a verdade responsavelmente. A intenção de quem nos educa quase sempre é de nos preparar para lidar com o mundo que "enfrentaremos" na vida adulta.

Queremos ser livres, mas vivemos presos e limitados internamente pela identidade criada e pelos valores familiares, o que afeta a integridade pessoal, ocasionando dúvidas recorrentes sobre quem "devemos" ser. O ambiente familiar afeta os aspectos mentais, emocionais e espirituais dos indivíduos - e as crenças e sentimentos vividos influenciam as próximas gerações da mesma família.

Como o coaching familiar pode auxiliar?

Um coach atua na identificação e exploração das qualidades e potenciais do indivíduo para o seu autodesenvolvimento e consequente mudança comportamental no contexto familiar. As limitações autoimpostas pelo sistema de crenças pessoal e familiar também são consideradas, opções são exploradas e ações definidas para que as mudanças pretendidas ocorram. Posterior a isso um plano de ação é definido pelo cliente de acordo com sua disponibilidade. Através de um conjunto de ferramentas e estratégias, o coach apoiará o cliente na direção pretendida e da ação a ser realizada.

Figura do pai e figura da mãe

Nota-se que é maior a resistência em todas as pessoas para a mudança de percepção quando se trata da figura materna. A figura do pai representa a força, a estrutura no aspecto humano/terreno. Se há um desapontamento das expectativas ou incoerência de atitudes vindas de nosso pai no exterior, nosso referencial interno entra em conflito, causando desajustes na consciência e na identidade.

Já a figura da mãe normalmente é menos precisa como referencial, mistura-se ao que somos, ao que acreditamos sentir e acreditamos ser nossas escolhas. A tendência à imobilidade nestas circunstâncias resulta normalmente desta blindagem em torno das percepções da figura materna - mesmo que a proposta seja o reconhecimento de aspectos positivos não notados na mãe.

Em busca de harmonia

As pessoas procuram o Coaching Familiar em busca de sua integridade familiar e pessoal, querem resgatar a harmonia e a plenitude, criando ou restabelecendo a sensação de segurança no espaço familiar. Em casos em que não há um referencial tranquilo de família é essencial a orientação na criação de uma nova família. Mas em todos os casos, a proposta é criar um contexto familiar baseado em respeito, cooperação, harmonia, comunicação, apoio e verdade.

Como funciona o coaching?

Um processo de coaching é definido por fases, essas fases são realizadas em diferentes momentos:

  • 1Levantamento preliminar - entendimento das necessidades e objetivos
  • 2Relacionamento - construção do relacionamento, definição da situação atual versus a situação pretendida
  • 3Plano de ação - desenvolvimento do plano de ação ? Habilidades, opções, limitações e sistemas de suporte.
  • 4Acompanhamento ativo - acompanhamento das ações do cliente pelo coach, que poderá fornecer estratégias diferenciadas de desenvolvimento durante todo o processo.
  • 5Encerramento e Aprendizado - coach e cliente definirão o sucesso do objetivo e os aprendizados adquiridos durante o processo.

* Com a colaboração de Cristiane Ratier

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR
Thiago C. Borges*

Thiago C. Borges*

Criou o Coaching Familiar, que oferece métodos e práticas para o desenvolvimento de um ambiente e relações familiares harmoniosas e conscientes. Dedica-se atualmente ao estudo da sociologia e psicologia.

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS