Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Planejamento Financeiro

É melhor comprar à vista ou parcelar?

Descubra prós e contras das duas modalidades de pagamento

 

Você já reparou como cada pessoa tem uma postura única em relação às suas finanças pessoais? Eu conheço gente que nunca compra nada a prazo e guarda seu dinheiro para comprar tudo à vista. Ou, pior, nunca compra nada e ponto. Também conheço gente que não consegue passar em frente a uma vitrine e continuar andando - tem que comprar alguma coisa, seja à vista, no cartão ou no carnê. Mesmo que depois não tenha dinheiro para pagar.

Cada pessoa lida com seu dinheiro de uma forma diferente. Em geral, este modelo de comportamento financeiro é formado por um conjunto bem grande de fatores que incluem, entre outros, os exemplos familiares, suas próprias experiências passadas, seus projetos futuros e sua capacidade de se organizar e controlar.

Assim como 10 entre 10 brasileiros devem gostar de feijão, 10 entre 10 economistas recomendam: não compre nada a prazo. Guarde seu dinheiro e, quando tiver todo o montante que necessita, compre à vista e barganhe um bom desconto. Se você consegue seguir esta regra - e se sente bem fazendo isto - parabéns! Talvez você nem deva continuar lendo este artigo.

Porém, para continuar na mesma linha de comparação, 8 entre 10 brasileiros tem um carnê em casa para pagar, ou seja, comprar a prazo é uma prática muito comum e nem sempre é, necessariamente, algo ruim.

Antes de prosseguir a leitura, é importante entender as duas questões abaixo.

  • Juros mais baixos: você deve ter ouvido por aí que os juros estão caindo. É verdade. Até bem pouco tempo os juros no Brasil eram astronômicos e agora eles caíram para um patamar menor, passaram a ser apenas indecentes. Mas para deixar bem claro, não caia nesta conversa de que os juros estão menores. Eles caíram, mas continuam muito altos.
  • Poupar é preciso: não importa o tamanho da sua remuneração, ninguém fica rico com o que ganha. As pessoas só enriquecem com aquilo que guardam. Dito isto, tenho uma dica para você: pouco ou muito, não importa, todo mês poupe algum dinheiro. Já disse isto antes e vou repetir: não espere o momento em que você vai conseguir guardar muito dinheiro para começar a poupar. Comece agora mesmo, guarde um pequeno valor todo mês e mantenha seu orçamento organizado para que você sempre poupe alguma coisa.

Muito bem, agora que você entendeu que os juros continuam altos e que, mesmo que você compre a prazo, é preciso se organizar para guardar um pouquinho todo mês, podemos falar sobre comprar parcelado.

Compras pedem organização e planejamento

Minha primeira sugestão é que você, antes de comprar qualquer coisa, pesquise bastante. Vá a mais de uma loja ou fornecedor, compare produtos de diversas marcas e, mesmo sabendo que vai comprar a prazo, pesquise quanto custa a compra à vista. Isto vai permitir quer você saiba exatamente quanto vai gastar a mais, caso parcele.

Pense em como você lida com contas a pagar. Conheço muita gente que, mesmo pagando em dia, não relaxa enquanto não termina de pagar um carnê. Nestes casos, pode ser que a alegria de comprar algo dure só um dia, enquanto o peso do carnê durará meses. Sendo assim, nunca gaste mais do que você ganha. Este é o caminho para a frustação financeira e pessoal.

E para terminar, quero dividir com vocês que eu também tenho meus carnês e posso dizer por experiência própria: com a organização certa, você pode comprar parcelado e viver feliz. Com tudo isso em mente, pense se vale a pena comprar a prazo agora, ou à vista mais tarde.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Vicente Sevilha Jr

Vicente Sevilha Jr é bacharel em ciências contábeis e autor do livro "Assim Nasce Uma Empresa", voltado para empreendedores que desejam abrir um negócio próprio. Saiba mais »

contato: vicente@sevilha.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare