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Dicas para uma Páscoa saudável

Opções de cardápios leves para esse período de tentações gastronômicas

 

Com a proximidade da Semana Santa, não faltam dúvidas sobre quais as opções mais saudáveis para consumir na Páscoa. As vitrines e mercados estão abarrotados de chocolates, então resistir a tentação e manter uma dieta equilibrada torna-se quase um desafio.

Na Sexta-feira Santa, tradicionalmente não devemos consumir carnes em geral, e sim, peixes. É uma ótima opção, por ser uma carne com menos gordura e, portanto, mais leve. Se você pretende preparar bacalhau, prefira a versão assada, acompanhada de legumes. As opções fritas ou gratinadas acrescentam muitas calorias e colesterol, por conta dos queijos e creme de leite.

Outras sugestões práticas são: peixe no forno (pescada, truta, namorado), temperados com sal e limão e assados com cebolas e batatas em rodelas. Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo."Se você aprecia salmão, tempere-o esfregando o sal, unte-o com um pouquinho de manteiga e complemente com alho poró em rodelas, que é bastante diurético, diminuindo os inchaços no corpo."

São bons acompanhamentos: arroz integral ou arroz branco com legumes (enriqueça com fibras - diminuem a absorção de gordura e aumentam a saciedade - como abobrinha ralada, cenoura em cubinhos, ervilha, etc).

Chegou a Páscoa

Já no domingo de Páscoa, para que a comemoração seja inesquecível alimente também o coração das pessoas com uma bela decoração. Use flores frescas e capriche na escolha de pratos, taças e guardanapos diferentes. Decore a mesa com cenouras com ramalhetes e faça patinhas de farinha no chão para entreter as crianças.

Para este dia, sugiro um cardápio especial e levinho:

  • Salada de alface americana, rúcula ou agrião, tomate cereja partido ao meio, palmito, carambola cortada em estrelas.
  • Molho de mostarda e mel (2 colheres de sopa de maionese light, água o suficiente para dar ponto de molho, 1 colher de sobremesa de mostarda, 1 colher de chá de mel, suco de meio limão e sal à gosto)
  • Frango ou carne assada - decorar com farofa em volta. Há quem goste de fazer novamente peixe ou carnes diferentes como cordeiro.
  • Arroz branco, arroz com passas ou arroz com legumes. Ou então, o querido macarrão do domingo, que pode ser mais elaborado (exemplo: molho ao sugo com folhas de manjericão, azeitona preta e mussarela de búfala em rodelas)
  • Abacaxi cortado finamente, como "carpaccio" e raspas de limão. E delicie-se com um pouco de chocolate.

Quanto de chocolate posso comer?

Recomendamos pelos antioxidantes o chocolate meio amargo, que pode conter porcentagens diferentes de cacau. No mercado, existem boas marcas e preços diversos para esta opção. Agora, para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate a chocolate diet, pois este contém mais gorduras e, consequentemente, mais calorias."para quem quer emagrecer, é melhor comer pouco chocolate a chocolate diet, pois este contém mais gorduras e, consequentemente, mais calorias."

Chocolate branco é o que mais tem manteiga de cacau, e não cacau, sendo a opção menos interessante.

O ideal máximo por dia de chocolate é 30 gramas, isso equivale a um bombom pequeno ou quatro quadradinhos de barra. Veja o peso do ovo e divida o número de porções.

Agora, caso tenha abusado, compense! São boas ideias: aumentar a atividade física - pode ser uma caminhada, uma volta de bicicleta, um passeio no parque. Ainda vale diminuir as porções das refeições, trocar o jantar por uma bela salada, ingerir mais água e caprichar nas hortaliças!

Boa Páscoa!

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SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
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