Carregando pagina

Beleza > Estilo

Dicas para ter roupas mais duradouras

Entenda como é possível eternizar peças e ficar de bem com visual

 
Imagem: iStock

Certamente, no seu guarda-roupa tem ao menos uma peça que nunca foi usada ou que foi usada uma ou duas vezes. Ou talvez tenha aquela roupa que você comprou acreditando que estava fazendo uma excelente aquisição de um produto com preço bom e que está na moda, mas que pouco tempo depois deixou de usar porque furou a costura, ou porque percebeu que não vestia tão bem em você.

A sensação de ter gastado dinheiro à toa, comprando roupas que duraram pouco, é muito mais comum do que nos parece. E na maioria das vezes isso acontece porque acabamos comprando as falsas imagens que a mídia nos vende, ou as que uma vitrine bem elaborada nos sugere. Por fim, consumimos mais do que precisamos e adquirimos produtos que não são adequados para nós ou para nosso estilo pessoal.

Nunca na história da moda havíamos vivido um período em que as tendências de estilo estivessem tão acessíveis. Isso porque as grandes lojas de departamento têm popularizado produtos com ideias similares às das grandes marcas internacionais, e nós acabamos não resistindo ao prazer que é comprar muito, gastando pouco.

O fato é que em alguns momentos o barato sai caro, e aquelas oportunidades de compra que não resistimos, depois de algum tempo, tornam-se um monte de peças paradas no guarda-roupa, alimentando a sensação de não se ter nada para vestir, mesmo o armário estando cheio.

Dicas para roupas durarem

Para ter roupas realmente duráveis, existem duas principais dicas para você não gastar tanto e melhorar a relação com o guarda-roupa. A primeira é: compre mais qualidade e menos quantidade. Aqui entendemos por qualidade tanto os aspectos práticos, como uso de bons tecidos, acabamentos e costuras mais bem feitas; quanto os aspectos mais subjetivos, tais como qualidade no caimento e corte da peça em relação ao seu tipo de corpo, modelos criativos e diferenciados, entre outras características que tornem aquela roupa uma opção mais relevante, e não um produto mais do mesmo. Escolher bem um produto é fundamental para ter roupas duráveis. Leve para casa apenas aquelas peças que você tem certeza que são de qualidade, assim você terá mais opções reais, gastará menos e estará mais satisfeito sempre.

A outra dica é: cuide melhor das suas roupas. Como qualquer outro bem que temos apreço, roupas também precisam de cuidados especiais. Não é à toa que as etiquetas trazem tantas informações. Lave adequadamente, considerando tipos de tecido e detalhes, e se tiver dúvidas procure o fabricante pedindo uma orientação específica. Use produtos adequados e de qualidade, e passe a ferro, seguindo atentamente as necessidades de cada roupa. Mantenha seu armário sempre limpo e organizado, isso é fundamental para fazer o melhor uso das roupas e dos acessórios.

Quando você prioriza necessidades reais, se influencia menos pelos impulsos de compra, aprende a escolher os produtos certos para seu corpo e estilo de vida e compra mais qualidade do que quantidade, rapidamente percebe o quanto é bom se gostar e passa a adquirir roupas que se eternizam, pelo menos na memória. Fique de bem com você e estará de bem com a vida!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Keka Ribeiro

Formada em Design de Moda, é especialista em moda sustentável. Atua em marca própria, desenvolvendo ações sociais e coleções temáticas através do conceito de vestuário ecofriendly. Saiba mais »

contato: contato@kekaribeiro.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS