Carregando pagina

Família > Filhos

Dicas de Shantala para amenizar cólica do bebê

Confira passo a passo de massagem indiana que elimina desconforto nos pequenos

 
Imagem: Vanessa Atalla

Quem tem bebê em casa já deve ter passado pela fase de choros contínuos do pequeno, sem motivo aparente. E isso pode ter um nome e motivo: cólica. Mas será que todos os bebês realmente sofrem deste incômodo? Alguns pesquisadores dizem que a cólica ocorre porque o amadurecimento neurológico da criança não está completo ao nascer. Até cerca de três meses de vida, o sistema nervoso imaturo não coordena os movimentos peristálticos do intestino, já que antes todo o alimento do bebê chegava via cordão umbilical já prontinho.

Já outros pesquisadores têm como base a "exterogestação". Essa teoria que diz que o bebê deveria ficar no útero durante mais três meses, pois quando nasce não consegue lidar com todas as informações ambientais, já que ainda deveria estar sendo gestado. Por isso que muitas pessoas utilizam formas de oferecer ao bebê as mesmas sensações intrauterinas em seus primeiros meses de vida, para que o pequeno se sinta mais seguro e, por fim, mais tranquilo.

E ainda há aqueles que unem a teoria da imaturidade do sistema nervoso e essa fase da "exterogestação", dizendo que o excesso de estímulos que oferecemos aos bebês durante o dia se reverte em estresse no final da tarde ou começo de noite.

Como identificar se o bebê está com cólica

O fato é que é muito difícil entender a sua causa, porém é mais fácil sabermos quando o bebê tem cólicas. Há alguns sinais que indicam que a criança está passando por este tipo de desconforto, como choro inconsolável, o ato de dobrar e esticar as perninhas num movimento de desconforto, mantendo-as bem durinhas quando esticadas."Há alguns sinais que indicam que a criança está passando por este tipo de desconforto, como choro inconsolável, o ato de dobrar e esticar as perninhas num movimento de desconforto, mantendo-as bem durinhas quando esticadas."

Outra forma interessante é observar a apresentação do abdômen que fica bem distendido e observe se o bebê também está evacuando menos.

Não é fácil lidar com o bebê na hora das crises de cólica e nesse momento o melhor que podemos fazer é manter a calma para passar segurança ao pequeno. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, antigamente o recomendado para amenizar o problema era apenas o uso de remédios antigases. Hoje em dia já existem formais naturais para reduzir as cólicas, como a utilização de compressas mornas e massagens abdominais, como a Shantala. Esta técnica é uma massagem indiana para bebês e crianças, que costuma ser muito eficaz, já que ajuda o organismo do pequeno a trabalhar em harmonia.

Além de minimizar o desconforto dos gases, estimulando o peristaltismo do intestino, a Shantala traduz um momento especial, oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê, ajudando a reforçar o vínculo afetivo."Além de minimizar o desconforto dos gases, estimulando o peristaltismo do intestino, a Shantala traduz um momento especial, oferecendo a oportunidade dos pais terem um contato mais prolongado com o bebê, ajudando a reforçar o vínculo afetivo."

Afinal, no momento da crise de cólica, é essencial para o bebê sentir-se amado e protegido.

A massagem é realizada no corpo inteiro da criança, ajudando-a a relaxar, já que durante a crise toda a sua musculatura fica rígida pela agitação da dor e pelo estresse. Na hora da Shantala, o contato tão próximo dos pais e o toque carinhoso, assim como sua respiração e batimento do coração, funcionam como um calmante natural e a criança se tranquiliza.

Dicas naturais para aliviar a cólica

  • Use uma bolsa de água morna na barriga da criança, pois isso poderá ajudar a aliviar o desconforto dos gases.
  • Faça Shantala. Os movimentos abdominais da massagem ajudam muito na eliminação de gases e oferecem um conforto extra. Só o toque e o carinho podem ajudar o bebê durante a crise.
  • Dê um banho. A massagem e o contato com a água morna ajudam o bebê a relaxar.
  • Deixe o bebê inclinado no braço, virado de barriga para baixo. Isso ajuda a comprimir o abdome, os bebês adoram! Outra posição que ajuda a reduzir as cólicas é a ?barriga com barriga?, quando o bebê fica deitado sobre o peito do adulto. Só não vale dormir!

Passo a passo da Shantala para reduzir cólica

Caso opte pela Shantala, aprenda, no slideshow a seguir, como fazer os 5 principais movimentos da massagem no bebê.

Iniciar slideshow

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais »

contato: contato@cursoshantala.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS