Carregando pagina

Beleza > Estética

Dicas de maquiagem para o ano novo

Confira passo a passo para deixar o visual bonito e mais duradouro

 
Imagem: Divulgação

Se você vai comemorar a virada de ano em grande estilo - seja na praia, em casa ou em uma festa - é importante investir na maquiagem certa para o visual ficar bonito e durar a noite toda. Segundo o maquiador da Natura, Marcos Costa, preparar a pele e usar os produtos certos é o segredo para o look não derreter na celebração do reveillon.

"Base, corretivo e pó facial sustentam o visual por muito mais tempo. Muita gente acha que quem mora em cidades quentes não deve usar esses produtos, pois eles derretem com o calor, mas é justamente o contrário. A base, por exemplo, deve ser aplicada em todos os tipos de pele, inclusive as que estão bronzeadas. Esse produto uniformiza a cor do rosto, protege de agentes externos, mantém a hidratação e ainda fixa os outros tipos de maquiagem que serão aplicados em seguida", ensina Marcos.

Ritual de beleza

O especialista reforça que para garantir uma maquiagem duradoura, primeiro é fundamental lavar o rosto com água e sabonete para retirar as impurezas. Depois aplique uma base no mesmo tom de sua pele. Se quiser esconder alguns defeitos, como olheiras, manchas ou marcas de espinha, aplique o corretivo nessas regiões. O especialista orienta que as donas de pele mista ou oleosa finalizem a preparação da pele, aplicando um pó facial.

"Para ajudar ainda mais na fixação da maquiagem, recomendo o uso do primer. O produto, que é uma espécie de base transparente, prolonga o efeito do make e reduz a oleosidade da pele. Basta passá-lo antes de aplicar a maquiagem no rosto. Já sprays finalizantes não costumam apresentar muita eficácia", orienta o maquiador.

Apesar de todos esses cuidados, ainda assim você poderá precisar retocar a maquiagem durante a festa. O especialista ensina o que não pode faltar na bolsa para casos de emergência com o visual. "Leve sempre pó facial, lenços de papel para remover a oleosidade e um pincel com hastes flexíveis, caso o olho borre e você precise alcançar aquele cantinho para limpar o excesso de rímel ou lápis. Também é bom colocar na bolsa o mesmo batom ou gloss que usou antes de sair de casa. Esses produtos servem como primeiros socorros e não ocupam tanto espaço", aconselha Marcos.

Cores do verão

Quem mora em cidades mais quentes costuma optar por uma maquiagem leve. O maquiador informa que apesar dos tons nudes, como marrom e bege, nunca saírem de moda, dá para ousar no make de ano novo. Confira abaixo algumas sugestões de cores que estão na moda e podem combinar com seu tipo de pele.

  • Pele bronzeada - No Brasil, o réveillon acontece durante o verão e, por isso, muita gente costuma estar bronzeada na festa de fim de ano. Se esse é o seu caso, use nos olhos cores cítricas em tons quentes, como rosa e lilás. "Quem está bronzeado deve usar uma base mais escura que o seu tom natural de pele. O objetivo é igualar o rosto com a cor do corpo", informa o maquiador.
  • Pele negra - Para garantir um visual luminoso, aposte nas cores vibrantes para os olhos e use um blush rosa. Outra opção é usar batom vermelho para destacar os lábios. Nesse caso, basta preparar a pele com base, corretivo e pó facial. "Quando destacamos os lábios não é necessário pintar os olhos também. Negras com boca mais fina devem usar um gloss vermelho transparente. Quem tem lábios grossos não precisa ter medo de ousar e aplicar um batom vermelho ou rosa para destacar essa parte do corpo. O resultado fica incrível", comemora o especialista.
  • Pele branca - O tom dourado é ideal para quem tem a pele muito clara ou rosada. Aposte em sombras nessa tonalidade, como amarelo e bronze. Quem preferir, pode somente preparar a pele com base, corretivo e pó fácil e depois usar um delineador azul nos olhos. Para criar um efeito natural nas maças do rosto, misture blush bronze com rosa. "Basta dar um pincelada nas duas cores e depois aplicar na face", ensina Marcos.
  • Pele amarela - Esse tipo não pertence só às orientais. No Brasil, muitas mulheres apresentam pele amarela, por conta da miscigenação entre diferenças raças. Se esse é o seu caso, use nos olhos cores frias, como rosa, azul, lilás ou pêssego. Evite os tons dourados, como amarelo, marrom e bronze, que deixam o rosto sem vida. Para destacar as maças do rosto, aposte na mistura de blush bronze com rosa. "Essa mistura é muito feliz, pois contrasta bem com peles nessa tonalidade. Use sem medo de errar", sugere o maquiador.

Escolha a maquiagem certa para você

Segundo Marcos Costa, é importante provar a maquiagem antes de adquirir um produto. O especialista ensina que a pessoa deve usar diferentes tons de base, pó e corretivo, para ver qual mais se aproxima de seu tom natural de pele. Além disso, é importante respeitar seu estilo na hora de escolher as cores.

"Maquiagem é o principal complemento da roupa. Por isso, use aquilo que realmente combina com você. E essa dica vale para todos os produtos, como batom, blush e sombra", pontua.

Passo a passo para inspirar

Se gostou das dicas, mas mesmo assim ainda não sabe como colocá-las em prática, clique no slideshow abaixo e confira uma sugestão de maquiagem para o réveillon, com as cores azul e prata. Basta seguir sete passos sugeridos pelo maquiador Marcos Costa para começar 2016 mais bonita e, principalmente, com muito estilo.

Iniciar slideshow

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS