Equipe Personare
Por Equipe PersonareLeia em 2 min.23/01/2012 Atualizado em 27/07/2018

Dicas de alimentação para o verão

Aprenda receitas que protegem organismo dos efeitos do sol e do tempo

Dicas de alimentação para o verão

Quase todo mundo já ouviu falar sobre a importância de proteger a pele dos estragos causados pelo sol. No entanto, mais do que fazer uso do filtro solar, é preciso adotar um cardápio saudável no verão. De acordo com a nutricionista Flávia Morais, alimentos ricos em antioxidantes, como tomate, peixe, cacau e melancia, podem deixar a pele livre de manchas e queimaduras.

“A exposição aos raios solares UVB gera radicais livres, que facilitam o surgimento do envelhecimento precoce, queimaduras, manchas e câncer de pele. A boa notícia é que, nos últimos anos, diversas pesquisas e estudos vêm comprovando que os antioxidantes podem reduzir e neutralizar a ação maléfica desses radicais. É por isso que quando falamos de proteger a pele, a alimentação é tão importante quanto o protetor solar que usamos”, compara a especialista, que trabalha na rede Mundo Verde.

A nutricionista ensina que os alimentos antioxidantes devem ser ingeridos todos os dias. Segundo Flávia, é recomendado o consumo diário de cinco porções de frutas, verduras e legumes, ou de três xícaras de chá verde. “Nos dias quentes, também devemos beber muito líquido, para evitar a desidratação. Além disso, escolha alimentos preparados com cuidado e higiene, pois as altas temperaturas do verão facilitam a deterioração da comida”, aconselha a especialista.

Alimentação equilibrada com cuidados anti-idade

Confira abaixo as propriedades de alguns alimentos ricos em antioxidantes que, além de protegerem a pele dos efeitos do sol, ainda prolongam a juventude.

Frutas coloridas (melancia, amora, uva, ameixa, mamão e tomate)

ricas em betacaroteno e licopeno, protegem a pele e ainda garantem um bronzeado mais bonito e uniforme. Use o tomate em molhos, as frutas para o preparo de sucos ou como opções de lanches entre as refeições.

Peixes

contêm Ômega 3, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Ajuda a diminuir a vermelhidão causada pela exposição ao sol. A sardinha pode ser uma boa opção no verão.

Cacau

rico em flavonóides, protege a pele do sol e evita manchas. Pode ser usado salpicado sobre a salada de fruta ou em iogurtes.

Chá verde

contém polifenóis, que protege a pele contra os danos causados pela exposição moderada ao sol.

Aprenda duas receitas que ajudam a deixar você mais jovem e saudável:

Salada de quinua e salsa

Ingredientes

  • ¾ de xícara (chá) de quinua lavada e escorrida
  • 1/3 de xícara (chá) de salsinha picada
  • 1 pepino pequeno descascado e cortado em cubos
  • suco de ½ limão
  • 3 colheres (sopa) de azeite extravirgem

Modo de preparo

Em uma panela grande, coloque um litro de água para ferver. Junte a quinua, tampe a panela e abaixe o fogo, cozinhando por 15 minutos ou até que a quinua fique macia. Em seguida, escorra a quinua e deixe esfriar. Misture os outros ingredientes e sirva.

Dica

Esta salada pode ser feita com antecedência e servida em temperatura ambiente.

Gelatina de romã

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de água
  • 500 ml de suco de romã
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 2 colheres (sobremesa) de agar-ágar
  • 1 xícara (chá) de uvas sem caroço, cortadas ao meio
  • açúcar demerara a gosto

Modo de preparo

Em uma panela, misture a água, o suco de romã, o suco de laranja, o agar-ágar e o açúcar demerara. Mexa até dissolver o açúcar e o agar-ágar. Em seguida, leve ao fogo até levantar fervura, mexendo de vez em quando. Cozinhe por 5 minutos. Divida as uvas sem caroço em 8 taças e complete com a mistura de suco de romã, laranja e agar-ágar. Leve à geladeira por 3 horas e sirva.

Imagem: Divulgação.

Equipe Personare

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.