PUBLICIDADE

Saúde e Alimentação > Emagrecimento

Dez mitos das dietas para perder peso

Dicas ajudam a adotar hábitos mais saudáveis para enxugar a silhueta

Por: Melissa Setubal

 

Atualmente existem diversas fórmulas e formas para perder peso. E muitas delas replicam informações que são tidas como verdades absolutas e continuam a ser repassadas como regras, mesmo que muitas pessoas tenham se frustrado com a ineficácia delas.

Se você conhece ou já passou por uma situação desse tipo, veja abaixo alguns destes mitos e experimente lançar um novo olhar sobre a forma de fazer uma dieta.

Mito 1: você deve comer a cada 3 horas, de 5 a 6 vezes por dia

Ter fome o tempo todo e precisar lanchar várias vezes entre as refeições significa que você não está ingerindo os alimentos que sustentam sua energia. A não ser que você tenha um trabalho que exija esforço físico pesado, comer várias vezes por dia apenas vai sobrecarregar seu sistema digestório e pode contribuir para o ganho de peso e para estressar seu organismo.

Saber qual é o seu tipo de metabolismo é essencial para você acalmar a fome da forma mais correta para seu organismo. Segundo John Douillard, autor de "The 3-Season Diet", comer três boas refeições por dia deve ser mais que suficiente. Basta saber quais são os alimentos que são ideais para o seu tipo físico.

Mito 2: salada é a melhor comida para dieta

Aquela alface branquela pode não ter calorias, mas também não tem praticamente nada de nutrientes, e seu corpo vai continuar com fome. Definitivamente as folhas, principalmente as verde-escuras, como rúcula, agrião, couve e escarola, devem fazer parte de nossa alimentação diariamente.

Mas almoçar salada vai lhe deixar sem energia durante a tarde, e é isso que faz você atacar doces, biscoitos e chocolates. Por isso, um bom prato de arroz integral, feijão e raízes como batata-doce, inhame, rabanete e mais folhas verdes, quando consumidos diariamente, são a melhor opção para ter energia o resto do dia e nem pensar em doces. Veja mais sobre porque contar calorias não é a melhor estratégia para dieta.

Mito 3: café com adoçante e refrigerante diet são as únicas bebidas permitidas

Não existem escolhas piores para quem quer perder peso do que bebidas ricas em cafeína e adoçadas artificialmente. É comum procurarmos estas opções para ter mais energia, sem precisar consumir mais calorias. Mas o que estas duas substâncias fazem é justamente alimentar o mecanismo do estresse e do ganho de peso.

Água sempre é a melhor opção. Deve ser a primeira coisa que você ingere pela manhã e é aconselhável que você beba bastante o líquido , durante o dia inteiro, principalmente quando sentir fome, cansaço, inchaço e qualquer desconforto. Prefira consumir a água em temperatura ambiente, para que tenha um efeito desintoxicante em seu organismo. Se a água estiver gelada, o corpo tem que se dar ao trabalho de primeiro adequá-la à sua temperatura, causando uma espécie de "estresse", como um choque térmico. E se precisar de uma ajudinha na energia ou para esquentar, use o chá verde e as infusões de ervas.

Mito 4: você não pode cometer nenhum deslize na alimentação, senão precisará compensar na academia depois

Tentações estão em todos os lugares, e os momentos de socialização são sempre acompanhados de comidas e bebidas que sabemos não serem as melhores escolhas de alimentação. Então, escolhemos entre fazer parte da turma e sentir culpa depois, ou muitas vezes nem participar para não sair da dieta.

Considere a dieta do 90/10, ou seja, 90% das vezes faça escolhas conscientes de alimentação, e durante os outros 10% do seu tempo escolha priorizar as relações e o contexto emocional, quando não há opções tão saudáveis assim. Escolha comer aquele pedaço de bolo de chocolate quando estiver em uma situação alegre e social, ao invés de se proibir o tempo todo e acabar engolindo um bolo inteiro escondido em casa, cheio de culpa num momento de carência. E se a vontade de comer doce e chocolate bater, experimente preparar um brownie rápido e fácil de fazer. É uma forma de comer chocolate e ainda ficar dentro dos 90%!

Mito 5: você tem que malhar loucamente todos os dias

Exigir o máximo do seu corpo todos os dias não é a melhor estratégia para perder peso, ainda mais se apertar os botões do controle remoto da sua TV, no sofá, era seu esporte anterior. Principalmente as mulheres devem variar os tipos e a intensidade dos exercícios, de acordo com seu ciclo menstrual, fazendo atividades como caminhadas e yoga leve quando estiverem menstruadas. Os exercícios mais exigentes devem ser feitos na metade do ciclo.

Mito 6: só é possível perder peso na academia ou com um personal trainner

Mexer o corpo é uma premissa para qualquer pessoa que queira perder peso ou manter sua saúde em dia, mas isso não significa necessariamente ter que se matricular em uma academia. A primeira iniciativa deve ser incluir mais movimento no seu dia-a-dia, desde subir e descer mais escadas, caminhar ou usar bicicleta ao invés de sair de carro, fazer o trabalho doméstico mais pesado, ou simplesmente divertir-se dançando em casa, brincando com as crianças ou os cachorros.

Mito 7: dieta apenas diz respeito ao que comemos

Não importa qual é a motivação que fez você começar a dieta, no final das contas tudo se resume a querer ter mais saúde física e ser mais feliz. Então, por que acabamos focando só na parte física, quando no fundo estamos é buscando aceitação, atenção, alegria e amor? Tomar consciência dos demais aspectos da sua vida é item fundamental para qualquer transformação que quisermos colocar em prática.

Joshua Rosenthal, fundador do Institute for Integrative Nutrition, destaca a importância da Alimentação Primária, ou seja, o que nos nutre além da comida. Pode ser uma carreira inspiradora; estar cercado de pessoas que lhe dão amor, carinho e atenção; ter alguma prática espiritual, de conexão consigo mesmo; ou ainda fazer algum tipo de atividade voluntária. Muitas vezes comemos para preencher o vazio ou lidar com as frustrações de alguma dessas outras áreas de nossas vidas. Portanto, antes de fazer sua próxima refeição, tome consciência como a qualidade e a quantidade de comida que você vai ingerir está refletindo tudo isso, e, assim, faça a melhor escolha que puder fazer no momento.

Mito 8: o peso corporal é a melhor forma de saber se uma dieta está funcionando

Muitos já sabem que se pesar, principalmente com frequência, não é a melhor estratégia para nos motivarmos a continuar na dieta. Nem sempre a balança vai mostrar os ganhos que tivemos ao mudar nossa alimentação e estilo de vida. Tudo bem que caber novamente em roupas menores faz parte das conquistas, mas melhor ainda se você determinar metas mais significativas, antes mesmo de começar a dieta, relacionadas a ter mais energia e disposição, mudanças no humor e no corpo, além da incorporação de novos hábitos saudáveis.

Mito 9: dormir é para preguiçosos e você deve se manter sempre em atividade para perder peso

Dormir bem é item essencial para a recuperação do corpo. Se você dorme menos de oito horas por dia ou tem uma qualidade de sono ruim, isso aumenta a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que leva ao aumento de peso e a uma fome incontrolável. Faça uma boa higiene do seu sono para garantir corpo e mente relaxados durante o dia.

Mito 10: o espelho é inimigo mortal

É comum, quando buscamos perder peso, olharmos no espelho e ter uma enxurrada de pensamentos desgostosos sobre a imagem que vemos. Já ouviu a expressão que "nosso pior inimigo mora dentro de nós"? Nossa mente, recheada de crenças limitantes criadas a partir de experiências de vida, é a criadora e, ao mesmo tempo, a solução sobre seu peso e sua saúde. Mais que reeducar nossa alimentação, reprogramar a mente é a chave para transformarmos o comportamento que nos leva tanto ao sobrepeso.

Sobre isso, Louise Hay, autora de "Você pode curar sua vida" (Ed. Best Seller), diz que afirmações diárias na frente do espelho podem ser muito úteis. Ela sugere para quem quer emagrecer a seguinte afirmação: "Eu estou em paz com meus próprios sentimentos. Eu estou seguro/a de onde estou. Eu crio minha própria segurança. Eu me amo e me aprovo".

Lançamento da autora

Comer saudável é mais fácil do que imagina. Nosso serviço de SMS envia diariamente para seu celular dicas e receitas para transformar sua alimentação sem perder em nada o prazer de comer.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Melissa Setubal

Profissional pioneira em Saúde Integrativa no Brasil, usa a alimentação de forma terapêutica para resgatar a harmonia dos órgãos e dos hormônios femininos. Saiba mais »

contato: melissa@melissasetubal.com
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS