Carregando pagina

Beleza > Estética

Desvende suas dúvidas sobre cabelos

Confira dicas de especialistas sobre queda, tintura, corte e mais

 

Especialistas como cabeleireiros, dermatologistas, médicos e hairstylist desvendaram os mitos sobre escova progressiva, queda dos fios, tinturas, oleosidade, corte, entre outros.

Descubra nas categorias abaixo se secador estraga os cabelos, como cobrir os fios brancos, qual a melhor forma de domar os cabelos cacheados e muito mais! A partir de agora você não terá mais desculpas para não deixar seus fios bonitos e saudáveis.

Escova Progressiva

A escova progressiva estraga o cabelo com o tempo? Qual é o tempo de intervalo ideal para refazer o procedimento?

Márcia Scazuzo, cabelereira do salão Werner - Se a escova for feita com bons produtos, o cabelo não sofre qualquer tipo de dano. Por esse motivo, é importante escolher um profissional de sua confiança, afinal, se o cabeleireiro ultrapassar a medida certa da química, o cabelo pode sofrer danos como quebra e queda dos fios.A progressiva cria uma espécie de capa para o fio, que sai no decorrer das lavagens. Por esse motivo, o ideal é fazer esse tipo de escova a cada três meses, sem esquecer de hidratar os fios quinzenalmente.

O secador retira mais rápido o efeito da escova progressiva?

Márcia Scazuzo, cabelereira do salão Werner - Não. Na verdade, lavar o cabelo todos os dias é o que acelera o sumiço do efeito da escova. O shampoo, especialmente os antirresíduos, limpam o fio do cabelo, retirando mais rapidamente a escova.

Pintura

Cabelos lisos e cacheados devem ser pintados de maneira diferenciada?

Eduardo Miyazaki, visagista e terapeuta capilar do Red Door Salon & Spa - Sim. Os cabelos lisos podem ser coloridos facilmente com técnicas conhecidas em todos os salões. Já nos cacheados existem áreas onde o cabelo ondula para dentro ou para fora. Essas ondulações precisam de uma concentração maior de cor, principalmente nas áreas que refletem o brilho.

Qual a melhor tinta e maneira para colorir os cabelos brancos?

Will Felipe, Hair Design do MG Hair Design - A maioria das pessoas aplica a tinta de sua preferência, diretamente nos fios. Na verdade, esse procedimento só maquia os cabelos brancos e depois de quinze dias e algumas lavagens eles aparecem novamente. Sendo assim, o ideal é que você primeiro use uma cor base (tonalidade parecida com a cor natural dos seus fios) e depois aplique por cima a cor de sua preferência. Isso fixa a tinta e aumenta a durabilidade. Dica: uma opção para ter uma coloração permanente é o produto Imédia Excellence, da L´oreal Paris.

Há anos pinto meus cabelos e agora os fios estão caindo. Interromper a tintura melhora o problema?

Luciano Barsanti, médico tricologista - Existe um mito de que o tingimento faz cair cabelo ou provoca afinamento dos fios. Isso não é verdade. Quando o cabeleireiro é treinado e o produto usado para pintar é liberado pela Anvisa, não existem riscos para os fios. E atualmente a maioria das tinturas é de qualidade. No entanto, é importante respeitar um espaço mínimo de 30 dias entre os processos de tingimento. Converse com o profissional que cuida dos seus fios e peça para ele usar um produto que atue como reconstrutor ou cauterizador dos cabelos.

Corte e secagem

Para quem faz escova toda semana, qual a melhor forma de usar o secador nos fios?

Márcia Scazuzo, cabelereira do salão Werner -O ideal é utilizar o secador para retirar o excesso de água dos fios. Ao secar, não é recomendável deixar o secador parado durante muito tempo sobre o cabelo, já que existe chance de queimar as madeixas. A secagem correta é feita quando o secador acompanha o movimento da escova. A pessoa pode fazer escova toda semana, desde que tenha o hábito de hidratar os fios a cada sete dias e aplicar um protetor térmico nos fios, antes de fazer a escova. Dica: o Creme Reparador Termo-Protetor de Elsève Reparação Total 5 protege os fios do calor da chapinha e da escova.

Cortar o cabelo com máquina faz os fios ficarem mais grossos ou perder a boa aparência?

Gabriela Casabona - dermatologista - Não. Na verdade, quando depilamos com cera, a raiz fica fraca e o pelo grosso afina. Já o ato de raspar o cabelo não o deixa mais grosso e os fios voltam à sua estrutura original depois de crescerem.

Chapinha prejudica o cabelo?

Luciano Barsanti, médico tricologista - A chapinha pode provocar uma lesão irreversível no bulbo capilar (fábrica do fio). Esse dano ocorre por meio do ato de puxar o cabelo e pela alta temperatura da máquina. Quando passa a chapa quente e pressiona o cabelo, você permite a abertura da camada mais superficial do fio, chamada de cutícula, que é semelhante à escama do peixe. Essas camadas abrem, dificultando o ato de pentear e aumentando o frizz. Por esse motivo, aconselho você a evitar a chapinha.

Queda

Transpiro muito na cabeça e tenho pouco cabelo na parte superior, especialmente na frente. O suor provoca a queda de cabelo?

Gabriela Casabona - dermatologista - Na verdade o suor aumenta oleosidade e isso pode favorecer a queda, principalmente se há história genética na família.

Não sei o que está acontecendo com meu cabelo. Os fios estão caindo demais e já tentei usar vários cremes, tônico e não está adiantando.

Luciano Barsanti, médico tricologista - Sem a avaliação de um médico fica difícil estabelecer um diagnóstico preciso. As causas da queda são inúmeras: alteração hormonal, desequilíbrio emocional, lesões da glândula tireóide, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, deficiências nutricionais e também as chamadas alopecias de causa genética. Procure um médico de sua confiança para iniciar o tratamento mais adequado.

Crescimento

Existe alguma maneira de acelerar o crescimento dos fios?

Gabriela Casabona, dermatologista - A velocidade de crescimento é geneticamente determinada, mas o cuidado e a nutrição adequada podem ajudar a manter a velocidade original. Vale lembrar que algumas pessoas têm uma fase de crescimento curta, então o cabelo cai antes de atingir o comprimento desejado.

Aparência saudável

Como faço para combater a caspa?

Gabriela Casabona, dermatologista - O ideal é lavar bem o couro cabeludo e depois usar shampoos hidratantes.

Eu tenho um rosto redondo e adoro cabelos curtos. Gostaria de dicas para cortar o meu cabelo nesse tamanho, sem deixar meu rosto ainda mais redondo.

Will Felipe, Hair Design do MG Hair Design - No seu caso o corte deve ser feito no estilo moicano. O ideal é que as laterais sejam mais curtas, com um corte batido, enquanto o topo é mais comprido, com o comprimento até o começo da orelha. Esse estilo era muito usado nos anos 80 e agora voltou à moda. Além disso, esse corte diminui o volume dos fios.

Meu cabelo é muito fino e fica com um constante efeito "frizz". Queria que meus fios ficassem com um aspecto mais encorpado e brilhoso.

Luciano Barsanti, médico tricologista - A mulher passa por três fases na vida em que pode haver variação na estrutura capilar: puberdade, que geralmente vai dos 9 aos 13 anos; período após o parto; e o climatério, que pode começar aos 38 anos de idade e chegar até o estágio definitivo na menopausa. Nessas épocas, o cabelo pode apresentar variações na sua espessura, textura e até coloração. As variações hormonais também podem exercer influência nessa situação, assim como você pode estar passando por outros tipos de situação clínica. Para um diagnóstico preciso, é recomendável ouvir a opinião de um médico.

Eu tenho cabelo misto, com a raiz lisa e as pontas encaracoladas. Como deixar o cabelo equilibrado da raiz até as pontas?

Luciano Barsanti, médico tricologista - O cabelo cacheado geralmente tem aparência de seco. No entanto, se sua raiz é oleosa, seu cabelo certamente é oleoso. Devido à curvatura dos cachos, o óleo que sai de dentro do couro cabeludo não consegue fazer o looping, ou seja, dar a volta nos cachos. Por esse motivo, seu cabelo tem aspecto ressecado, mesmo sendo oleoso. A dica é fazer hidratações semanais, com produtos naturais que contenham na sua fórmula manteiga de karite, plantas como sálvia e prímula, extrato de rosas brancas e óleo vegetal de coco.

Qual a cor de mecha ou de luzes ideal para quem está ruiva? Tenho pele clara com sardas.

Eduardo Miyazaki, visagista e terapeuta capilar do Red Door Salon & Spa - Pessoas com o tom de pele clara, com sardas e cabelos ruivos, podem realizar a técnica de balayage surfer para dar um efeito tom sobre tom (um tom mais claro), nada muito radical. A técnica valoriza os cabelos, principalmente se o seu for ondulado ou cacheado.

Cabelos cacheados ou crespos

Meus cabelos são volumosos e cacheados. Qual a melhor opção para hidratar e pentear meus fios?

Will Felipe, Hair Design do MG Hair Design - Para pentear, opte pelo leave-in (hidratante sem enxágue) ou creme para pentear sem enxágue. Isso tira o volume dos cabelos e deixa os fios mais sedosos.Dica: Para cabelos cacheados e volumosos, uma opção é o Creme para Pentear de Elsève Hydra-Max Colágeno.

Existe solução para cabelos secos e com efeito frizz (arrepiado)?

Luciano Barsanti, médico tricologista - O ideal é que você seque o cabelo com secador, usando um produto chamado Leave-in (hidratação sem enxágue) ou creme pós-enxague com silicone, que funciona vedando a camada mais superficial do fio, chamada de cutícula, que é semelhante à escama do peixe. Depois da lavagem, seque o cabelo com uma toalha, aplique o Leave-in ou o creme e seque o cabelo com secador.Dica: uma solução para os cabelos secos é a linha Elsève Nutrição 10X, de L´Oréal Paris.

Meu cabelo tem muito volume e fiz luzes nele, mas agora está com aspecto "palha". O que faço?

Márcia Scazuzo, cabelereira do salão Werner - toda química agride os fios. No seu caso, para recuperar o aspecto saudável dos fios o ideal é fazer semanalmente cauterização, reconstrução capilar ou hidratação. Em casa, é importante usar silicone ou leave-in (hidratante sem enxágue) para seu tipo de cabelo.

Sou afrodescendente e meu cabelo é encaracolado. Não quero mais fazer relaxamento porque acredito que fios enrolados também têm seu valor. Como posso assumir minha identidade, sem deixar de ficar bonita?

Will Felipe, Hair Design do MG Hair Design - O ideal é usar produtos que deixam o cabelo mais pesado, como condicionador sem enxágue e leave-in (hidratação sem enxágue). Lave os cabelos com dois tipos de shampoos, passe o condicionador e depois use um modelador de cacho em creme ou leave-in para cabelos crespos.

Oleosidade

Meu cabelo é muito oleoso e fica com aparência pesada se eu ficar mais de três dias sem lavar a cabeça. O que fazer para ter fios mais bonitos e hidratados?

Luciano Barsanti, médico tricologista - É saudável que você lave a cabeça todos dias ou, se não for possível, em dias alternados. A glândula sebácea é a responsável pela produção do óleo do couro cabeludo e possui seborreceptores. Toda vez que o couro cabeludo está seco ou ressecado, a glândula produz mais óleo. Por esse motivo, é ideal que você use um shampoo seborregulador, neutro, com pouco detergente e PH entre 5,5 e 6,5. Esses dados podem ser encontrados no rótulo do produto.

O que causa a oleosidade? O que fazer para tratá-la ou diminuir sua ocorrência?

Luciano Barsanti, médico tricologista - O óleo em quantidade normal é útil para proteger couro cabeludo e fios. No entanto, o excesso de produção de óleo, chamado dermatite seborréica, provoca a caspa e a descamação. Nesses casos, é fundamental procurar um médico para indicar o shampoo mais adequado e o tratamento correto.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS