Carregando pagina

Carreira e Dinheiro > Vida Profissional

Descubra a cor ideal para seu negócio

Tons específicos atraem mais prosperidade e sucesso para empresas

 
Imagem: Dollar Photo Club

Tempos de crise nos fazem repensar em mudanças e novos caminhos, não é mesmo? Por conta disso, muitas pessoas estão indo atrás de novas oportunidades e abrindo seu próprio negócio. E para isso é preciso buscar novos conhecimentos, agregar valores, trabalhar fazendo a diferença e se reinventar o tempo todo. Este é o caminho dos novos empreendedores para tentar sobreviver em tempos de crise.

Pensando nisso, saiba que é possível usar as cores certas no seu negócio, no intuito de alavancar as vendas e ter mais prosperidade e sucesso. As cores podem ajudar novos empreendedores ou aqueles que querem buscar inovações e não sabem mais o que fazer para driblar a crise e prosperar."As cores podem ajudar novos empreendedores ou aqueles que querem buscar inovações e não sabem mais o que fazer para driblar a crise e prosperar."

Vale lembrar que as cores podem ser usadas de diversas formas, seja em materiais de divulgação, logomarcas, mídias sociais e até móveis e objetos de decoração - neste caso, se o seu empreendimento for físico. Com isso, você ainda proporcionará ao cliente uma experiência diferente, que vai agregar valor ao seu empreendimento. Afinal, as cores têm um forte impacto nas nossas vidas.

Confira abaixo algumas dicas de cores mais indicadas para cada tipo de negócio.

Empresas que comercializam alimentos

Se você possui um restaurante, vende doces ou salgadinhos para festas, inaugurou uma lanchonete ou trabalha em qualquer negócio voltado para alimentos, a cor laranja pode ser sua aliada, já que ajuda a abrir o apetite e ainda traz coragem para ousar e buscar novos desafios. Sendo assim, use o tom na fachada da loja, no cartão de visitas ou na logomarca. Seja seu negócio físico ou virtual, o importante é que a cor faça parte da identidade da empresa.

Outra possibilidade é usar pratos, copos ou jogos americanos nesta cor. Se quiser e fizer parte do seu negócio, venda bebidas na tonalidade laranja, como sucos, por exemplo (veja aqui uma receita de suco de laranja antioxidante).

Uma curiosidade é que o vermelho costuma ser muito usado em restaurantes, principalmente os orientais, e também em grandes marcas de lanchonetes. Apesar da cor potencializar a prosperidade, ela também satura e pode cansar. Por isto, o laranja é mais indicado para este tipo de negócio.

Empresas de beleza e/ou cosméticos

Já se você é dono de salão de beleza, clínica de estética ou spa, a dica é usar objetos coloridos dentro do seu estabelecimento, para trazer a energia de todas as cores e proporcionar alegria a clientes e funcionários, que serão impactados pela vivacidade do ambiente.

Geralmente esses estabelecimentos visam a trabalhar com a autoestima das pessoas e, por isso, é interessante optar por cores mais quentes como laranja, amarelo ou até mesmo vermelho e suas variações, como o rosa. Estas cores podem ajudar a deixar o cliente mais confiante, o ambiente mais descontraído e alegre, chamando atenção e atraindo as pessoas.

Caso estes espaços tenham salas de atendimentos individuais, utilize o verde nas paredes ou algum objeto que chame atenção nesta cor, pois ela equilibra, acalma e traz serenidade - isso fará com que os clientes tenham paciência diante de possíveis atrasos, além de deixar o ambiente com um clima harmonioso (saiba mais benefícios do verde aqui).

Se você fizer venda direta de cosméticos, maquiagens naturais e orgânicas, por exemplo, que estão muito em alta agora, aposte, também, na cor verde, em materiais de divulgação. Na publicidade, este tom é ideal para apresentar embalagens de produtos ligados à natureza, como fitoterápicos, pois a cor remete à natureza e transmite sensação de pureza ou algo natural.

Empresas de joias e/ou bijuterias

Neste segmento, geralmente os produtos remetem ao dourado, que é uma variação do amarelo. A cor traz uma ideia de glamour, mas o preto também oferece um ar de requinte, sofisticação e elegância. Sendo assim, aposte nestes dois tons em seus materiais de divulgação, decoração do espaço, logomarca, etc.

Empresas de tecnologia, games e/ou aplicativos

Geralmente este tipo de negócio demanda muita concentração e criatividade. Se for o caso do seu, aposte nas cores laranja e amarela, que trabalham essas questões. Caso desenvolva jogos eletrônicos, principalmente para smartphones, ou aplicativos de um modo geral, quanto mais cores usar na sua identidade visual, decoração ou material de divulgação, melhor. Aposte, principalmente, no amarelo nos próprios jogos ou aplicativos, pois o tom estimula o raciocínio, a criatividade e o foco.

Empresas de fotografia

Atualmente vem surgindo no mercado muitos fotógrafos especializados em imagens de bebês, crianças e gestantes. Neste caso, as cores mais indicadas são rosa, amarelo, e azul. Por serem suaves, dão um toque mais delicado aos materiais desses profissionais.

Caso atue mais fortemente em casamentos e ensaios fotográficos de casais, a cor preta é a mais indicada, pois transmite ao cliente uma ideia de glamour, requinte e elegância.

Vale reforçar que a utilização das cores deve ser harmoniosa e de acordo com o segmento de cada negócio (saiba mais aqui sobre o significado de todas as cores). O interessante é buscar uma consultoria para entender qual seria a cor mais indicada para sua empresa.

Eu não falei do seu negócio? É um segmento mais específico? Não tem problema. Se ficou curioso, mande para mim um email que posso ajudá-lo e pensar em um novo texto sobre o assunto. Meu endereço eletrônico pode ser encontrado na minha assinatura, no final deste artigo.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo. Saiba mais »

contato: solange@solangelima.net
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS