Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Cuide do outro, sem esquecer de você

Cinco atitudes que pode tomar hoje mesmo para cuidar melhor de você

 

Em nossa sociedade, as mulheres são educadas para serem cuidadoras. Preste atenção e você verá todas as mensagens que nos são passadas nesse sentido, desde a infância e os seus brinquedos para meninas: bebezinhos para embalar, panelas para cozinhar para a família de bonecas e por aí vai. As mulheres são reconhecidas por sua sensibilidade e capacidade acolhedora, sendo sempre incentivadas a desenvolverem papeis dentro dessa perspectiva. Você já notou que o público feminino costuma representar a maioria nas profissões de cuidado e zelo? São inúmeras as enfermeiras, babás, psicólogas, professoras, empregadas domésticas, terapeutas ocupacionais, manicures, nutricionistas... Todas responsáveis de alguma maneira em zelar pelo bem-estar, em gerar circunstâncias em que o outro é o centro dos seus cuidados.

Se nos aproximarmos mais dessas mesmas mulheres, provavelmente em muitas delas notaremos outra particularidade: uma usual dificuldade em cuidar de si mesmas. São exímias mestras em dividir o tempo com todos os afazeres que envolvem o seu compromisso com o outro, mas também mestras em encontrar as mais variadas desculpas para deixar de lado um compromisso consigo mesmas.

Essas cenas lhe parecem familiares? A mulher que aguenta firme uma dor por semanas, mas ao menor sinal de indisposição do filho o leva rapidamente ao médico. Aquela que desmarca uma sessão de massagem, que levou meses para ter coragem de se dar de presente, por pura sensação de culpa. A outra que dá milhões de conselhos para todas as amigas, mas deixa o seu caos pessoal para resolver depois.

E aí, vai seguir nesse roteiro que limita todo o seu potencial?

Hora de cuidar de você

É agora a hora de tomar sua vida nas mãos, assumir a responsabilidade de ser feliz e utilizar o talento do cuidado ao seu favor. Não se trata de egoísmo, mas de autoamor e autoestima. E não limite autoestima só a cuidar da aparência - ato que muitas vezes é mais uma faceta de querer agradar ao outro. Claro, cuidar da sua imagem faz parte do capacidade de autocuidado, mas não sempre vai mais além.

Aí vai uma breve lista de algumas maneiras para você começar se cuidar melhor:

  • Levar em consideração os seus sentimentos, seu mundo interno e investir em seu desenvolvimento pessoal, através de terapias, cursos, tratamentos, garantir espaços de expressão para você.
  • Ter mais momentos de lazer, com atividades que lhe façam realmente bem, que recarreguem as suas energias.
  • Investir em saúde: marcar consultas regularmente (o que inclui fazer os exames prescritos e retornar ao médico, combinado?), cuidar do cotidiano com uma boa alimentação e exercícios que deixem seu corpo em equilíbrio.
  • Cerque-se do positivo: tenha pensamentos positivos, busque a companhia de pessoas que se sintonizem nessa frequência, volte-se para o ângulo construtivo da vida e veja sua energia crescer!
  • Reservar momentos de silêncio: toda mulher que escuta o próprio corpo, sabe como são bem-vindos alguns de instantes de recolhimento e meditação!

Por qual item dessa lista você vai começar hoje mesmo? Cuide-se muito bem, mulher! Você merece!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Juliana Garcia

Master Coach, psicodramatista, palestrante, escritora e facilitadora visual. Seu trabalho é apoiar as pessoas a fazerem aquilo que amam. Realiza atendimentos e consultorias online. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS