Carregando pagina

Beleza > Estética

Cuidados com a pele nos dias frios

Combata o ressecamento e a desidratação, comuns nessa época do ano

 

A baixa temperatura, atrelada à pouca umidade do ar, pode contribuir para que a nossa pele apresente sintomas como ressecamento, desidratação e até vermelhidão e coceira. Da cabeça aos pés, vale adotar uma série de cuidados durante o outono e o inverno. Por mais que em um primeiro momento isso pareça trabalhoso, num futuro próximo seremos beneficiados por essa atenção dada ao nosso corpo.

Pouca gente sabe que mais de 80% da radiação ultravioleta que atinge a nossa pele durante a vida corresponde à exposição do dia-a-dia. E o rosto é a região que mais sofre com esses efeitos, inclusive nos dias frios. A dica é sempre usar protetor solar e lavar essa área com água fria. Um erro que muitas pessoas cometem é reaproveitar o hidratante corporal na face. O uso de buchas ou esponjas também não é recomendado para essa área tão sensível. O ideal é usar uma loção ou gel de limpeza, com ação mais profunda. Nada de dispensar o hidratante facial, ainda que você tenha a pele oleosa ou com acne.

É bastante natural que para nos sentirmos aquecidos no frio, tomemos aquele banho bem quente e prolongado, por exemplo. No entanto, isso é um problema para a saúde, já que resseca e deixa a pele mais sensível. A água quente retira toda a camada protetora (oleosidade) da pele, deixando-a sem barreiras naturais de proteção. Por esse motivo, banhos com altas temperaturas podem provocar coceira ou vasodilatação, caracterizada pelo avermelhamento e aquecimento da pele, podendo levar a uma piora de problemas já existentes como dermatites. Para ter uma pele bonita e com aspecto saudáveis, seu banho precisa ser curto e morno. Geralmente usamos a água entre 40º e 45º quando as temperaturas estão muito baixas, mas o ideal é que a água do banho não ultrapasse 36º.

Os cabelos também podem sofrer com a chegada dos dias frios. Nessa época do ano os fios perdem água e têm mais chance de ficar fragilizados, ressecados e com muitas pontas duplas. Para ficar livre desse incômodo, recomendo produtos de reparação intensa e que combatem a queda, ajudando na proteção das madeixas.

Hidrate o corpo

  • Para manter a pele saudável nos dias frios vale a pena fazer uso de um sabonete cremoso e com ingredientes hidratantes, como, por exemplo, os enriquecidos com aveia e manteiga de karité. Além de limpar a pele eles dão uma força à hidratação e evitam o ressecamento.
  • Para que os hidratantes corporais cumpram seu papel, a pele tem que estar limpa. A atenção neste quesito deve ser redobrada, mas é preciso prestar atenção para que a limpeza exagerada não tire o manto hidrolipídico, a camada de gordura que protege a pele das ações externas.
  • Além disso, preste atenção na alimentação. A ingestão de líquidos é uma das maiores aliadas para enfrentar os dias frios e deixar sua pele longe do ressecamento. Os alimentos que possuem agentes antioxidantes como frutas, verduras e legumes também são bem-vindos. Elas diminuem o estresse e elevam a energia do corpo e da mente.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Gabriela Casabona

Médica dermatologista, participou da equipe da primeira temporada do programa "10 Anos Mais Jovem", do SBT. Co-autora do livro Cosmiatria em Dermatologia, mantém consultório em São Paulo e colabora no Ambulatório de Laser da Faculdade de Medicina do ABC, Saiba mais »

contato: grcasabona@uol.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS