Rachel Lopes
Por Rachel LopesLeia em 7 min.01/04/2010 

Cozinhando com papai e mamãe

Desperte o mestre-cuca que existe em seus filhos e divirtam-se juntos

Desperte o mestre-cuca que existe em seus filhos e divirtam-se juntos

Cozinhando com papai e mamãe

Que tal tornar a refeição um momento de reunião familiar? Por que não juntar o útil ao agradável e ensinar seus filhos noções básicas de preparo de alimentos simples? Podem ser sanduíches, docinhos ou biscoitos. Qualquer coisa que incentive o lado mestre-cuca e desperte a criatividade e reforço de laços afetivos.

O ideal é trazer para a cozinha memórias afetivas especiais, pois este é um local onde o olfato e o paladar estão em grande foco. Todos nós temos recordações alimentares que podem ser passadas para as gerações seguintes, seja aquele bolinho que sua avó preparava, que pode ser transmitido aos seus filhos, ou outros quitutes que tragam alegria para o momento.

Cozinhar com papai e mamãe pode ser uma atividade lúdica, construtiva e base para outros momentos em comunhão. É importante escolher receitas que tenham a ver com o universo imaginativo das crianças, onde elas possam expressar seus sentimentos e ideias

É importante escolher receitas que tenham a ver com o universo imaginativo das crianças, onde elas possam expressar seus sentimentos e ideias

, como por exemplo, biscoitos decorados, cupcakes, bolos com cobertura, entre outros. Essa atividade funciona como um desenho para as crianças, uma forma de transpor para o mundo externo todas as vivências e projeções de seu estado interior. Por isso é tão importante o apoio e incentivo familiar nesta hora, especialmente se a criança apresentar dificuldades, pois é uma oportunidade de entrosamento familiar que pode servir de apoio para outras situações do dia-a-dia.

Confira uma sugestão de receita para cozinhar com seus filhos e divirta-se!

Cookies

Ingredientes:

1 xícara de manteiga

3/4 xícara de açúcar mascavo

3/4 xícara de açúcar

2 ovos batidos

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

2 1/4 xícaras de farinha de trigo

1 colher de chá de sal

2 xícaras de chocolate semi-amargo cortado em pedaços pequenos ou gotinhas de chocolate (encontrado em mercados e lojas de festas).

2 colheres de chá de essência de baunilha

Preparo:

Bata a manteiga na batedeira. Adicione o açúcar mascavo, o açúcar e os ovos batidos. Dissolva o bicarbonato de sódio em uma colher de água quente e reserve. Peneire a farinha de trigo e o sal e adicione à mistura, intercalando com a misturinha de bicarbonato de sódio reservada. Deixe misturar bem e, por fim, adicione o chocolate picado e a essência de baunilha. Leve a mistura ao forno na temperatura de 180 graus e corte em pedacinhos.

Bom apetite!

Rachel Lopes

Rachel Lopes

Rachel Lopes é chef de cozinha e possui descendência céltica portuguesa. Atua como terapeuta em Homeopatia, Cura Céltica, Sistemas Florais, Reiki, Frequências e Sistema Arcturiano de Cura Multidimensional, no Rio de Janeiro e em consultas online. Agendamentos por e-mail. Saiba mais: www.cozinhadojardim.com