Roberta Struzani
Por Roberta StruzaniLeia em 3 min.27/10/2014 Atualizado em 16/07/2018

Corpo firme e forte com Pilates

Modalidade facilita perda de peso e tonificação dos músculos

Corpo firme e forte com Pilates

Bastante popular hoje em dia, o Pilates é um exercício que possui as mais diversas finalidades. A modalidade esportiva começou a ser usada para controlar o peso e modelar o corpo, deixando-o da forma desejada. Atualmente, para todos aqueles que estão motivados e dispostos a alcançar o corpo ideal, o método pode ser uma excelente ferramenta.

Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, o Pilates é seguro para sua saúde física, auxiliando na correção da postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse. É uma excelente opção para emagrecer, já que acelera o metabolismo, resultando na perda de peso.

As atividades físicas convencionais tendem a trabalhar o emagrecimento por meio de uma atividade aeróbica, ou por meio da tonificação do músculo – como a musculação – para deixar o corpo firme e forte. No caso do Pilates, é possível obter os dois benefícios juntos: evitar a flacidez e perder medidas. No entanto, isso não significa que quem já é magro poderá perder ainda mais peso. Nesse caso, a pessoa somente substitui a gordura ruim do corpo, chamada de massa gorda, por uma massa magra. Isso deixa o corpo mais definido e a musculatura firme.

Atividade é fácil e preza qualidade

Normalmente, quando as pessoas estão empolgadas para iniciar novos hábitos em prol de um corpo em forma, podem não estar preparadas fisicamente para realizar uma atividade. O despreparo as leva rapidamente à exaustão, acarretando desmotivação ou sensação de incapacidade. Com o Pilates não existe este risco, já que os movimentos são realizados de forma fluente, com muita calma e poucas repetições. A eficiência do Pilates está na qualidade e não na quantidade, desta forma o praticante não cansa facilmente e consegue grandes resultados.

O Pilates pode ser feito no chão ou em aparelhos. Para alcançar os objetivos citados neste artigo ambas modalidades podem ser utilizadas. O importante é que qualquer atividade do Pilates trabalha a musculatura de dentro para fora, o que significa que os músculos mais internas serão trabalhados e o corpo estará mais forte e manterá este tônus por mais tempo.

Pilates contribui para uma melhor qualidade de vida

A maioria dos exercícios é feita na horizontal (deitado), seja no aparelho ou em solo. A diferença é que as aulas com aparelho costumam ser individuais. As molas dos aparelhos adaptam os movimentos a cada corpo e total supervisão do profissional. É uma excelente prática para quem já tem alguma lesão ou alteração postural. Já quando é realizado no solo, o Pilates pode ser feito em grupo. O que lembra muito o yoga, pois trabalha com exercícios de equilíbrio, respiração, fortalecimento e alongamento. Tudo isso é realizado tendo como base uma boa concentração. Portanto, a escolha só dependerá do gosto de cada um por cada forma de exercício. Seja no solo ou no aparelho, os resultados alcançados no Pilates serão os mesmos.

Com todos estes benefícios que o Pilates oferece, é possível alcançar um corpo malhado, músculos fortes, boa postura, barriga definida e sequinha, melhor capacidade da respiração e melhor tolerância à correria da rotina. Ou seja, todos os benefícios que você precisa para alcançar uma ótima qualidade de vida.

Como praticar

Para obter bons resultados é aconselhável praticar o Pilates de duas a três vezes por semana. O corpo costuma responder muito rápido à atividade. O tempo para alcançar a forma física desejada varia de individuo para indivíduo, de acordo com seu biotipo e metabolismo. Mas quando comparado com as demais atividades físicas o Pilates se destaca pela qualidade de seus movimentos e garantia da segurança do corpo e eficácia em cada exercício. As modificações no corpo são facilmente perceptíveis, deixando todos seus praticantes bem satisfeitos.

Vale lembrar que o Pilates é um esporte terapêutico, portanto todos os movimentos trabalhados nesta modalidade dispensam contraindicação. O exercício é adaptado pelo profissional para cada pessoa, seja ela atleta, idoso, mulher grávida ou até mesmo portador de alguma deficiência física. Tudo no Pilates é naturalmente adaptável.

Se o seu desejo é entrar em forma, não há mais desculpas para adiar os planos. O Pilates trará um resultado rápido, de forma segura e gostosa. E é por tudo isso que a modalidade vem se tornando uma atividade física tão querida para quem busca uma opção de vida mais saudável.

 

Roberta Struzani

Roberta Struzani

Terapeuta especializada em sexualidade e saúde ginecológica. Realiza atendimentos presenciais e online focados no autoconhecimento, na elevação da autoestima e na saúde do aparelho reprodutor feminino. Sua principal ferramenta de trabalho é o Pompoarismo.