Vitor Avanti
Por Vitor AvantiLeia em 3 min.17/06/2015 Atualizado em 29/05/2018

Cores de cabelo para o verão

Estação favorece o uso de tons quentes ou naturais

Cores de cabelo para o verão

Verão pede cores vivas e muita alegria. E isso também vale para seus cabelos. Na estação mais quente do ano, os tons em alta para suas madeixas são: dourado, vermelho e loiro platinado. Além disso, também estarão em moda cabelos com reflexos em mechas bem finas e mistura de tons, que dão um ar de profundidade nos fios. Se não gosta de ousar muito, ainda é possível apostar em cores mais clássicas, como o castanho e o preto, sem sair de moda.

Confira os tons que mais combinam com a sua cor de pele, e aprenda dicas valiosas sobre manutenção da cor, aplicação da coloração e mais.

Dourado

Simbolicamente associado ao ouro e à riqueza, esse é um tom majestoso para seus cabelos. Essa cor combina com peles bronzeadas de sol, especialmente quando é usada contrastando com mechas de cor marrom e castanha.

A cor também transmite uma imagem de elegância e delicadeza, e pode ser usada em cabelos curtos, médios ou longos. O importante é não exagerar no tom. Alguns truques realçam a cor, como a mistura de diferentes tons de dourado, que deve ser feita por profissionais. Geralmente, a manutenção desta tonalidade pode ser realizada a cada 45 dias.

Acobreado

Essa é uma cor quente, resultante da mistura exata do amarelo e do vermelho. Quando usada nas madeixas, sugere movimento e espontaneidade. Combina com pessoas de peles claras e cheias de personalidade.

No entanto, é importante ter cuidado na hora da aplicação. A coloração deve ser passada de baixo para cima: primeiro nas pontas e depois na raiz. Se fizer o contrário, corre o risco da raiz ficar muito clara e as pontas mais escuras. Esse tom precisa de muita manutenção, geralmente feita a cada 20 dias, porque desbota com rapidez.

Castanho

Essa cor, que lembra o marrom, tem seu nome em referência ao tom da casca da castanha. Sua tonalidade é uma mistura das nuances de terra e de madeira. A cor é global e cai bem em todos os tons de pele, principalmente se for mesclada com tons dourados em alguns fios.

Geralmente o tom é indicado para quem não gosta muito de arriscar na tintura, e ainda transmite uma imagem de confiança. Para fazer a manutenção da cor geralmente são feitas algumas hidratações no cabelo, a cada 20 dias, já que o castanho não exige muito do cabelo. Um truque legal é fazer um banho de brilho nas madeixas a cada dois meses.

Vermelho

Quando usado nos cabelos, o vermelho costuma transmitir uma imagem de força e dinamismo. Essa cor quente tem tudo a ver com o verão, pois é cheia de vida. O tom combina bastante com peles brancas, levemente douradas e escuras. Além disso, é ideal para pessoas com muita personalidade.

Mas é preciso cuidado na hora de aplicar essa coloração, para que a raiz não fique mais clara que as pontas. No caso de tons claros, primeiro aplique a coloração no comprimento dos fios e, por último, na raiz. A coloração vermelha pode variar entre muitos tons, indo do mais claro ao mais escuro. A manutenção dessa cor deve ser feita a cada 20 dias.

Platinado

O platinado é um tipo de loiro muito claro, que lembra a cor prata. Quando usada nas madeixas, costuma transmitir estabilidade, sucesso e distinção. Esse tom se adapta à maioria dos tons de pele, com exceção do escuro.

Essa cor está bastante em alta e pode ser misturada com tons dourados, vermelhos e acobreados, com intercessões entre as mechas, dando uma ilusão de profundidade aos cabelos. Mas vale lembrar que essa cor agride muito as madeixas, pois faz com que os fios atinjam ao máximo o nível de clareamento. Por esse motivo, os cabelos devem ser tratados por meio de um tratamento de reconstrução e hidratação, alternando os dois semanalmente.

Preto

Quando usado nos cabelos, o preto transmite um ar de sofisticação e elegância. Essa cor combina com peles brancas, escuras e rosadas. O tom possui uma fácil manutenção, que pode ser feita mensalmente.

Apesar disso, a cor não é indicada para cabelos masculinos, que podem amarelar com o tempo, além de sugerir uma imagem mais artificial.

Branco

Os cabelos naturalmente brancos são versáteis e possuem um diâmetro mais grosso. Por isso, é preciso tomar certo cuidado com o corte, deixando-o bem desfiado ou curto, o que está bastante em alta.

Apesar de naturais, os cabelos brancos também exigem manutenção, pois tendem a desbotar ao longo do tempo, ficando amarelados. Para evitar o problema, é importante fazer uso de shampoos azuis, vendidos em salões de beleza, que possuem agentes clareadores e evitam o amarelado dos fios.

Vitor Avanti

Vitor Avanti

Vitor Avanti é especializado em tendências de corte e cor, pelas academias europeias Toni&Guy e Vidal Sassoon, e viaja de duas a quatro vezes por ano para se atualizar sobre tendências na área.