Carregando pagina

Diversão > Cultura

Contos de fadas ajudam a identificar razão dos seus problemas

Confira histórias que trazem ensinamentos importantes para vida real

 
Imagem: Bigstockphoto

Você sabia que os problemas pelos quais passa na vida podem ter a ver com uma das histórias de contos de fadas? Mais do que entreter, esses enredos nos ajudam a identificar a razão de nossos conflitos e melhorá-los. Afinal, somos os heróis de nossa própria existência.

Histórias têm muito em comum com vida real

As histórias que amamos na infância têm um papel muito importante na estruturação da personalidade humana. É só pensar o seguinte: os contos de fadas tratam de assuntos muito comuns para a humanidade. Os heróis e heroínas enfrentam grandes obstáculos até alcançarem o triunfo contra o mal. Eles passam por muitas provas, que são verdadeiros rituais de iniciação, para encontrar a realização pessoal. E quem de nós não quer encontrar a própria realização? Quantos obstáculos enfrentamos na vida para alcançar o que desejamos? Seja uma casa nova, uma viagem ou um amor, todos almejamos algo. E por isso nos identificamos com histórias de heróis e heroínas.

Os personagens e as situações - mesmo parecendo absurdos - refletem medos, conflitos e sonhos que fazem parte do cotidiano do leitor.

Como identificar a relação dos contos com minha vida?

  • 1Escolha um conto que você gostava muito na sua infância, leia a história de novo (não vale assistir filmes, precisa ser leitura e, de preferência, da história original) e observe com qual personagem você se identifica. O que essa história tem, hoje, a ver com você? Ela se liga a algum conflito seu?
  • 2Caso não se recorde de nenhuma história ou não tenha nenhuma favorita, compre algum livro de contos de fadas. Existem várias coleções dos irmãos Grimm ou do Charles Perrault nas livrarias, que são voltados para os adultos. Leia as histórias e veja se alguma toca seu coração de forma mais intensa. Tente perceber o que as histórias lhe causam, quais são as sensações e sentimentos? Você se lembra de algo ao ler?

Os contos de fadas trazem uma sabedoria milenar. Vemos nossos conflitos espelhados neles e também a saída para esses problemas e o caminho para o amadurecimento. Clique no slideshow abaixo e confira alguns exemplos de histórias que possuem similaridades com a vida real e seus principais ensinamentos.

Iniciar slideshow

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Hellen Reis Mourão

É analista Junguiana e especialista em Mitologia e Contos de Fadas. Atua como psicoterapeuta, professora e palestrante de Psicologia Analítica em SP e RJ. Saiba mais »

contato: hellenmourao@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS