Carregando pagina

Alimentação > Comer Bem

Consuma chocolate na medida certa

Saiba o que levar em conta na hora de comer, considerando seu dosha

 

Ficar sem comer chocolate é uma tarefa quase impossível para a maioria das pessoas. Para comer sem culpa, evitar grandes arrependimentos, não ter reações alérgicas ou não engordar demais - devemos conhecer melhor as características desta substância e como ela reage com o organismo de cada pessoa, de acordo com o Ayurveda.

O chocolate é feito do cacau, ele é amargo e tem muitas propriedades medicinais. Pode funcionar estimulando a mente, oferecendo uma sensação de saciedade ou como afrodisíaco, além de ser levemente nutritivo. O alimento reforça ainda mais as características dos doshas vata (pessoas nervosas, agitadas, medrosas, inquietas ou com mente agitada) e pitta (pessoas que se irritam com facilidade, perfil de líder e que sentem muito calor).

Para o Ayurveda, os grandes vilões do chocolate são os tipos de gordura e a quantidade e tipo de açúcares utilizados na preparação. Quanto mais escuro o chocolate, maior a quantidade de cacau e, por consequência, mais saudável. Somente em excesso ele é prejudicial a nossa saúde.

Para não errar na hora de escolher seu ovo de Páscoa, evite principalmente chocolate branco (que na verdade não possui cacau em sua composição, apenas gorduras e açúcares), os trufados ou com recheio de mousse e amendoim, pois esses possuem muita gordura e são mais alergênicos.

O chocolate amargo é considerado o mais saudável. É feito do cacau puro, sem a adição das gorduras do leite, e contém alto teor de flavonoides - antioxidantes que combatem os radicais livres. Já os tipos "ao leite" ou branco possuem mais gordura adicionada.

Clique aqui e descubra qual é o seu dosha. Depois entenda o que levar em conta na hora de comer chocolate.

Pessoas Vatas

Muito agitadas, são altamente sensíveis à cafeína e desequilibram ainda mais sua mente e seu corpo com a ingestão do chocolate. O ideal é substituir este ingrediente por alfarroba em pó ou consumir pequenas quantidades semanais, cerca de dois quadrados pequenos de chocolate.

Pessoas Pittas

Nesse caso, o cacau acelera muito os batimentos cardíacos e aumenta o calor interno do corpo. Uma boa sugestão é misturar cardamomo em pó ao cacau.

Pessoas Kaphas

Tem maior anseio pelo chocolate, devido à combinação de sabores amargo e doce, além do efeito estimulante. Chocolates amargos e com pouca gordura e açúcar são os mais recomendados.

A dica é aproveitar o chocolate amargo e o cacau com cautela. Escolha marcas sem gordura hidrogenada e sem açúcar refinado. Uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física vão ajudar a diminuir a gordura armazenada pelos exageros da Páscoa.

Confira abaixo uma receita de bombom para deixar sua Páscoa mais saudável:

Bombom de coco

Ingredientes:

  • 1 batata
  • 100g de açúcar cristal orgânico
  • 100g de coco ralado desidratado sem açúcar
  • 180g de chocolate amargo (sem gordura hidrogenada)
  • 100g de coco ralado fresco

Modo de preparo:

  • Cozinhe a batata no vapor. Deixe esfriar completamente e depois amasse bem.
  • Misture o açúcar aos poucos à batata até formar uma calda líquida. Quando formar a calda, junte o coco ralado desidratado. Misture e leve à geladeira por 10 minutos.
  • Derreta o chocolate em banho-maria e reserve.
  • Misture a massa de batata com o restante do coco ralado e faça as bolinhas.
  • Coloque em uma fôrma ou recipiente, e cubra com o chocolate derretido. Para finalizar, salpique coco ralado ou cacau, e cardamomo em pó. Leve à geladeira por 2 horas.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Laura Pires

Terapeuta com especialização em herbologia, nutrição e culinária ayurvédica pela International Academy of Ayurveda. Saiba mais »

contato: buscadaessencia@yahoo.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS