Luiza Camargo Mendes
Por Luiza Camargo MendesLeia em 3 min.24/08/2017 Atualizado em 15/06/2018

Conheça os 9 tipos de fome

Experimente prática que ajuda a entender vontade de comer

Conheça os 9 tipos de fome

Você sabia que temos vários tipos de fome? Basta lembrar de alguns momentos de sua vida. Por exemplo, ao entrar em uma padaria e olhar a vitrine de doces; sentir o cheiro do pão sendo assado e o café servido; ouvir os sons que os alimentos provocam, como a crocância do pão; ou pegar algum alimento com a mão e perceber que está no ponto… Além de muitas outras sensações. Identificou-se com alguma delas? Isso por que ainda nem comentei do sabor dessas comidas, mas mesmo assim você já pode até estar com água na boca.

Temos algumas fomes e cada pessoa reage de uma forma a elas. Algumas fomes podem ser mais significativas do que outras. O ambiente e a situação em que estamos também influenciam nossa forma de comer. Ao todo, existem 9 tipos diferentes de fome. São eles:

OlhosNariz | Ouvido | Tato | Boca | Estômago | Células | MenteCoração

Conheci os tipos de fomes com a médica pediatra e professora de Mindful Eating, Jan Chozen Bays, em um treinamento que realizei com ela. Depois disso, em todo momento percebo como estão minhas fomes e qual está mais ativa naquele momento. Isso abre um leque de possibilidades e a curiosidade é um ingrediente essencial! Que tal experimentar?

Vou explorar cada uma das fomes nos próximos textos da série, mas abaixo ensino como identificar de onde vem a sua vontade de comer.

Como identificar suas fomes?

Antes de comer ou beber algo, pare um instante e perceba de onde está partindo a vontade. Por exemplo, o desejo de tomar um café pode ter surgido porque você sentiu o cheiro da bebida, um colega lhe chamou para conversar, sua boca começou a “salivar por um café”, é uma rotina tomar naquele horário, você acabou de ver alguém bebendo um cafezinho, etc.

Notando qual impulso lhe faz ter vontade de beber o café (ou comer um alimento, por exemplo), você poderá decidir se realmente o quer ou está no “modo piloto automático” – o que pode fazer com que consuma uma bebida ou alimento sem nem perceber ou realmente querer ingeri-lo. Identificar os estímulos auxilia a estar ciente para fazer suas escolhas.

Este exercício ajuda a conhecer mais sobre como você lida com suas fomes e, principalmente, como é sua relação com a comida. E poderá ampliar para todos os momentos que irá comer.

Mindful Eating mostra que comida pode ter vários significados na sua vida

O Mindful Eating, que podemos chamar de Alimentação Consciente ou Comer com Atenção Plena, convida a identificar e perceber suas fomes e sensações corporais, assim como os pensamentos e as emoções que estão relacionados ao ato de comer. Essa prática nos auxilia a aprender, perceber e respeitar as fomes: antes, durante e após as refeições.

Isso pode ser muito expressivo, pois a comida ganha outros significados quando praticamos o Mindful Eating, como acalmar, recompensar, entorpecer, distrair, procrastinar, entreter, seduzir e até punir. Estar ciente do tipo de fome e de como está se sentindo frente à comida lhe ajuda a escolher como responder nessa situação e sair do piloto automático.

Um dos intuitos desta prática é resgatar a sabedoria interna do corpo para nos direcionar a comer com prazer e também com consciência das nossas escolhas e de como a alimentação pode contribuir para o corpo. Quando olhamos as crianças pequenas podemos perceber que comem quando estão com fome e até ficarem satisfeitas. É uma sabedoria do corpo que, ao longo do tempo, pode ser distorcida pelas influencias da família, cultura, colegas. No entanto, podemos resgatá-la com a prática contínua de notar como está se sentindo antes, durante e após as refeições.

A prática do Mindful Eating convida a desenvolver uma relação benéfica com a comida e nos abrir para notarmos as sensações e o que nosso corpo e mente nos mostram.

Luiza Camargo Mendes

Luiza Camargo Mendes

Nutricionista, instrutora de Mindfulness, praticante de Meditação e Yoga, que encontrou no Mindful Eating um grande significado para sua atuação.