Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Compartilhe bom humor nas refeições

Sugestões simples para restabelecer o hábito de comer em família

 

Atualmente tem sido cada vez mais raro encontrar famílias que conseguem se reunir durante as refeições diárias. Ainda temos as lembranças da nossa infância, na casa dos nossos pais e dos nossos avós, quando almoçar e jantar juntos era um hábito normal. Ao tentarmos restabelecer esse hábito, pois no fundo sabemos o quanto é importante para a união da família, nos deparamos com muitas dificuldades. Hoje, as mulheres trabalham mais, as crianças começam a estudar mais cedo e ficam mais tempo longe de casa, o trânsito está mais lento, cada um tem um horário, uma rotina. Se não cuidarmos, come-se qualquer coisa, de qualquer jeito!

Mas a falta de tempo não precisa ser sinônimo de refeições sem amor"a falta de tempo não precisa ser sinônimo de refeições sem amor" . Porque nisso todos concordam: preparar e dividir um alimento é uma das formas mais claras e antigas de demonstrar carinho e afeto.

Um bom começo é que a família consiga chegar num acordo, no qual pelo menos em uma das refeições diárias todos possam estar presentes. Se nem isso for possível, pelo menos no final de semana. E aí, a falta de quantidade pode ser compensada pela qualidade. Não que seja necessário preparar banquetes para essas ocasiões, mas a comida do dia-a-dia pode ganhar um colorido a mais.

Gestos simples que fazem a diferença

Uma boa dica é dar nomes divertidos aos pratos mais repetidos em casa como: "assadão batuta", "arroz da primavera", "bolinhos chega mais", "maçãs das fadas", "panquecas do amor"... Qualquer coisa vale! Ao receberem nomes "íntimos" da família, os pratos simples ficam marcados de uma forma especial.

As crianças também apreciam muito fantasiar sobre os ingredientes, então você pode inventar especiarias malucas para justificar um bom tempero. "Neste molho eu coloquei estrelinhas raladas e sal feito por sereias"... Essa brincadeira rende muito e não tem fim!

Um gesto especial é preparar o prato preferido de alguém e dedicá-lo em voz alta à pessoa: "Hoje temos o frango preferido do papai; a sobremesa predileta da fulana" e assim por diante. Isso dá à refeição um ar de carinho que acaba agradando a todos.

Outra dica é enfeitar as travessas de uma forma não usual, ou ao servir a refeição nos pratos, fazer desenhos com a comida. Quem recebe um prato "customizado" valoriza ainda mais o alimento.

Aproveite também para usar aquela louça bonita, colorida e diferente. Guardar as melhores louças para as visitas é tão antigo quanto o tempo das nossas avós, aquele das refeições diárias em família!Hoje em dia temos que aproveitar e festejar os pequenos momentos junto com quem mais importa!

Quer mais dicas de como transformar seu dia?

Confira outras matérias do especial Mundo Mais Gostoso:

Torne seu dia mais leve e alegre - http://www.personare.com.br/revista/mundo-mais-gostoso/materia/408/que-tal-adocar-o-seu-dia

Lembranças da casa dos avós - http://www.personare.com.br/revista/mundo-mais-gostoso/materia/394/lembrancas-da-casa-dos-avos

Sorria e ilumine o seu dia - http://www.personare.com.br/revista/mundo-mais-gostoso/materia/398/sorria-e-ilumine-o-seu-dia

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Karin Fromm

Fisioterapeuta e psicoterapeuta, atualmente estuda medicina ayurvédica. Atende em consultório particular em São Paulo e mantém um blog sobre saúde e prazer. Saiba mais »

contato: karinffromm@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS