Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Como você reage aos seus sonhos?

Observe o contexto dos símbolos e entenda as mensagens do inconsciente

 

A maioria das pessoas já sonhou com água. Seja com a presença de uma onda imensa, um mergulho no mar, a existência de uma piscina, um rio ou uma praia no sonho. Será, então, que a água tem o mesmo significado para cada uma dessas pessoas?

Já abordamos aqui o quanto os sonhos precisam ser interpretados de modo simbólico e não literalmente, ao pé da letra. Agora chegou o momento de expandir essa visão, a fim de termos condições de entender cada vez melhor as mensagens do inconsciente. Para interpretar um sonho é necessário observar o contexto em que cada símbolo surge, tal como a água, assim como os detalhes que o cercam. E, principalmente, como reagimos no sonho a esse elemento e cenário. Porque o chamado "eu onírico" revelará muito sobre o comportamento que estamos tendo no dia-a-dia, pois ele está representando a nossa personalidade.

A água, por exemplo, tem inúmeros significados. Emoções, mulher, mistério, desconhecido, purificação, batismo, fonte da vida, flexibilidade e tantos outros. Qual destes é o mais apropriado para os nossos sonhos? Todos e nenhum. Ou seja, é importante inicialmente pesquisar as várias características - positivas e negativas - de um simbolismo, tal como a água. Por isso vale a pena ter um dicionário de símbolos - não um guia de sonhos, que costuma decretar que sonhar com água é traição ou coisa do tipo. Para interpretar um sonho, não podemos usar significados prontos e acabados, especialmente os fatalistas. Essa variedade de atributos para um símbolo nos incentiva a descobrir qual deles mais se adequa ao nosso sonho e a melhor mensagem para nós.

O que o sonho provocou em você?

Após essa pesquisa, será importante você avaliar qual a reação um determinado símbolo provoca em você. Há pessoas, por exemplo, que não sabem nadar e veem a água como algo perigoso, ameaçador, as remetendo ao afogamento. Outras adoram mergulhar, fazem natação ou mesmo trabalham com algum esporte aquático. Para elas, além de ser um elemento naturalmente presente em seu cotidiano, remetem a elas alguma questão profissional. A mensagem para estas poderá se adequar melhor ao que estão vivendo no trabalho, por exemplo.

Assim, os significados gerais e particulares para um símbolo surgido no sonho constituirão a matéria-prima que se unirá aos detalhes do contexto em que a água apareceu em sua experiência onírica. Por exemplo, suponha que o sonhador é um nadador profissional e a água encontrava-se com uma aparência suja e tinha pouco volume dela na piscina sonhada. Além disso, ele evitava nadar ali e acabou tropeçando e se machucando ao cair dentro dela. Vamos analisar o que isso pode significar?

Vinculando a água às emoções, isso pode indicar que ele está considerando algo ruim (sujo) dar vazão aos seus sentimentos (água) no trabalho com a natação. Acaba demonstrando pouco (quantidade pequena) suas emoções (água) na profissão. E isso gera, como consequência, uma experiência sofrida (ele tropeçando e se machucando ao cair na piscina) em seu dia-a-dia como nadador. A reação do "eu onírico" dele no sonho, de encarar a piscina suja e não querer se envolver com a experiência de mergulhar ali, é semelhante à de sua personalidade no seu trabalho diário como nadador.

Ao unir essas informações preciosas sobre um símbolo que sonhamos, nossa reação ao mesmo e os detalhes que estão presentes no contexto em que ele surge no sonho, teremos uma melhor capacidade de entender as mensagens que recebemos quase que diariamente de nosso inconsciente.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Yubertson Miranda

Yubertson Miranda é numerólogo, astrólogo e tarólogo e é graduado em Filosofia. Ama encontrar significado nos eventos do dia a dia. É autor das análises numerológicas do Personare. Saiba mais »

contato: yubertson-revista@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS