Cris Ventura
Por Cris VenturaLeia em 2 min.28/08/2014 Atualizado em 17/07/2018

Como usar fotos na decoração?

Dicas de Feng Shui ensinam forma certa de expor imagens

Como usar fotos na decoração?

O Feng Shui do Chapéu Negro, também chamado de Escola Americana, estuda e investiga a casa, seus símbolos e suas influências sobre os moradores. Há milhares de mensagens conscientes nos objetos, quadros, móveis, cores e imagens. Portanto, as fotos carregam uma forte energia – desde o momento em que foram tiradas até a sua exposição em determinados locais de uma casa.

E apesar de ser muito bom contemplar fotos decorando os mais variados ambientes de maneiras criativas, ousadas ou simples, a energia das imagens pode afetar o astral da sua casa e de seus ocupantes. Afinal, o registro do momento está ali repleto de memórias e simbolismos que emanam a energia da situação capturada. Por isso, o ideal é que as imagens expostas sejam de pessoas, lugares e momentos realmente felizes e verdadeiros. Uma boa dica é renovar sempre as fotos de porta-retratos, murais ou painéis, para que a energia também seja renovada, movimentada e atualizada. Veja algumas dicas de como usar fotos na decoração.

Fotos de família

Primeiramente, verifique as expressões das pessoas. Lembre se o motivo do encontro foi feliz e cheque se todos estão sorrindo e de olhos abertos na imagem, para transmitir a sensação de felicidade. Coloque as fotos em porta-retratos em torno de um objeto pequeno central como, por exemplo, um cristal ou talismã de proteção. Se for usar mais de uma foto de família na decoração, garanta também que elas se “olhem”. Se não quiser usar o objeto central, coloque as imagens em semicírculo, como se as pessoas estivessem conversando.

Fotos dos amigos

Selecione imagens de festas, celebrações e viagens. Tenha certeza de que a maioria das pessoas reunidas são realmente suas amigas ou pelo menos conhecidas. Se quiser expor fotos com pessoas variadas, vale montar um pôster ou um mural com diversas imagens em tamanhos diferentes, dispostas de forma criativa e misturada, como um mosaico.

Fotos de viagens

Opte por imagens de lugares encantadores, paisagens deslumbrantes ou destinos exóticos. Amplie essa foto e coloque-a num lugar de destaque, como a sala de estar ou uma parede de corredor.

Fotos de crianças

São indicadas para o guá da criatividade, mas se você não souber onde fica esse canto em sua casa, coloque as fotos dos pimpolhos na sala ou escritório, exceto no quarto do casal – para manter o clima de romance. Escolha sempre imagens de expressões e momentos alegres. E as fotos das crianças devem ser sempre renovadas, pois elas crescem e as fotos expostas devem acompanhar o desenvolvimento dos pequenos.

Fotos do casal

Para inspirar o clima de romance e estimular o relacionamento, decore o quarto do casal e os ambientes de maior permanência da dupla com fotos dos pombinhos. Aliás, tenha somente fotos do casal neste ambiente da casa – nada de imagens de família, dos filhos, de ex que virou padrinho de casamento ou de milhares de amigos – para que a intimidade e a cumplicidade do casal sejam bem cuidadas. No quarto, o que vale é preservar a intimidade, com fotos em que o casal expresse amor, união, sensualidade e felicidade.

Fotos de entes queridos falecidos

O melhor é deixar as fotos de pessoas falecidas (sejam membros da família ou não) em álbuns. Expor muitas imagens de pessoas que já se foram pode significar que você está muito ligado ao passado e não consegue viver no momento presente.

Cris Ventura

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.