Beth Vidal
Por Beth VidalLeia em 2 min.07/01/2019 

Como organizar banheiro: dicas práticas do que ter no local

Descubra como afastar a umidade e preservar a validade dos produtos

O banheiro é um local com excesso de umidade por conta do chuveiro que sofre variações de temperatura. O que você guarda embaixo da pia? Para facilitar a sua organização e a duração dos produtos, vou ensinar o que pode ser guardado ali, e também o que você deve evitar. Para começar a organizar banheiro, uma dica útil e simples: para afastar a umidade do armário, coloque saquinhos de gel sílica, giz branco ou um produto antimofo. Vamos lá?

O que guardar no armário do banheiro?

  • Produtos para o cabelo: xampu, condicionador e cremes de uso diário, pentes e escovas, prendedores e grampos, secador, chapinha, máquina de cortar cabelo, toucas de banho entre outros;
  • Rosto: lenços para retirar a maquiagem, lenços de papel, loções, cremes e maquiagens de uso diário;
  • Corpo: sabonete líquido e em barra, hidratante, óleo corporal, escova e pasta de dente, fio dental, lenços umedecidos, absorventes, cotonetes e papel higiênico;
  • Jogos de banho: deixe poucos jogos nesse armário para fazer o revezamento semanal;
  • Material de limpeza: tenha panos multiuso, que são ótimos para fazer a manutenção diária, junto com o produto específico para esse local.

Devemos verificar, regularmente, o prazo de validade dos itens armazenados neste local, pois é onde encontramos mais produtos com o prazo de validade vencido. Não é aconselhável fazer estoque no armário do banheiro. Coloque apenas dois ou três itens de cada um e faça a reposição quando for necessário.

Para facilitar a localização de tantos itens, separe-os por categorias. Coloque numa caixa ou cesta todos os produtos de cabelo; em outra, guarde o que for para o corpo e assim sucessivamente. Cole etiquetas de identificação para auxiliar na reposição dos produtos e para que sejam visualizados e manuseados com facilidade por todos os moradores da casa.

O que não guardar no armário do banheiro?

  • Remédios: quem nunca teve aquela famosa “farmacinha” no armário do banheiro? Os remédios podem sofrer alterações com a variação de temperatura. Na bula, consta a informação de que este não é um local adequado para armazenamento de medicamentos. Já a caixinha de primeiros socorros, com antisséptico, gaze, algodão e curativos podem continuar ali;
  • Perfumes: o prazo de validade pode diminuir quando são guardados num local como o banheiro. Mantenha-os nas caixas originais e coloque-os no armário do quarto ou numa penteadeira. Você terá seus perfumes com a fragrância original por muito mais tempo.

Agora que você já sabe o que pode, e o que não pode ser guardado no armário do banheiro, rumo à organização! Lembre-se, cada coisa no seu lugar!

Beth Vidal

Beth Vidal

É personal organizer e oferece consultorias no Rio de Janeiro para organizar a vida e os lares das pessoas, com técnicas inteligentes e soluções criativas. Sua primeira visita aos espaços é gratuita.