Carregando pagina

Você > Autoconhecimento

Como lidar com autossabotagem usando os dedos e 4 frases

EFT e Ho'oponopono limpam memórias negativas que geram conflitos e crises

 
Imagem: Pixabay, via Pexels

Neste conteúdo você aprenderá como usar duas técnicas simples, o EFT e o Ho'oponopono, que podem lhe ajudar a limpar crenças limitantes que geram crises na vida. Afinal, muito se fala de autossabotagem, que ela é causa de todos os seus problemas e a razão pela qual você não evolui na vida. Mas poucos param para questionar o que realmente este conceito quer dizer.

Você possui algum trauma mal resolvido?

Você possui algum trauma mal resolvido?
Não é o tempo que cura tudo, mas sim o que você faz com ele

A partir do momento que chegamos ao mundo, somos bombardeados por informações de todos os lados. É isto que nos faz aprender a falar, andar, comer e crescer. Contudo, a grande maioria das informações que assimilamos refere-se a crenças e valores transmitidos por nossa família e, posteriormente, pelo meio social. Passamos por experiências que são muitas vezes nomeadas pelo outro. Assim, compramos algumas ideias (pois não temos outra saída) e agimos a partir delas. Muitos traumas poderiam ser evitados se a situação fosse percebida e nomeada de outra forma. Mas as pessoas (neste caso, nossos pais) agem a partir de suas próprias crenças e, assim, vão perpetuando suas convicções e formas de agir diante da vida.

Quando nos tornamos adultos, todas estas experiências vividas estão bem gravadas, inseridas em nossa mente. Tal como um programa de computador, rodamos muitas vezes aqueles aprendizados em nosso inconsciente, sem perceber. Deixamos estes aprendizados serem nossos guias. Assim, uma experiência infantil que ficou com uma carga emocional negativa pode se reproduzir na vida adulta. Dessa forma acontece a famosa autossabotagem."Assim, uma experiência infantil que ficou com uma carga emocional negativa pode se reproduzir na vida adulta. Dessa forma acontece a famosa autossabotagem."

Vamos ao exemplo:

Imagine que quando criança você queria muito um par de patins, mas seu pai dizia que era cedo demais e que você ainda não era capaz de andar. Mas como você insistiu muito, seu pai cedeu. Na sua primeira experiência com os patins o pai estava ao seu lado, mas já um pouco impaciente com a relutância dele em te ver andar. Então, você começa bem, mas logo cai e se machuca. Seu pai, então, fica com raiva, pois você não tomou cuidado, e ainda afirma que já sabia que aquilo iria acontecer. Claro que este sentimento do pai nada tem a ver com você, mas com o medo dele mesmo de tentar e falhar, além de não conseguir lidar com essa situação. Mas ele não sabe disso, nem você. O que acontece é que você, então, além de ter se machucado, fica frustrado por não ter conseguido. Com isso, seu inconsciente fez um registro negativo desta situação. No futuro, pode ser bem difícil para você se arriscar em algo novo, seja no âmbito profissional ou pessoal. Talvez você esteja prestes a conseguir aquela promoção no trabalho e "sem querer" faz algo errado que faz com que a perca. Eis a autossabotagem!

+ Quais feridas emocionais você traz da infância?

Autossabotagem: quando o inconsciente quer proteger você

Percebe que, na verdade, seu inconsciente só quer lhe proteger? Ele registrou que houve uma experiência ruim no passado, quando você quis tentar algo novo, e agora não deseja vivenciar aquela situação de novo. Se fizermos uma análise das situações de conflito e crises em nossas vidas, certamente encontraremos padrões de autossabotagem ou crenças limitantes que se repetem nas mais diversas situações que vivenciamos.

+ Quais armadilhas inconscientes travam sua vida?

E como fazemos ao perceber a autossabotagem em ação?

  • Primeiro: percebê-la já é um grande passo. Caso contrário, pode-se ficar em uma posição de vítima, reclamando que nada dá certo para você, e isto apenas irá lhe paralisar ainda mais. Se sabemos que ela está ali para nos ajudar, mesmo que de forma equivocada, podemos até ter um pouco mais de complacência por ela e compaixão por nós mesmos.
  • Segundo passo: o próximo movimento seria, então, a busca por compreendê-la e não permitir que ela se repita mais. Mas como fazer isso?

EFT e Ho'oponopono limpam suas memórias negativas

A autossabotagem está registrada como uma memória nossa. Em alguns casos, precisamos ir até a memória de origem, identificar o sentimento e limpar com alguma técnica. Eu utilizo duas, o Emotional Freedom Techniques (EFT) e Ho'oponopono, que, ao meu ver, se complementam perfeitamente. Essas técnicas tratam as memórias com o respeito que merecem e limpam a carga negativa que existe em cada situação."Essas técnicas tratam as memórias com o respeito que merecem e limpam a carga negativa que existe em cada situação."

O EFT (Emotional Freedom Techniques) é uma técnica bem simples, que trabalha com alguns toques em meridianos específicos, visando realinhar o sistema energético e permitir que as emoções negativas sejam liberadas. Já o Ho'oponopono é um método havaiano utilizado para limpar o inconsciente, por meio de 4 frases: "Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato(a)". Assim, quando uma memória negativa emerge, podemos utilizar estas duas técnicas para fazer uma limpeza ou purificação.

No exemplo dado anteriormente, da memória de autossabotagem, poderíamos ir batendo nos pontos da EFT, relatando o problema atual que gerou o sentimento negativo, como se fossemos contar a alguém. Neste processo, podem surgir insights de outros eventos relacionados com aquele mesmo sentimento. Podemos ir seguindo estes insights até chegar à memória de origem. Assim colocamos em prática o EFT, para limpar a carga negativa, e incluímos os dizeres e outras palavras utilizadas no processo do Ho'oponopono para ajudar na limpeza.

Aprenda, no vídeo abaixo, como integrar as duas técnicas.

As memórias querem ser libertadas tanto quanto nós. Assim, a aceitação, o amor e a gratidão são peças fundamentais de todo este processo. Não há uma maneira de apagar os traumas e eventos negativos que vivenciamos em nossa vida pregressa. Mas é totalmente possível eliminarmos todas as crenças e padrões negativos criados a partir delas. Com isso ficamos livres para deixar que nossos melhores potenciais emerjam e sejamos felizes.

+ SOBRE O ASSUNTO

5 mantras para despertar seus potenciais

Você tem dificuldade em perdoar?
7 principais dúvidas sobre Ho'oponopono

Depoimento: descobri que tartarugas podem

voar - e eu também!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Maria Cristina

É psicóloga e atende em consultório em BH e online, por Skype. Tem amor pela profissão e o desejo constante de auxiliar as pessoas a enfrentar suas crises e a buscar o autoconhecimento. Saiba mais »

contato: mariacristinapsi@yahoo.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS