Carregando pagina

Amor > Relacionamento

Como esquecer um amor do passado?

Foco no presente ajuda a superar o término de relacionamentos

 

Quem nunca se lembrou com um suspiro de alguém que fez parte de seu passado? Quem nunca teve vontade de reencontrar, de saber como anda aquela pessoa e até mesmo reviver aquele antigo amor? Parece normal ter um pé no passado e outro no futuro. Mas será que assim vivemos bem o que nos acontece no presente?

Muitas vezes achamos que temos em nosso coração espaço suficiente para o amor atual e também para aquele amor do qual não queremos nos despedir. Mas por que fazemos isso conosco? E aquelas pessoas que sequer abrem espaço para um novo amor porque ficam presas num relacionamento do passado? Você já pensou nisso?

Há pessoas que vivem com alguém do passado na cabeça porque de fato têm uma expectativa, um sonho sobre a relação que ficou lá atrás. Não abrem mão desse alguém e, assim, vivem alimentando um sonho de reatar o relacionamento no futuro.

Quem vive essa situação não apenas deixa de curtir o agora, como acaba não se entregando para valer a um novo relacionamento. Afinal, viver entre o passado e o presente favorece comparações entre o que foi vivido e o que está acontecendo no momento. Além disso, ocorre uma espécie de negação, que não permite que a pessoa enxergue que o amor terminou, que a pessoa que era tão especial já não nutre os mesmos sentimentos por ela.

Novos objetivos e perspectivas a alcançar

Superar o término de relacionamentos é importante e necessário para seguir com nossas vidas adiante. O processo de desapego da relação passada pode ser fácil para uns e doloroso para outros. Mas, nos dois casos, voltar a viver no presente, dizer adeus a essa relação por mais maravilhosa que ela tenha sido é muito importante.

Se você sente que está preso a um amor antigo, reflita:

  • Será que você não consegue encontrar alguém que lhe satisfaça porque permanece fazendo comparações com esse amor do passado?
  • Será que não está na hora de construir um novo relacionamento, valorizando quem deseja realmente estar ao seu lado?

Se você sente que é preciso se despedir de um amor do passado para que sua vida flua bem no presente ao lado de um novo amor, pense:

  • O que está realmente lhe prendendo a esse amor do passado? Uma vontade de ter tomado outras atitudes? Uma dor muito forte por ter sido traído ou por não ter sido correspondido com a mesma intensidade de amor?
  • Há culpa em você por não ter demonstrado todo amor que sentia pela pessoa ou por não ter se entregado de verdade durante a relação?
  • Você tem clareza de que o que passou não pode ser reatado da mesma maneira? Então, por que se punir e ficar se prendendo e se machucando pelo que não deu certo ao invés de vivenciar o novo e o que tem de melhor a acontecer no seu presente?

Liberte-se do que já passou para viver feliz no presente. Aceitar e entender que tanto você quanto a outra pessoa fizeram o melhor que puderam no passado é importante para você soltar essas correntes que lhe puxam para trás.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Bruna Rafaele

Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio) e Mentora (FGV), atua dando consultas pessoalmente e pela internet. Saiba mais »

contato: contato@brunarafaele.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

Holis é uma empresa do Grupo Personare