Carregando pagina

Você > Gratidão

Comemore cada minuto

Reconheça o valor de tudo que já realizou e celebre suas vitórias

 

"Preciso fazer isso, ficou faltando aquilo. Nossa, esqueci daquilo também!" Parece que estamos sempre em dívida com a vida, correndo atrás do tempo, não é mesmo? Tentamos alcançar o ideal, fazendo o nosso máximo que parece nunca ser suficiente. Mas e o que já foi conquistado e alcançado, não merece igual atenção?

Dependendo de para onde e de como olhamos teremos motivos para comemorar e celebrar ou apenas nos lamentar. E quando focamos no que está ruim, ainda que olhemos para os nossos motivos de celebração, eles parecem ficar sem graça, sem força. Nossas realizações parecem se transformar em meras obrigações.

Fazemos exercícios físicos para manter nosso corpo saudável, estudamos e trabalhamos para manter nosso mental ativo e eficiente. Da mesma forma é possível treinar nossos sentimentos e sensações, para que eles sejam igualmente saudáveis e ativos, fortalecendo-os para a positividade."Fazemos exercícios físicos para manter nosso corpo saudável, estudamos e trabalhamos para manter nosso mental ativo e eficiente. Da mesma forma é possível treinar nossos sentimentos e sensações, para que eles sejam igualmente saudáveis e ativos, fortalecendo-os para a positividade."

Que tal mudar o foco?

Diante de alguma situação de vida, tendemos a olhar primeiro aquilo que está errado, buscando os defeitos e o que está faltando. Como um vício, buscamos permanentemente, ainda que de maneira inconsciente, aquilo que há de ruim. E a cada ponto negativo que encontramos, geramos pequenas sensações dentro de nós que determinam nosso estado, como ansiedade, angústia, desânimo, desmotivação.

Sempre que nos deparamos com uma situação podemos escolher qual foco daremos a ela. Podemos escolher olhar primeiro tudo que já foi conquistado e aprendido, reforçando nossos sentimentos positivos e nossa autoestima. Enxergar defeitos e erros também é importante para crescermos e nos aprimorarmos. Mas é possível aprender a enxergá-los sem transformá-los em peso, pelas lentes da gratidão e do reconhecimento do quanto já caminhamos e crescemos.

Ao comemorar cada passo, valorizar e agradecer desde os pequenos aos maiores prazeres e coisas de nossa vida, criamos e fortalecemos o sentimento positivo. Alimentamos nossa vida com energia positiva para que ela, por sua vez, também nos traga situações nessa qualidade. E ainda que tudo lá fora possa parecer ruir, se o seu sentimento for firme, é possível passar por qualquer situação com mais leveza.

Reconhecimento, gratidão e celebração

Experimente olhar-se no espelho e reconheça tudo que já realizou, inclusive as vitórias pequenas, cotidianas. Aproveite para enxergar o seu valor e parabenizar-se. Ensine a si mesmo o sentimento de ser merecedor e permita-se sentir a gratidão e a alegria, trazendo esses sentimentos de uma maneira bem física para o seu aqui e agora. Dê a você mesmo um presente. Coma algo bem gostoso, faça uma massagem. Busque e sinta o valor dos aniversários e datas especiais, celebrando-as verdadeiramente.

Ser feliz é um exercício de escolha que pode ser praticado a cada momento com o reconhecimento, gratidão e celebração. Comemore a sua vida e ganhe cada vez mais força para os seus próximos passos!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Ceci Akamatsu

Terapeuta acquântica, faz atendimentos presenciais no Rio de Janeiro, em São Paulo e à distância. É a autora do livro Para que o Amor Aconteça, da Coleção Personare.  Saiba mais »

contato: ceciakamatsu@gmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS