Carregando pagina

Beleza > Estética

Chocolate para os cabelos

Substância hidrata, diminui volume e dá brilho aos fios

 

Investir em tratamentos capilares com chocolate é uma boa forma de cuidar da beleza, sem comprometer a silhueta. Rico em nutrientes e ácidos graxos (gordura), o cacau hidrata, diminui o volume e dá mais brilho e flexibilidade aos fios. De acordo com o hairstylist Gilberto Antônio, o chocolate pode ser um aliado no tratamento capilar: "A substância tem um papel importante na restauração da saúde dos cabelos, especialmente os secos e muito volumosos", revela.

O segredo dos produtos e tratamentos feitos à base de chocolate é o baixo nível de PH que contêm. Também chamado de Potencial Hidrogeniônico, este índice é o responsável por manter os cabelos mais bonitos e sedosos. Segundo o especialista, quanto maior o nível de PH, mais chances dos fios ficarem quebradiços e ressecados. Para ter uma ideia, qualquer tratamento químico eleva o PH capilar em torno de 15, enquanto a taxa normal é de 5. "O chocolate ajuda a reverter essa situação, diminuindo o nível de PH dos fios. Isso significa que o produto é responsável por fechar as escamas dos cabelos, deixando-os macios, fortes e hidratados", explica Gilberto.

O tratamento certo para você

Além de tratamentos feitos em salão de beleza, como escovas e hidratações, o chocolate também pode ser encontrado em linhas de shampoos e condicionadores. No entanto, antes de adquirir um desses produtos é fundamental conversar com um cabeleireiro para diagnosticar o tipo ideal para suas madeixas. "Existem cosméticos maravilhosos no mercado, mas que podem não atender as necessidades que suas madeixas possuem. Sem esse cuidado, a pessoa pode não conseguir alcançar o resultado esperado nos fios", alerta Gilberto.

O especialista acredita que o tratamento capilar de chocolate costuma ser muito útil, desde que feitos por profissionais capacitados ou de uma maneira consciente, no caso de quem usa os produtos em casa. O chocolate deixa os fios mais maleáveis, brilhosos e sedosos e esse efeito pode ser percebido imediatamente após o uso. Mas para manter a saúde das madeixas, é importante repetir o tratamento a cada 15 dias. "Cuidar dos cabelos é como regar as plantas para que elas não morram. Precisamos fortalecer os fios com nutrientes para que eles sobrevivam no dia-a-dia", aconselha.

Apesar dos benefícios que o chocolate apresenta, não é recomendável usá-lo em cabelos oleosos ou finos, já que o produto é muito gorduroso e pode aumentar o aspecto seboso dos fios, além de reduzir o volume. "Nesses casos, a pessoa pode investir em tratamentos com shampoos à base de acidez, feitos com limão ou ervas", ensina.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS