Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Chakras revelam qual área da sua vida precisa de atenção

Desarmonia em pontos energéticos do corpo reflete o que você está fazendo de errado

 
Imagem: Bigstockphoto / Arte: Eduardo Gomes

Somos todos feitos de energia. Estudos milenares, hoje em dia comprovados pela ciência (vide livro Teoria dos Chakras, de Hiroshi Motoyama - Editora Pensamento), mostram que todo ser tem diversos pontos energéticos em seu corpo, que "comandam" determinadas partes de nós, trazendo harmonia quando equilibrados, ou desarmonia quando não estão fluindo da maneira adequada. Esses pontos são chamados de Chakras e, para facilitar ainda mais o entendimento, foram selecionados os 7 pontos mais importantes para serem estudados, já que eles regem as questões principais de nosso corpo.

Os 7 Chakras principais do ser humano estão conectados com tudo o que acontece conosco interna e externamente. Eles estão localizados ao longo de nossa espinha dorsal, desde o cóccix até o topo da cabeça, tendo uma forma energética circular que influencia os órgãos e os sistemas de cada região. A intenção principal deste artigo é trazer o entendimento de como funciona cada um deles e como podemos equilibrá-los para levar uma vida mais plena.

Qual área da sua vida está prejudicada?

Cada Chakra possui uma função, uma cor e uma localização. Entender essa base nos trará clareza para saber qual área de nossa vida precisa de atenção, já que a desarmonia de um Chakra é reflexo do que estamos fazendo de errado dentro ou fora de nós."a desarmonia de um Chakra é reflexo do que estamos fazendo de errado dentro ou fora de nós."

E isso tem a ver com nossos pensamentos, nossas ações, nossos resultados pessoais ou profissionais, nossos relacionamentos, nossa forma de enxergar e contribuir com o mundo e qualquer outra função que tenhamos em nossa existência.

+ O que são Chakras?

Os Chakras se desequilibram com os excessos. Se fazemos algo demais ou de menos em nossas vidas, um Chakra vai ser prejudicado. Chamamos isso de energias Yin e Yang, sendo que o Yin é a energia do recesso, do descanso e da não-ação; e o Yang é a energia do excesso, da atividade e da ação. Essa é uma das bases de todos os treinamentos que fazemos na Pandora - Evolução Consciente.

Para facilitar o entendimento, colocamos abaixo as informações principais de cada Chakra, junto com dicas simples para aplicarmos em nosso cotidiano e termos resultados efetivos para melhorar a nossa vida. Acompanhe!

1º - O Chakra de Base

O primeiro Chakra (Chakra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, é responsável pela energização geral do organismo. É o Chakra que nos conecta à terra. Ao mundano. À nossa sobrevivência. E, por isso, é o Chakra Básico. Controla também o sistema gênito-urinário e nossos impulsos mais externos, como fome, sono, vícios e aspectos ligados à saúde. Portanto, se temos um desequilíbrio em alguma dessas áreas, esse é o Chakra que temos de ficar atentos.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos dormindo demais ou de menos, comendo muito ou pouco, com vícios exagerados de qualquer tipo, isso fará com que esse Chakra fique em uma frequência alterada, podendo nos causar problemas como doenças de saúde (gripe, febre, etc.), medo compulsivo, raiva, entre outros sentimentos instintivos negativos.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de simplificação e moderação. Temos a tendência de complexar demais nossa maneira de agir e pensar, fazendo com que sempre estejamos ansiosos ou nervosos com as hipóteses do que pode acontecer com nossa vida. Algumas práticas podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Dormir ou acordar mais cedo
  • 2Mastigar mais vezes cada garfada no alimento
  • 3Beber mais água

Esses são passos iniciais para mantermos a atenção nesse Chakra, mas procure sempre estar atento(a) a qualquer alteração que você tenha em um dos pontos que falamos anteriormente.

2º - O Chakra do Baço

O segundo Chakra (Chakra Esplênico, Sacro ou do Baço), relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse Chakra está enfraquecido, indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando muito energizado, indica excesso de hormônios e sexualidade exacerbada.

Ele também é o Chakra que controla nossos prazeres, muito conectado ao desejo e ao vício. Portanto, é importante observarmos quais são os nossos desejos mais profundos e por que estamos desejando tanto algumas coisas em nossas vidas.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos sempre baseando nossa felicidade em prazeres momentâneos, esse Chakra poderá nos trazer distúrbios fortes de vícios ou de sofrimento por não ter o que queremos, gerando tristeza, apatia, depressão ou até ansiedade por não satisfazermos nossos pequenos desejos do dia a dia.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de moderação e ponderação. Temos a tendência de buscar fora de nós o amor, a felicidade, a paz e qualquer outro benefício para nossas vidas. Algumas práticas podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Ler um livro por prazer
  • 2Cortar um vício (álcool, cigarro, jogos, redes sociais, etc.)
  • 3Controlar alimentação e quantidade de quanto come por dia

Essas são algumas atitudes que nos ajudam a moderar nossos prazeres, para que não busquemos prazer demais ou de menos.

3º - O Chakra do Plexo Solar

O terceiro Chakra localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e os prazeres imediatos. Quando fraco, sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e possibilidade de doenças crônicas. Acredita-se que este seja o ponto no qual a energia divina circula para dentro e para fora do corpo.

Ele também é o Chakra que controla nossas atividades, muito conectado a qualquer tipo de movimento que fazemos, seja pessoal ou profissional. Portanto, é importante observarmos se nossas atividades estão realmente alinhadas com o que queremos para nossas vidas e quais os passos para equilibrá-las.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos trabalhando demais ou de menos, ou então sempre com muitas ou poucas atividades cotidianas, esse Chakra estará desequilibrado e pode gerar doenças mais severas, como surtos de pânico, ansiedade, fobias e outros males conectados com o excesso.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de ponderação e equilíbrio. Temos a tendência de sempre fazer muitas atividades em dias úteis e compensar isso nos finais de semana, seja fazendo pouca atividade ou continuar fazendo em excesso. Algumas práticas podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Organizar tempos para atividades e descansos
  • 2Colocar limites de horário para responder e-mails ou redes sociais
  • 3Gerar mais atividades que estejam conectadas ao que você realmente gosta de fazer

Essas são algumas atividades que podem equilibrar seu terceiro Chakra, sempre com a intenção de ponderar aquilo que é necessário e desnecessário para seu dia a dia.

4º - O Chakra do Coração

O quarto Chakra relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção. Quando ativado, desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Os sentimentos humanos egoístas desaparecem e nasce em si uma canalização do caminho para a consciência. Quando enfraquecido, indica a necessidade de se libertar do ego e se dedicar ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

Ele também é o Chakra que controla nossos relacionamentos, sejam eles amorosos, pessoais ou profissionais. Portanto, é importante observarmos como estão nossas relações e perceber se os contextos delas são hoje destrutivos ou construtivos para nós.

Chakra Cardíaco é estimulado pela maternidade

Chakra Cardíaco é estimulado pela maternidade
Centro de energia do corpo é expandido por amor incondicional das mães

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos sempre em conflitos pessoais e profissionais, sejam eles internos (com nós mesmos) ou externos (com outras pessoas), esse Chakra pode ser afetado e nos causar um excesso de orgulho, ódio e inveja, fazendo com que o foco de nossos relacionamentos seja sempre negativo e nos gere consequentemente um mal constante.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de equilíbrio e compaixão. Temos a tendência de focar em problemas e gerar conflitos em relações, achando que nossos pontos de vista estão sempre mais certos do que dos outros. Algumas práticas podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Elogiar uma pessoa diferente por dia
  • 2Fazer ações e atividades junto com outras pessoas que você goste
  • 3Dar mais presentes ou demonstrações de carinho para pessoas próximas

Essas são algumas práticas que podem harmonizar nossos relacionamentos, mas a intenção principal deste Chakra tem de ser a constante compaixão por todos os seres.

5º - O Chakra da Garganta

O quinto Chakra está ligado à tireoide e aos órgãos respiratórios. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com a expressão e com a voz. Quando desenvolvido, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

Ele também é o Chakra que controla nossa autenticidade e comunicação, seja a conexão que temos com a nossa verdade ou a forma de falarmos e nos mostrarmos para o mundo. Portanto, é importante observarmos se estamos realmente sendo quem queremos ser, e falando como queremos com outras pessoas.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos constantemente contando mentira para os outros ou para nós mesmos, esse Chakra gerará um desequilíbrio em nossa felicidade, podendo gerar grandes frustrações por não estarmos aplicando na prática o que acreditamos e fazer com que tenhamos, inclusive, problemas de comunicação, voz e garganta.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de compaixão e clareza. Temos a tendência de sempre estar criando ilusões e pequenas mentiras, que nos tiram do foco de quem realmente somos. Alguns autodesafios podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Cortar fofocas, lisonjas ou "puxa-saquismos"
  • 2Mandar mensagens de voz nas redes sociais ou ligar para as pessoas para se comunicar
  • 3Cortar palavrões ou palavras negativas que você fala constantemente

Essas são algumas práticas que podem melhorar nossa maneira de atingir o mundo com nossa comunicação, fazendo com que geremos mais harmonia para nós e para os outros.

6º - O Chakra do Terceiro Olho

O sexto Chakra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hindu, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar uma sensibilidade de alto grau. Enfraquecido, aponta para um certo primitivismo de pensamentos ou, no aspecto físico, para tumoração craniana.

Ele também é o Chakra que controla nossa compreensão, seja ela externa ou interna, conectado à maneira como vemos a vida. Portanto, é importante observarmos se estamos compreendendo o que está acontecendo em nossas vidas.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos constantemente indignados com o que acontece conosco, ou então sempre criando conflitos mentais desnecessários, esse Chakra pode causar severos distúrbios psicológicos, como insanidade, esquizofrenia ou qualquer outra doença mental grave.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de clareza e consciência. Temos a tendência de sempre pensar em problemas ou criar hipóteses negativas sobre nossa vida e a vida dos outros. Alguns autodesafios podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Mudar pensamentos negativos por positivos
  • 2Estudar um caminho espiritual (o que for do seu gosto e preferência
  • 3Refletir sobre sua própria missão de vida e aplicá-la em sua vida

Essas são algumas intenções de melhoria de nossos pensamentos, para gerarmos mais consciência para nossa vida. O princípio básico é trocarmos as intenções negativas por positivas.

7º Chakra - O Chakra da Coroa

O sétimo Chakra situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como Chakra da Coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste Chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

Ele também é o Chakra que controla nossa conexão superior, seja ela com nós mesmos ou com um ser Divino maior. Portanto, é importante observarmos se estamos conectados a uma fonte maior em nossas vidas, ou se estamos apenas vivendo um dia após o outro, sem conexão alguma com um propósito.

Desequilíbrio do Chakra

Se estivermos constantemente desconectados de nosso ser ou de um ser superior, este Chakra poderá causar uma falta de propósito muito grande, fazendo com que percamos o sentido da vida, o que causa problemas ainda maiores de violência interna e externa.

Como equilibrá-lo?

O equilíbrio desse Chakra vem de atitudes de consciência e conexão. Temos a tendência de sempre estar somente conectados com o externo e aquilo que fazemos na prática. Alguns autodesafios podem ajudar a melhorar esses aspectos:

  • 1Meditar ou orar ao Divino
  • 2Fazer um serviço de caridade presencial sem divulgar (apenas pela real ajuda altruísta)
  • 3Contemplar situações desafiadoras na vida e pontuar quais os aprendizados profundos em cada uma delas

Essas são algumas intenções de conexão conosco e com o Divino. O principal deste Chakra é criarmos a percepção de que temos de estar cada vez mais conectados com o aqui e agora.

O propósito deste texto era o de gerar uma consciência ainda maior de que somos autores de nossas próprias vidas, destinos e caminhos - e que podemos mudar o foco de tudo isso para o positivo assim que quisermos. Basta colocar em prática pequenas mudanças de atitude, pequenos autodesafios, para que possamos trabalhar em nossas vidas uma constância de paz e harmonia em todos os aspectos.

Agradeço sua intenção amorosa de melhorar e espero ajudar sempre que possível.

Boas práticas!

Curso de Chakras

Se você ficou curioso(a) em como se aprofundar e trabalhar ainda mais os Chakras, convido você a conhecer um curso inteiramente online sobre a Teoria dos Chakras, que pode mudar a sua percepção sobre a vida e gerar mais aprendizado para que você tenha cada dia mais equilíbrio.

Sobre o autor

Sobre o autor

Luck - É Trainer de Alta Performance da Pandora - Evolução Consciente. Estudioso dos caminhos espirituais, é formado em Coaching com Psicologia Positiva. Clique aqui para acessar seu blog ou aqui para o Canal do Youtube.

+ sobre Chakras

Os Chakras menos conhecidos

Posturas de Yoga para equilibrar Chakras

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Pandora - Evolução Consciente

É uma empresa de Treinamentos que inspira as pessoas a encontrarem a sua essência e despertarem o máximo de seu potencial. Saiba mais »

  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS