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Alimentação > Comer Bem

Ceia tradicional e saudável

Saiba escolher o que consumir durante as festas de final de ano

 

Natal e Ano Novo representam uma época de finalizações e de renovação de esperanças. São datas de comemoração, nas quais os alimentos sempre estão presentes, nas tradicionais ceias. Nessas ocasiões, alguns desses alimentos costumam ser consumidos para a sorte, proteção e para o amor. Entenda melhor sobre eles e saiba escolher o seu cardápio durante as festas.

Carnes No Reveillon o costume popular é dar preferência ao carneiro, gado, porco, peixes. Acredita-se que é melhor evitar animais que "ciscam", como as aves, e os caranguejos e siris, pois esses "andam para trás". Peixes podem ser uma boa opção por serem mais leves, numa época que já é farta.

Tais alimentos acima citados são proteínas, se constituem de aminoácidos, nutrientes importantes para o sistema imunológico. Cuidado com excessos tanto no tamanho da porção (uma porção do tamanho da palma da sua mão é suficiente), como nos tipos - ex: misturar peixe, ovo, carnes, etc.

Frutas A romã está associada às paixões e à fecundidade. A árvore era consagrada à Afrodite, deusa da fertilidade. Para os judeus, a romã é um símbolo religioso com profundo significado: no ritual do ano novo, acreditam que o ano que chega sempre será melhor do que aquele que vai embora. Sugiro como uma linda decoração e para ser apreciada, pois é rica em vitamina C, fortalecendo a defesa natural do corpo.

Acredita-se que comer algumas uvas fornece abundância. No Reveillon, alguma pessoas comem três uvas à meia-noite, fazendo um pedido para cada uma delas. Acredite ou não nessa superstição, coma do mesmo jeito, pois uvas fornecem glicose, fibras e água, além de matar bem a vontade de comer um doce...

Cereais e Leguminosas O arroz é um alimento praticamente mundial. Sua cor representa a divindade. O consumo desse alimento ainda simboliza riqueza, abundância e fertilidade. Vem daí o costume de jogar arroz nas noivas. Rico em carboidrato, fornece energia para o corpo e para o cérebro. Outras fontes de carboidratos são: aveia, milho, farinhas, massas, pães e batatas. Para não engordar evite misturar mais de um tipo de carboidrato na mesma refeição.

Quem quer atrair riqueza não pode deixar de consumir lentilha, essa preciosa leguminosa (diferente de "legumes", as leguminosas são feijões, lentilha, soja e grão de bico. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas são como moedas e atraem boa sorte no âmbito financeiro.Aliás, a lentilha é tão rica em fibras solúveis, que devia ser mais consumida no ano inteiro e não somente agora.

Temperos O Louro, proveniente do Mediterrâneo, era símbolo de vitória para atletas e heróis nacionais durante a Roma Antiga. Este hábito perdura até hoje, quando levamos um folha de louro na carteira, como símbolo de boa sorte!

Sugiro como cardápio equilibrado para as festas:

Petiscos:

  • Palitos de cenoura, pepino japonês, palmito e salsão. Cortar esses legumes em tamanho de palitos tipo batata-frita. Colocar em taças. Molho à parte- maionese light misturada com catchup e mostarda e molho shoyu com azeite e gengibre ralado.
  • Frutas secas picadas (damasco, banana passa, maçã, abacaxi, uvas passas e tâmaras) misturadas com nozes, castanhas do pará e amendoins. Colocar em potinhos.

Entrada:

  • Salada caprichada- folhas (alface, rúcula, endívias), palmito, azeitonas pretas, tomate cereja, cubinhos de queijo branco ou de gorgonzola e misturar frutas para quem gosta de agridoce, como abacaxi, manga, carambola.

Prato Principal:

  • Lombo de porco e chester são boas escolhas.

Acompanhamentos:
  • Farofa (pode-se colocar legumes ralados como abobrinha e cenoura), e arroz branco ou com passas.

Sobremesas:

  • Bandeja de frutas e pudim de leite (para deixar mais "magrinho", utilizar versões "desnatada" e "light" dos ingredientes como o leite e leite condensado)

E não esqueça: "consuma com moderação"!

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SOBRE O AUTOR

Amanda Regina

Nutricionista especialista em "Personal Diet" e Nutrição ampliada pela Antroposofia. Atua em consultório, escolas e ensinando pessoas a cozinhar de uma maneira mais saudável. Saiba mais »

contato: amandasregina@gmail.com
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