Carregando pagina

Saúde > Prevenção e Cuidados

Câncer e atendimento humanizado

Psico-Oncologia ajuda paciente a ter mais força e bem-estar

 

Receber um diagnóstico de câncer é um momento difícil de ser encarado. Apesar do momento da confirmação da doença ser o mais impactante, os meses de tratamento também costumam ser vividos sob muito estresse, medo e sobressaltos. No entanto, os pacientes com câncer podem aproveitar esse momento doloroso para fazerem descobertas a respeito de si mesmo e do outro. A Psico-Oncologia ajuda o paciente a buscar uma sensação de plenitude durante o tratamento da doença, além de trazer desenvolvimento pessoal para todos os envolvidos.

Por meio de psicoterapia, técnicas corporais e estratégias expressivas, como desenhos, dança e aquarelas, o paciente pode entrar em contato com a sensação de bem-estar físico e emocional"Por meio de psicoterapia, técnicas corporais e estratégias expressivas, como desenhos, dança e aquarelas, o paciente pode entrar em contato com a sensação de bem-estar físico e emocional"

, além de aumentar sua qualidade de vida e de comunicação. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia, Rita Macieira, o objetivo da terapia é humanizar o atendimento ao paciente com câncer, investir na formação de profissionais e organizar serviços oncológicos que atendam integralmente a quem precisa.

"É importante salientar que a Psico-Oncologia não é uma formação exclusiva para psicólogos, mas está aberta a todos os profissionais que lidam com o câncer, como médicos, enfermeiros e assistentes sociais, por exemplo. Apenas o emprego de técnicas psicológicas são de uso exclusivo de psicólogos e psiquiatras devidamente habilitados", explica a especialista.

Somando forças

Além disso, a fé e os pensamentos positivos podem ser importantes aliados para combater a doença. A especialista acredita que a espiritualidade humana é uma das maiores forças formadoras de sentidos e pode ser um fator determinante em situações de estresse e sofrimento. No entanto, a Psico-Oncologista afirma que muitos pacientes impedem ou adiam o tratamento, gerando sentimentos de culpa e insignificância. Isso pode desencadear depressão e falta de forças para se curar.

"A psicologia é o estudo da alma. Por esse motivo, não podemos esquecer que no tratamento do câncer a força interior e o apoio psicológico e espiritual são fundamentais para eliminar o sofrimento e trazer grandes oportunidades de bem-estar pessoal", lembra a terapeuta.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS