Pesquisar
Loading...

Cabelos coloridos e com brilho

Veja como combater a opacidade dos fios submetidos à tintura

Atualizado em

Louro, castanho, preto, ruivo… Se você gosta de mudar o visual e investe nas tinturas capilares para desfilar com fios diferentes e mais modernos, é importante ter atenção a um problema que atinge quem colore os cabelos: a opacidade. De acordo com o hair designer Mauricio Morelli, as madeixas que sofrem com esse mal costumam ficar desnutridas, frágeis e sem elasticidade e resistência.

“Quando não aplicada corretamente, a tintura resseca e prejudica as cutículas do fio, responsáveis por proteger a parte interna do cabelo e refletir o brilho. Por esse motivo, cabelos opacos possuem cutículas mais finas e dilatadas, deixando os fios desprotegidos internamente. Ou seja, o cabelo tende a ressecar e ficar cada dia mais danificado, além de sofrer com a falta de brilho”, explica Mauricio, que trabalha do Homa Elite Salon, em São Paulo.

Resgatando o brilho

Segundo o especialista, cabelos tingidos que sofrem com a opacidade refletem a falta de cuidado na hora de aplicar a coloração. O hair designer acredita que fios coloridos e opacos geralmente são resultado do uso de produtos de má qualidade, tintas com excesso de amônia, falta de hábito de usar de cremes de reparação e exposição excessiva a produtos químicos.

“A tintura é agressiva à fibra capilar e precisamos ter conhecimento técnico e prático para poder executá-la com o menor grau de sensibilização do fio. O brilho nada mais é que do que a luz refletida em uma superfície lisa e isso só ocorre se as cutículas capilares estiverem seladas. Cabelos tingidos precisam de produtos desenvolvidos para fios com química, como shampoo, condicionador, máscaras ou cremes de tratamento profundo”, ensina o hair design.

De acordo com o especialista, caso a fibra esteja muito sensibilizada, é importante fazer uma cauterização capilar para reconstruir o fio e selar as cutículas do cabelo, preservando os pigmentos por mais tempo. Já uma hidratação semanal repõe a umidade e os nutrientes, ajudando a manter as madeixas com um visual saudável.

Produtos na medida certa

Na hora de escolher os produtos certos para seu tipo de cabelo, o especialista dá a dica: passe os dedos sobre um fio de cabelo, do comprimento para as pontas, e analise a fibra capilar. Estique o fio e confira a elasticidade e resistência do cabelo. Depois disso, é só escolher entre os produtos abaixo:

  • Cabelos sem elasticidade: produtos de reconstrução capilar, para reparar o ressecamento.
  • Cabelos Quebradiços: produtos que ofereçam mais força e nutrição
  • Cabelos coloridos: produtos para cabelos quimicamente tratados, que ofereçam mais nutrição.
  • Cabelos rebeldes: produtos com poder hidratante e controle de volume.
  • Cabelos finos e sem volume: cremes sem enxágue, que dão volume

Depois de resgatar o brilho dos fios, é importante investir na prevenção. Segundo o especialista, os cabelos só voltam a ficar opacos se não forem protegidos e cuidados.

“É importante usar cremes termoprotetores para exposição a altas temperaturas, como secador e chapinha, e sempre que se submeter a algum procedimento químico fazer uma hidratação para repor os nutrientes que os fios perderam. Também é possível usar leave-in ou cremes sem enxágue para reparar a fibra no dia a dia. Além disso, banhos quentes e demorados são extremante agressivos aos cabelos. A água em alta temperatura retira toda a oleosidade natural da fibra, deixando-a desprotegida contra agressões externas e retirando toda sedosidade das madeixas”, avalia.

Personare

Personare

A equipe Personare é formada por pessoas que estão em processo constante de conhecimento sobre si mesmas, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Compartilhamos aqui conteúdos apurados junto aos nossos mais de 100 especialistas em diferentes áreas holísticas, como Astrologia, Tarot, Numerologia e Terapias.

Saiba mais sobre mim