Carregando pagina

Família > Filhos

Brinquedos ajudam na educação

Toy Story 3 mostra a importância de valorizar a hora de brincar

 

Sucesso de bilheteria, o filme Toy Story 3 já teve mais de um milhão de espectadores em todo Brasil. E as aventuras do boneco Woody e seus amigos deixam uma mensagem clara: as crianças devem aprender o valor das coisas que possuem. Mas como ensinar essa lição? De acordo com a fisioterapeuta materno-infantil e professora de shantala, Denise Gurgel, o ideal é que os pequenos entendam que ganhar um brinquedo deve ser algo merecido e muito desejado.

No entanto, vale lembrar que os responsáveis pela educação da criança não devem estimular as relações de troca ao presenteá-las, oferecendo brinquedos como uma recompensa por bom comportamento, por exemplo. "Eles precisam aprender a planejar desde novinhos para obter o que desejam. Seja economizando o dinheiro da mesada ou esperando pelo aniversário para pedir o presente que tanto querem", explica a especialista.

Na terceira sequência de Toy Story outro fator de destaque é a metáfora feita com o lixo. No filme, é o destino certo para os brinquedos que não servem mais. A psicoterapeuta Karin Fromm acredita que essa decisão não contribui com a sustentabilidade ambiental. Na opinião da especialista, a maneira mais correta de ensinar as crianças a se desfazerem de um brinquedo é por meio da doação. "É interessante que os pais levem os filhos a orfanatos ou escolas. Perceber a felicidade de outra criança ao receber seu brinquedo, faz o pequeno se sentir útil e generoso", lembra Karin.

Os brinquedos ainda podem trazer uma série de benefícios para as crianças. Para estimular a imaginação e criatividade as melhores brincadeiras são as de casinha, com bonecos e até mesmo as de contar histórias. Já o estímulo da sociabilidade vem por meio dos jogos infantis. "Ao manipular um objeto, a criança estimula o desenvolvimento e a coordenação motora. Se chamar um colega para participar da brincadeira, melhor ainda. Eles aprenderão a respeitar regras e o aprendizado fica mais rico", acredita Denise.

Imagem: Divulgação Toy Story - Disney

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas. Saiba mais »

contato: conteudo@personare.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS