Carregando pagina

Família > Relações Familiares

Brincadeiras de festa junina

Veja ideias de atividades e decoração para fazer entre pais e filhos

 

Grande parte da minha família é do nordeste e a cidade dos meus pais (Mossoró - RN) se tornou hoje referência em festa junina. Mas seja ela junina ou até mesmo "julina" o fato é que participar desse evento é uma delícia! Eu tenho deliciosas lembranças das festas na minha escola. Os ensaios para a dança do grande dia, escolher a roupa, comprar a maçã do amor mais gordinha no dia da festa e, o melhor, ter os meus pais ao meu lado.

Meu pai nunca foi muito participativo nos eventos da escola, mas na festa junina ele sempre estava presente. Tenho algumas fotos guardadas desses anos com toda a família, nas quais uma menina aparece vestida de caipira, outra de noivinha... São lembranças como essa que guardamos na memória, afinal toda criança adora festa e adora ficar com a família.

Através das brincadeiras tradicionais dessas festas, eu compartilhava com os meus pais o brincar e juntos compartilhávamos as nossas vidas. A Sociedade Brasileira de Pediatria solicitou recentemente um estudo ao Instituto de Pesquisas Datafolha. Eles ouviram 1.525 crianças, de 4 a 10 anos, de 131 municípios. A pergunta para os pequenos era simples: "o que os faziam felizes?". Nas respostas surgiram coisas simples, como estar com pais e avós, brincar com os amigos e praticar esportes.

Mas veja só como a presença dos pais é importante: 87% das crianças sinalizou que é essencial ficar perto da mãe, enquanto 78% dos pequenos citaram a importância da presença do pai. E o que mais entristece as crianças é ficar longe deles, 71% disseram que ficam muito tristes quando distantes dos pais.

Interação com a família

Quis citar essa pesquisa para que você que é mãe, pai, avó(ô) e tio(a) perceba como a sua presença é importante para esse pequenino que está a sua volta. Por isso, aproveite todos os momentos que marcam a vida dele, seja o dia das mães, dos pais ou até mesmo a festa junina da escola.

É a interação com você que deixa o seu filhote feliz. Por isso, participe com sua criança de brincadeiras típicas da festa juninas, como a pescaria ou o lançamento no jogo de derrubar as latas. Esteja por perto também na hora da dança caipira do seu pimpolho.

É esse amparo desde a primeira infância que transmite à criança conhecimentos e valores. Quando o pequeno não encontra esse apoio na família, ele se apega ao que lhe parece mais atraente naquele momento. Qual referência você quer deixar para o seu filho?

Se a festa junina do seu pequeno já passou, sempre é tempo de fazer tudo novo. Que tal organizar uma festa para toda a família? Chame os avós, tios, primos e amigos e organize a festa com o seu filhote. Veja abaixo algumas coisas simples para deixar a sua festa junina ou julina ainda mais animada!

Invista na decoração

  • Faça bandeirinhas com papel de seda. Use um barbante para prendê-las e espalhe as tirinhas pela casa.
  • Faça um espantalho para enfeitar sua festa. Pegue aquela camisa xadrez, a calça que não serve mais e encha com jornal dobrado. Garanto que o homem de palha divertirá a criançada!

Brincadeiras que divertem

  • Arremesso em latas: encape latas vazias de molho de tomate com papel camurça, mas tenha o cuidado de retirar as rebarbas para ninguém se machucar. Faça uma pirâmide de latas e também uma marcação de distância para o arremesso. Ah, a bola pode ser uma comum pequeninha, ou uma bola de meia.
  • Jogo das argolas: encha com água algumas garrafas plásticas de refrigerante e deixe-as a um palmo de distância uma das outras. Faça uma linha de arremesso e o participante que acertar mais argolas dentro das garrafas será o ganhador.

Curiosidade

A festa junina veio para o Brasil pelos portugueses, que comemoravam o dia do nascimento de São João Batista, desde o século IV. Depois, foi incorporada à comemoração os dias de Santo Antônio e São Pedro, e hoje as festas juninas são mais ligadas à tradição no norte e nordeste do nosso país.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Denise Gurgel

Fisioterapeuta materno infantil, especialista em Shantala, consultora do sono e de desenvolvimento motor dos pequenos. Atende em São Paulo e no Rio de Janeiro. Saiba mais »

contato: contato@cursoshantala.com.br
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS