Carregando pagina

Você > Desenvolvimento Pessoal

Beleza sustentável é fundamental

Especialistas debatem sobre beleza mental, emocional e até financeira

 

Beleza é fundamental! Frase comum e batida. Mas o que seria beleza nos dias de hoje? Para responder a esta questão de uma maneira abrangente, recorremos ao termo Beleza Sustentável. No mês da mulher, aconteceu em São Paulo o Primeiro Evento Mundial de Desenvolvimento Integral do Ser para a Sustentabilidade ? Beleza Sustentável 2010. Baseado no conceito de Ser Sustentável elaborado pela jornalista Graça Lara, o evento reuniu 14 especialistas brasileiros capazes de desenvolver o tema nas áreas da beleza mental, emocional, física, financeira e espiritual.

Graça Lara - mestre em Saúde Pública com MBA internacional em Gestão Ambiental e que atua há treze anos na área da sustentabilidade - afirma que o Ser Sustentável é aquele espiritualmente consciente, mentalmente alerta, emocionalmente equilibrado, fisicamente saudável e financeiramente próspero.

De acordo com o conceito de Ser Sustentável, para desenvolver o tema de Beleza Espiritual, o evento contou com a presença da Monja Cohen, falando das possibilidades de encontro com nosso "belo" interior; de Rosana Beni, que apresentou os aspectos espirituais do amor, do perdão e da gratidão, como os verdadeiros alicerces do sucesso; e de Fátima Caldas, que explanou de que forma o conhecimento do eneagrama contribui para a ampliação da consciência individual.

O médico Alexander Azevedo contribuiu para a discussão do tema Beleza Mental, apresentando os alimentos mais indicados para o consumo quando almejamos um bom funcionamento da mente. O mestre de yoga De Rose falou sobre a hiperconsciência, a expansão da mente em busca da consciência integral do ser no equilíbrio entre mente e corpo.

Em Beleza Emocional, o evento trouxe Aldo Novak, apresentando atitudes básicas que refletem na beleza sustentável do ser; Rosana Braga, falando da identificação e do encontro com o amor; e Marco Antonio Tomaso, explanando sobre a subjetividade do conceito de beleza e a importância do amor próprio e da auto-aceitação.

Para tratar de Beleza Física, Nuno Cobra mostrou de que forma os exercícios físicos interferem positivamente em nosso corpo e afetam as relações pessoais e profissionais. Maurício Rocha mostrou como a imagem pessoal, baseada em nossas características físicas, buscam significados próprios através das formas, cores e linguagens. E, por fim, Carla Sallet falou do quanto é importante se identificar as mudanças internas necessárias quando se pensa em fazer uma plástica, para que o resultado seja realmente o desejado.

E até mesmo a Beleza Financeira não pôde faltar! Glória Pereira traçou um paralelo entre a energia do dinheiro e os chakras humanos, com objetivo de se alcançar resultados financeiros positivos; Juliana Garçon falou de investimento e sucesso financeiro; e Gustavo Cerbasi encerrou o evento discutindo a importância de uma relação saudável entre tempo e dinheiro.

A seguir, Graça Lara nos fala um pouco sobre a ideia original do evento e faz um balanço dos resultados alcançados.

Revista Personare:

Como e quando surgiu a ideia do evento?

Graça:

Boa parte da população já conhece o que significa ser uma empresa sustentável, que é aquela ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa. Mas poucas ou raras são as pessoas que conhecem o conceito de Ser Sustentável que é aquele capaz de evoluir de forma equilibrada a longo prazo. A partir deste cenário, iniciei um processo de estudos que durou quatro anos, com objetivo de reunir as principais informações em relação à melhoria da qualidade de vida das pessoas com os melhores resultados nos cinco pilares: mental, emocional. espiritual, físico e financeiro.

Revista Personare:

De que maneira você pensa que a sustentabilidade do ser influi em uma sociedade sustentável?

Graça:

A mudança de comportamento que a Terra necessita para frear as mudanças climáticas e principalmente preservar os recursos naturais e melhores condições de vida para as comunidades mais pobres começa dentro de cada um de nós. Para respeitar tais necessidades é preciso primeiramente que cada pessoa se respeite e tenha entendimento sobre ela mesma em diversos aspectos de sua vida. Portanto para que as empresas, instituições e ONGs, por exemplo, sejam cada vez mais sustentáveis, é imprescindível que cada Ser se torne também sustentável, ou seja, que tenha mais equilíbrio sobre suas próprias decisões e pensamentos.

Revista Personare:

Qual o balanço que você faz sobre o amadurecimento do brasileiro em relação à sustentabilidade?

Graça:

Em relação à sustentabilidade do Ser, considerando em especial as pessoas que vivem nas grandes cidades, percebemos que muitas acostumaram a buscar resultados positivos somente na área financeira, enquanto outros aspectos importantes para a qualidade de vida foram deixados de lado. E o caminho para se chegar à sua própria sustentabilidade foi esquecido. Portanto, o objetivo final do evento Beleza Sustentável é apresentar ensinamentos sobre a vida humana que trarão mais equilíbrio nos cinco pilares de nossas vidas: Mental, Emocional. Espiritual, Fisica e Financeira.

Revista Personare:

Quais são as perspectivas de levar o evento para outras regiões do país?

Graça:

A primeira edição do evento, que abordou o conceito inédito do Ser Sustentável, atingiu nossas expectativas. Mais de 30 empresas comprometidas com a sustentabilidade do Ser e do Planeta estiveram presentes. Ainda este ano, a segunda edição do evento Beleza Sustentável ocorrerá no Rio de Janeiro nos dias 17 e 18 de novembro. Para o próximo ano as expectativas são ótimas: Belo Horizonte (MG) e São Paulo são as próximas capitais brasileiras que devem receber o evento.

O momento é de cuidado e preservação do planeta! Graça Lara nos mostra que a sustentabilidade não é só o conceito mais importante no campo dos negócios, mas que a verdadeira contribuição individual está baseada num amplo conceito de Ser Sustentável e abre esta discussão tão relevante! Hoje , mais do que nunca, beleza é fundamental!

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Katia Leite

Com formação universitária em Naturologia, dedica-se a atendimentos individuais e em grupo em São Paulo. Busca nos elementos da natureza os instrumentos que ajudam a manter e recuperar a saúde. Saiba mais »

contato: katiaaj@hotmail.com
  • e-mail
  • Imprimir
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS