PUBLICIDADE

Você > Autoconhecimento

Aumente o bem-estar em sua rotina diária

Seis dicas para organizar a vida pessoal e ter mais tempo para você

Por: Carla Panisset

 

Todas nós, mulheres, temos os nossos "ralos de tempo". São aquelas atividades ou hábitos por onde nosso tempo se esvai, sem que tenhamos muita ideia "de como". Quem não conhece pessoas que vivem reclamando que não fazem as coisas que deveriam fazer porque não encontram tempo? Algumas de nós vivem cansadas, correndo, ansiosas e insatisfeitas, como se o tempo escorresse entre nossos dedos. A consequência de não sabermos com o que estamos gastando grande parte do nosso tempo é viver com a sensação de total falta de controle sobre nós mesmas e sobre nossa vida.

Reflita sobre o que lhe dá prazer e comece a criar um espaço diário para aumentar o bem-estar na sua rotina. Para criarmos novos hábitos mais saudáveis, precisamos de um "empurrão" inicial, que esse planejamento irá proporcionar. Faça um compromisso com você mesma, para fazer aflorar sua feminilidade em cinco dimensões: instinto, intuição, criatividade, inquietude, sensibilidade.

Mulheres sensíveis e intuitivas escutam mais os seus instintos e podem usar a criatividade a seu favor na hora de montar esse planejamento. O primeiro passo é priorizar o que é realmente essencial. Seja inquieta e inove!

Se você não consegue se priorizar porque já tem atividades demais, aqui vão algumas decisões simples que podem ajudá-la a escapar dessa ciranda:

  • 1Abra seus e-mails apenas duas vezes por dia, a salvo quando estiver aguardando algo urgente.
  • 2Organize-se para chegar no mínimo quinze minutos antes de qualquer compromisso, assim você ganha tempo para contornar imprevistos de última hora e ainda chega tranquila, com sua roupa muito bem passada e seca.
  • 3Estipule para você um horário durante o dia em que irá retornar todas as ligações; caso sejam demoradas, combine com a pessoa um horário conveniente para ambos.
  • 4Defina quais sites ou jornais e revistas irá ler e quais programas de TV irá ver por semana, para não se perder com tantas informações.
  • 5Peça ajuda para amigas e parentes e divida suas tarefas, propondo uma espécie de revezamento. Por exemplo, cada um pega as crianças na escola ou nas aulas de inglês duas vezes por semana.
  • 6Se você possui uma assistente em casa, treine-a e dê autonomia para que ela faça pequenos serviços, inclusive de rua, ligue para pessoas para passar recados ou agende entregas/retiradas na sua casa. Faça compras pelos sites e agende a entrega para o dia em que ela está presente.

O coach americano Timothy Gallwey nos explica que substituir hábitos por outros melhores e mais saudáveis é mais fácil do que apenas tentar abandonar hábitos que não estão nos conduzindo aos nossos verdadeiros objetivos. As principais perguntas que você deveria se fazer agora são:

  • De 1 a 10, o quanto estou comprometida comigo mesma?
  • A partir de qual data terei mais tempo para o que é realmente essencial em minha vida?

Estipule um prazo para iniciar sua mudança e compartilhe seu planejamento com uma amiga ou familiar de confiança, que possa dar aquele apoio ou estímulo extra nos dias em que o velho padrão teimar em surgir novamente.

E aprenda a se desapegar da fantasia de que "se eu não fizer, não ficará bom". Apenas pessoas que não sabem ou não querem se dedicar a formar outras pessoas é que acabam sobrecarregadas por essa crença.

Mãos à obra, faça da sua vida sua "tela" pessoal e use suas cores, intuição e criatividade para pintá-la e ser feliz - do seu jeito.

Esta matéria foi útil para você?

SOBRE O AUTOR

Carla Panisset

É Coach e Instrutora de Treinamentos pela Scala Coach. Já orientou mais de 400 pessoas para aperfeiçoamento de liderança pessoal, apresentações profissionais, comunicação e relacionamento na empresa. Saiba mais »

contato: carla@scalacoach.com.br
  • e-mail
  • Imprimir

MATÉRIAS RELACIONADAS

E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA NOSSA NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS

NEWSLETTER

GRATIS
minimize close
E-mail para receber matérias da Revista

RECEBA A NEWSLETTER

NOVAS MATÉRIAS A CADA 15 DIAS